SOBRE ESTA SUÍTE ICONOCLASTA
Folheando ao acaso um velho Larousse , um verbete, “Rio de Janeiro”, chamou-me atenção. Informam ali os doutos enciclopedistas, sobre a festinha relâmpago que o pirata Duguay-Trouin armou por aqui no século XVIII, única e conspícua referência histórica entre meia dúzia de informações inúteis sobre a muy leal e heróica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Oswaldianamente degluti o insulto e, página arrancada, fiz as devidas intervenções.
Percebi então que o corsário francês era apenas o hors-d’oeuvre do menu que, de A a Z, ofereciam-me as páginas amareladas, venerando e pletórico relicário resultante do esforço acumulado por gerações de filósofos, engenheiros, homens de ciência , enfim, la créme de la créme, verdadeira plêiade de sábios do velho mundo.
Para a segunda série da mostra tomei emprestado o título de um antigo tratado de anatomia do século XVI, o Humani Corporis Fabrica de Vesalius.
Aqui órgãos e vísceras foram retirados de outra enciclopédia –a Mirador – e, após um árduo trabalho de reengenharia, próteses e transplantes foram relocados em suas novas funções.
Caracteriza-se a série portanto, pela prevalência do fato estético sobre o científico, sobrepondo-se a arte a todo este acervo que constitui as enciclopédias, transfigurando e subvertendo seu conteúdo.
Irresponsável , irreverente e anarquizante ela, a arte, carnavaliza tudo.
Hélio Jesuíno, março de 2009
Blog de Helio jesuino de albuquerque
Filmaço, gostei imensamente. Apesar da complexidade da história a narração flui escorreita, escorada num roteiro super bem amarrado.
Parabéns à Julia e a toda equipe.
Hélio Jesuíno.
Postado em 12 novembro 2009 às 13:58 — 1 Comentário
Filmaço, gostei imensamente. Apesar da complexidade da história a narração flui escorreita, escorada num roteiro super bem amarrado.
Parabéns à Julia e a toda equipe.
Hélio Jesuíno.
Postado em 12 novembro 2009 às 13:58
Caixa de Recados (4 comentários)
Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!
Entrar em Portal Luis Nassif
Abração, Theo
Parabéns!
Abraços.
Abs, Theo
Sou jornalista, e criei o grupo "La Pátria Grande", nesta comunidade, para trocarmos idéias sobre Cultura em geral, política, viagens e tudo que se relacione aos países da nossa América Latina. Caso compartilhe desses interesses, convido-o a participar. Um abraço.