Portal Luis Nassif

jairo severiano
  • Masculino
  • rio de janeiro, rs
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Jairo severiano

  • Laura Macedo

Presentes recebidos

Presente

jairo severiano ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de jairo severiano

Últimas atividades

jairo severiano comentou a postagem no blog UM FLA-FLU DIFERENTE de jairo severiano
"Muito grato também por esse elogio, Laura. Na verdade, pretendo republicar aqui alguns dos textos que postei no Face. Ganhei de uma amiga esse excelente trabalho do Omar Jubran sobre a obra do Ary Barroso. Que ele prossiga…"
18 Abr, 2015
jairo severiano comentou a postagem no blog UM SERESTEIRO PRECOCE de jairo severiano
"Muito grato, Laura, pelo elogio e a postagem da valsa "Se eu pudesse um dia", que pelo número da matriz é a primeira gravação do Nelson na Victor."
18 Abr, 2015
Laura Macedo comentou a postagem no blog UM SERESTEIRO PRECOCE de jairo severiano
"Amigo Jairo, Deliciosa narrativa. Adoro histórias de bastidores relacionadas aos nossos artistas na MPB. “Se eu pudesse um dia” (Orlando Monello/Osvaldo França) # Nelson Gonçalves. Disco Victor (34807-A), 1941.…"
18 Abr, 2015
Laura Macedo comentou a postagem no blog UM FLA-FLU DIFERENTE de jairo severiano
"Amigo Jairo, Lembro que este post foi super comentado lá no Facebook. Adquiri recentemente: Ary Barroso - Brasil Brasileiro / 20 CDs / 316 gravações / 1928/2006, do pesquisador e estudioso da MPB - Omar Jubran. Ano de…"
17 Abr, 2015
jairo severiano comentou a postagem no blog Documentário sobre José Barbosa da Silva - Sinhô de Laura Macedo
"Maravilha, amiga Laura. É uma honra para mim e para o Ary (que já não está mais aqui) termos nossa participação nesse documentário sobre Sinhô registrada em seu blog. Muitíssimo grato."
17 Abr, 2015
Posts no blog por jairo severiano

UM SERESTEIRO PRECOCE

Nelson Gonçalves é o único grande cantor popular brasileiro a ter na infância, digamos, seu canto remunerado. Batizado como Antônio Gonçalves Sobral, Nico, como era chamado, começou a ser explorado pelos pais, os portugueses Manoel e Libânia, aos oito, nove anos, quando era levado a cantar nas feiras livres paulistanas…Ver mais...
15 Abr, 2015
Posts no blog por jairo severiano

UM FLA-FLU DIFERENTE

Ary Barroso, um inveterado flamenguista, foi tricolor antes de ser rubro-negro. Isso até abril de 1929, quando um desentendimento com um diretor determinou sua saída do clube seguida do despertar de uma súbita paixão pelo rival, o Flamengo. Paixão que, intensificada por sua atividade de narrador e comentarista esportivo,…Ver mais...
4 Abr, 2015
jairo severiano comentou a postagem no blog CLEMENTINA, A QUELÉ de jairo severiano
"Muito grato pelo comentário, amiga Laura, e parabéns pelo excelente post "O Antológico Show Rosa de Ouro", que acabei de assistir. Prometo caprichar em minhas próximas produções. Grande…"
8 Mar, 2015
Laura Macedo comentou a postagem no blog CLEMENTINA, A QUELÉ de jairo severiano
"Amigo Jairo, Parabéns pelo primeiro Post no Portal Luis Nassif. Vamos ficar acompanhando suas produções aqui e no Facebook. Minha primeira postagem aqui no PLN foi em julho de 2008. Em outubro fiz o post - O Antológico…"
7 Mar, 2015
Posts no blog por jairo severiano

CLEMENTINA, A QUELÉ

Com seu canto vigoroso, rascante, inusitadamente grave e suas cantigas primitivas, impregnadas de negritude, a neta de escravos e pretos forros Clementina de Jesus, a Quelé, é a prova cabal da presença da África na música brasileira. Nas palavras do historiador Ary Vasconcelos, "ela tem para a música popular…Ver mais...
4 Mar, 2015
Laura Macedo deixou um comentário para jairo severiano
"Amigo Jairo, Deixei uma mensagem In-Box no Face. Abraços."
3 Mar, 2015
Laura Macedo deixou um comentário para jairo severiano
"Amigo Jairo fico super feliz com sua presença aqui no "velho e bom" PLN. Explicando o "velho e bom": É que antigamente só existia o PLN e todos os participantes ficavam "só" aqui. Agora com…"
8 Fev, 2015
jairo severiano é agora um membro de Portal Luis Nassif
8 Fev, 2015

Informações do Perfil

Profissão
bancário aposentado

CLEMENTINA, CADÊ VOCÊ

 Com seu canto vigoroso, rascante, inusitadamente grave e suas cantigas primitivas, impregnadas de negritude, a neta de escravos e pretos forros Clementina de Jesus, a Quelé, é a prova cabal da presença da África na música brasileira. Nas palavras do historiador Ary Vasconcelos ""ela tem para a música popular  brasileira uma importância que presume corresponder, na antropologia, a do achado de um elo perdido".

E é a conjunção dessa presença africana, especialmente na rítmica, com melodia e harmonia de inspiração europeia que constitui o aspecto mais fascinante do samba, nosso mais importante gênero musical. Uma característica, pois, só possível pela presença de artistas como Quelé, Cartola, Pixinguinha em sua formação.

Em agosto de 1963, Herminio Bello de Carvalho conheceu, ouviu  e se encantou com Clementina, tirando-a da função de empregada doméstica para leva-la aos palcos, aos discos e à História. 

Fotos de jairo severiano

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Caixa de Recados (2 comentários)

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Às 2:03 em 3 março 2015, Laura Macedo disse...

Amigo Jairo,

Deixei uma mensagem In-Box no Face.

Abraços.

Às 13:52 em 8 fevereiro 2015, Laura Macedo disse...

Amigo Jairo fico super feliz com sua presença aqui no "velho e bom" PLN. Explicando o "velho e bom": É que antigamente só existia o PLN e todos os participantes ficavam "só" aqui. Agora com criação de outros Portais ("Brasilianas" / "GGN"... todos sob a direção ao grande Nassif) o "velho e bom" PLN, atualmente, não dá mais IBOPE, ou seja, são poucos que passam por aqui. Sou fiel ao PLN por vários motivos, sendo o principal porque é o que oferece maiores recursos de formatação de posts. Além do conteúdo primo muito pela boa apresentação intercalando fotos, textos, áudios, vídeos ... para que o leitor tenha uma leitura agradável.

Grande abraço!

Blog de Jairo severiano

UM SERESTEIRO PRECOCE

Nelson Gonçalves é o único grande cantor popular brasileiro a ter na infância, digamos, seu canto remunerado. Batizado como Antônio Gonçalves Sobral, Nico, como era chamado, começou a ser explorado pelos pais, os portugueses Manoel e Libânia, aos oito, nove anos, quando era levado a cantar nas feiras livres…

Continuar

Postado em 15 abril 2015 às 14:30 — 2 Comentários

UM FLA-FLU DIFERENTE

Ary Barroso, um inveterado flamenguista, foi tricolor antes de ser rubro-negro. Isso até abril de 1929, quando um desentendimento com um diretor determinou sua saída do clube seguida do despertar de uma súbita paixão pelo rival, o Flamengo. Paixão que, intensificada por sua atividade de narrador e comentarista…

Continuar

Postado em 4 abril 2015 às 15:00 — 2 Comentários

CLEMENTINA, A QUELÉ

Postado em 4 março 2015 às 14:00 — 2 Comentários

 
 
 

Publicidade

Blogs Brasilianas

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço