Wellen Barros
  • Feminino
  • Niterói, Rio de Janeiro
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar
  • Mensagens de blog
  • Tópicos
  • Eventos
  • Grupos (1)
  • Fotos
  • Álbuns de Fotos
  • Vídeos (1)

Grupos de Wellen Barros

Presentes recebidos

Presente

Wellen Barros ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Cultura do Encontro

Informações do Perfil

Profissão
Cantora Lírica

Cultura do Encontro

 

Giuseppe Verdi - ( Joseph – Fortunin – François – certidão de nascimento em francês pois o ducado pertencia à França ) nasceu à  9 de Outubro de 1813 em Le Roncole (ducado de Parma) filho de um estalajadeiro chamado Carlo Verdi e de  sua esposa ,Luigia Uttini. Morreu em 27 de Janeiro, de 1901 em Milão.

Recebe educação elementar e aos seis ou sete anos, Verdi ajudava seus pais no balcão do albergue que também funcionava como armazém da aldeia, vendendo farinha, toucinho, café, açúcar, temperos, sal e tabaco.

Seu primeiro contato com a música foi através de um rabequista ou tocador de realejo, que ao passar pela porta do albergue de seus pais, conquistava a atenção daquele menino quieto e reservado, mas já com fascínio por música.

O pai de Verdi, apesar de ser um homem simples, percebeu a inclinação do filho e comprou- lhe  uma velha espineta . O instrumento está hoje no museu do Teatro Scala de Milão. Mais tarde, não hesitou em contratar para o filho um professor de música , o organista da Igreja local.

Verdi teve dois casamentos felizes : o primeiro, com Margherita Barezzi filha de seu amigo e benfeitor Antonio Barezzi. Com Margherita teve dois filhos , Virginia e Icilio Romano.

Anos depois, já viúvo, conheceu a famosa Soprano Giuseppina Streponi (para quem escreveu a personagem Abigaille da ópera Nabucco) com quem permaneceu até a morte.

Com a perda dos dois filhos ainda crianças ( de seu casamento com Marguerita Barezzi, sua grande incentivadora e cúmplice para todos os momentos,) Verdi sofreu muito.

Com o passar do tempo, ficou conhecido como organista oficial e Maestro da pequena cidade de Busseto, mas foi através do convite de Pietro Massini, que Verdi teve , pode-se assim dizer, a primeira oportunidade para mostrar seu grande talento.

O Diretor do teatro Filodramático de Milão  encomendou uma ópera para aquele Teatro, com libreto de Antonio Piazza e Temistocle Solera, que Verdi transformou em “Oberto Conte di San Bonifacio”.

 A estréia da ópera não foi um grande sucesso, mas foi o suficiente para render-lhe em seguida novo convite para compor outra ópera.

 ”Oberto Conte di San Bonifácio” serviu como uma espécie de “cartão de visita” para o mundo tão sonhado por aquele jovem camponês,  que  precisava  apenas de uma chance para mostrar do que era capaz.

A trama de “Oberto” é em dois atos e se  passa no ano de 1228.

 Leonora, filha de Oberto, conde de San Bonifácio amava Riccardo que ,no início  da ópera, fugiu para um estado vizinho e estava para se casar com Cuniza, irmã do potentado local.

 Leonora chega no dia das bodas, buscando vingar-se do homem que a tratou com tanta crueldade, e é seguida pelo pai, Oberto, o qual, apesar de a princípio renegar a filha, a perdoa quando ela  diz que agora odeia Riccardo.

 Eles informam Cuniza sobre a verdadeira natureza do homem com quem  pretendia  se casar e esta por sua vez confronta Riccardo, que admite sua vergonha .

 Leonora descobre que ainda o ama e Oberto desafia Riccardo para um duelo em que ele próprio, Oberto, morre. Riccardo,  atormentado , foge do país e a ópera termina com Leonora desesperada por ter perdido o pai e o homem que ama.

Verdi inicia suas obras com a característica dramática onde a força da família sempre será destaque .

Relacionamento pai – filha, impossibilidade da felicidade terrena, questionamentos sobre o deslumbramento do poder, patriotismo, ajuda aos menos favorecidos, temor a Deus.

Atingir o entendimento sobre a pequenez humana seria um caminho prematuramente alcançado por Verdi através da sua apurada sensibilidade ?

A trajetória de Verdi sempre foi marcada por grandes sacrifícios e até mesmo por tragédias pessoais.

 Logo depois de “Oberto”, o empresário e amigo Bartolomeo Merelli lhe encomendou uma ópera cômica para  a sua próxima temporada e quando a vida profissional parecia despontar, em meio a tantos problemas pessoais , morre sua esposa Margherita Barezzi de apenas 27 anos , da  mesma idade que ele.

 Verdi se desiludiu da música. Esta sua segunda ópera não agradou e, com a destruição da própria família ,esse jovem pacato sonhador não encontrava mais sentido para dar prosseguimento ao seu sonho.

Era a fase de sombra na vida desse porta-voz musical da humanidade.

Em meio a tanta dor e quando  não encontrava  mais sentido na própria vida devido à tragédia familiar, surge a proposta do empresário do La Scala – Bartolomeo Merelli, que encomenda  uma ópera dentro de um libretto chamo Il Porscritto.

Foram momentos como esse de total solidão, que o compositor encontra eco na Bìblia. Ali estava a grande oportunidade reservada para Verdi depois de tanto sofrimento.

Ao  ler aquele libreto, uma frase lhe chamou atenção: - ” Vai pensamento, repousa sobre montes e colinas....”  Havia  uma espécie de paráfrase da Bíblia naqueles escritos!

 A Bíblia era uma leitura habitual para Verdi que gostava de questionar o livre arbítrio do homem  diante dos desígnios divinos.  Nascia “Nabucco ”, ópera em quatro atos cada qual contendo um subtítulo e uma breve citação ou paráfrase do Livro de Jeremias, à guisa de prefácio.

 A história ocorre no ano 586 a.C., no Templo de Salomão, em Jerusalém e na Babilônia , com argumento do ballet Nabucodonosr de Antonio Cortesi e o libreto de Solera .

Os hebreus foram derrotados pelo imperador babilônico Nabucodonosor, mas o profeta e líder hebreu Zaccarias capturou a filha de Nabucco, Fenena, que está apaixonada por um jovem oficial hebreu, Ismaele.

A outra filha de Nabucco , Abigaille, ajuda o pai a invadir e a profanar o templo sagrado dos judeus em Jerusalém, porém mais tarde  se volta contra Nabucco, ao descobrir que é apenas sua filha adotiva, tendo sido originalmente escrava. Quando Nabucco blasfema, é atingido por Jeová e perde a razão, sendo feito prisioneiro por Abigaille, que lhe toma a coroa . Somente quando suplica a Jeová , Nabucco recobra o senso, a tempo de salvar Fenena da execução.

 Abigaille arrependida , se envenena e antes de morrer implora o perdão de Jeová, o Deus dos judeus.

Com seu último suspiro,  abençoa a união de Fenena e Ismaele.

A música escrita por Verdi para o coro que narra justamente o lamento dos escravos judeus às margens do Eufrates, fez com que os italianos se identificassem com essa dor,  que eles italianos , sentiam também por estarem sob domínio austríaco - a dor dos judeus na Bíblia  era uma espécie de auto- retrato que Verdi fazia da sua dor pessoal, da sua dor como patriota.

 Nabucco funciona para Verdi , como uma espécie de superação através da música,-  dos sentimentos de dor pela  perda de seus entes queridos , da sua frustração como compositor pelo fracasso de sua última ópera e de um total vazio que tomou conta de sua alma.

Naquela história, estavam  intrínsecos os contrastes que habitam o universo de todos nós,  seres humanos -  a ira de uns e o pranto de outros, a violência opondo-se à oração de quem crê na unidade dos corações.

Sem nenhuma pretensão , após o grande sucesso de Nabucco,  Verdi faz nascer não de forma oficial, aquilo que os italianos chamam de Risorgimento, - um movimento para uma Itália livre, porém unida.

Podemos dizer que Verdi começa de modo sutil uma grande revolução , não apenas em seu país, mas no coração dos apreciadores das suas obras,  porque não teme qualquer comprometimento , mas um significado para a sua própria existência.

Verdi foi mais  além de um simples compromisso  -  comprometeu-se com seu País, fazendo da sua música um instrumento de serviço, sendo grato a quem  acreditou em seu talento - seu benfeitor Antônio Barezzi,  que lhe deu seu primeiro piano.

Depois que fez fortuna, Verdi mandou aterrar todos os pântanos em torno de sua fazenda de Sant’ Ágata, construindo um sistema de irrigação que favoreceu não só suas próprias terras, mas também a de todos os pequenos proprietários ao redor .

 Introduziu na região o plantio de uva, diversificando as atividades agrícolas locais,fazendo surgir ali um vinho que é produzido até hoje. Mandou construir, em 1888, o hospital de Villanova d’Arda, para os camponeses da região, além de um asilo para velhos e inválidos em 1888/1900, com projeto do arquiteto Camillo Boito, irmão do poeta Arrigo Boito, num terreno perto da Porta Magenta de Milão,-  a Casa di Riposo pei Musicistti, à qual legou seus direitos autorais . Este Asilo funciona até hoje, abrigando cantores e músicos idosos e sem recursos.

Para compreender a Obra de Verdi é necessário despir-se de toda e qualquer prepotência musical e  literária. Para compreender Verdi é importante resgatar pequenos valores de patriotismo, amizade, gratidão, família e religiosidade , o que  não significa pertencer a uma determinada religião.

Para entender Verdi -  sobretudo, - faz-se necessário abandonar a arrogância para desmistificar o próprio ego  e assim então,  penetrar no universo da música.

 

 

Referências Bibliográficas :

Coelho, Lauro Machado. História da Ópera – A Ópera Romântica Italiana  Editora Perspectiva S. A. – São Paulo - 2002

Osborne, Charles. Verdi vida e ópera   Jorge Zahar Editor  Rio de Janeiro – 1987

 

 Wellen  Barros

Cantora Lírica do T.M.R.J.

Vídeos de Wellen Barros

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Caixa de Recados (1 comentário)

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Às 9:00 em 13 agosto 2014, FRANK KWABENA disse...

Good Day,

How is everything with you, I picked interest on you after going through your short profile and deemed it necessary to write you immediately. I have something very vital to disclose to you, but I found it difficult to express myself here, since it's a public site.Could you please get back to me on:( mr.frankkwabena000@yahoo.co.th ) for the full details.

Have a nice day

Thanks God bless.

Mr Frank.

 
 
 

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço