vania viana
  • Feminino
  • Maceió
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Vania viana

  • Gilda Miranda
  • maria emilia almeida
  • Adroaldo Bauer Spíndola Corrêa
  • JORGE LUIZ FERNANDES SCHLEE
  • Lídia Vasconcelos
  • Nina Araújo
  • PEDRO SEVERINO DE SOUSA
  • Dalton Kazuo Watanabe
  • Marko
 

Página de vania viana

Informações do Perfil

Profissão
Educadora
Sempre gostei de ler o que escrevem Lya Luft e Maitê Proença. Leio-me nelas. Gosto de escutar fados, sinfonias e poesias, desde criança.
Gosto da natureza, de cheirar e de olhar o verde, de cultivar plantas, de apreciar as cores do pôr-do-sol, assim como as do alvorecer – estas, raríssimas vezes, pois sempre estou dormindo nesse momento, não gosto de poucas horas de sono. Talvez eu não seja poeta por isso.
Gosto de observar as pessoas, seus comportamentos e suas falas. E também as entrelinhas que o inconsciente fala. Observar e escutar são do meu ofício.
São tantas coisas que amo fazer! Elas estão em meus escritos. Quem quiser me ler saberá que eu gosto muito mais é de escrever, mas tenho medos: talvez de escorregar no português; de encontrar incoerências entre meus “sentires” e meus “dizeres”; de não ser poética o suficiente em minhas ponderações ou de não ser racional o suficiente em minhas divagações, deixar rolar os sentidos, sabe como é?
Um dia entrei para o mundo virtual e conheci pessoas pela telinha. Encontrei a comunidade dos fãs de Jenário de Fátima e pensei: como eu gostaria de escrever assim! Lá fiz amigos virtuais e reais, pois alguns, muito queridos, já conheci pessoalmente e já fazem parte de minha história. E o poeta que deu nome à comunidade, o Jenário, com seu carinho me estimulou e me instigou a sair brincando com as palavras. Quando dei por mim, estava escrevendo poesias!
Alguém já me disse que meus sonetos podem ser tudo, menos sonetos. Podem ser “vanietos”, mas isso não importa. Quem sabe, um dia, eles fiquem conhecidos assim?
Descobri que perdi tempo com meus medos. Sei que meus escritos podem não agradar a todos, paciência, né? Mesmo assim, vou escrevendo e, tal qual Lya Luft, ajudo-me demais em não enlouquecer. Quando escrevo, tinjo os meus sonhos em preto em branco de azul. Dou colorido às minhas imagens, quando transcrevo meus pensamentos e minhas verdades. São reais, não invento. Já passei da idade de ter vergonha do que fiz e do que faço. Escrevo versos e prosas, e pronto. Saio desenhando a vida por aí e posso vivenciar tudo, no meu real poético ou no meu imaginário. Floreio, arrumo, pinto e os torno verdade, porque é assim que eu sinto.
Dizem que todos os escritores falam de si e eu sei que todos eles sonham. Eu sonho e escrevo. Renovo as minhas esperanças: recrio-me, restauro-me, curo a minha alma, enquanto descarto as dores na escrita, às vezes curando as doenças do inconsciente. A escrita me leva à concretização ou às possibilidades, pequenas que sejam, de reforma interior, de ação, de transformação. Com ela faço ato ao imutável. Preencho as faltas, desato os nós de Borromeu, venço as agonias das perdas. Faço nelas as minhas reparações, aquelas que não podem ser faladas, só silenciadas no meu grito.
Meu desejo se torna acessível quando escrevo. Minha fé se renova. A tristeza e o medo são exorcizados em prosas e versos.
Cada pensamento me liberta do formalismo prático para o gozo, para o prazer real e imaginário de voar e, assim, quero também que alguém me leia e diga que sente isso também, porque nisso eu não serei uma louca solitária e incoerente.
Tenho o privilégio, tal qual a poesia tem, de ter uma loucura universal, prescrita, inerente e igual a sua! Seja bem-vindo aos meus sonhos, aos meus anseios, à minha história. Ela é até pueril, mas é sentida com a minha mais doce essência.
.
Outros links em que os amigos podem me ler:
MEU BLOG :
http://vaniaviana09.blogspot.com/?zx=3691e230d1633d8f
COMUNIDADE - VERSOS E UNI-VERSOS DOS POETAS
http://www.orkut.com/CommTopics.aspx?cmm=32195325
MINHA PÁGINA NO ORKUT
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=6868003563179127817
O BELO UNIVERSO DE VÂNIA VIANNA (tópico na comunidade: SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS)
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=45651832&tid=5248494316955181984&na=1&nst=1

Fotos de vania viana

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Vídeos de vania viana

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Blog de Vania viana

ALMA DESEMBESTADA- MEU ÚLTIMO SONETO - NOVEMBRO DE 2009

Postado em 8 novembro 2009 às 11:16

MEU CORPO SE ENTREGA

SONETO PREMIADO COM O ll LUGAR NO CONCURSO "ALMAS APAIXONADAS" DA COMUNIDADE "POESIAS À FLOR DA PELE".

Postado em 8 novembro 2009 às 11:14

AMORES DA AURORA

PUBLICADO NA ANTOLOGIA "POEMAS À FLOR DA PELE" -VOL. ll - PÁGINA 365

Postado em 8 novembro 2009 às 10:58

...E LÁ VAI O DANADO DO TREM!"



Daqui de cima do Farol, bairro onde moro, posso escutar a cidade acordar, e fico imaginando a correria dos feirantes no Mercado da Produção. Imagino-os vendendo suas bugigangas sobre a linha do trem, em frenética rapidez, antenados ao apito e retirando tudo quando escutam o trem bem de pertinho, pois ele passa bem no meio do mercado público!

É tragicômico! Depois que ele passa, voltam e arrumam tudo novamente, até que na passagem do próximo… Continuar

Postado em 6 junho 2009 às 19:49 — 2 Comentários

Caixa de Recados (10 comentários)

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Às 11:02 em 29 novembro 2010, Gilda Miranda disse...
Vim convidar pra vc ler meu tópico CRIMINALIZAR A POBREZA X ROMANCEAR O CRIME, logo aqui do lado, e perguntar se vc já visitou o meu blog. Vc tem visto como anda A VIDA NO ANO DE 2012??? Se curtir o que tem por lá, divulgue o link. Abraços!
Em 2:00pm on dezembro 23, 2009, Dalton Kazuo Watanabe deu para vania viana um presente...
Presente
Boas Festas e um Ano Novo cheio de novidades!!!
Às 18:48 em 1 setembro 2009, JORGE LUIZ FERNANDES SCHLEE disse...
Olá, gostaria de adicioná-la como amiga, para que possamos trocar idéias e comentários sobre posts adicionados...Afinal, ninguém escreve só para sí!!!...Obrigado e sucesso!!!...Jorge Schlee.
Às 5:15 em 25 junho 2009, Antonio Barbosa Filho disse...
Olá Vania! Que bela página, parabéns!
Sou jornalista, e criei o grupo "La Pátria Grande", nesta comunidade, para trocarmos idéias sobre Cultura em geral, política, viagens e tudo que se relacione aos países da nossa América Latina. Caso compartilhe desses interesses, convido-a a participar. Um abraço.
Às 3:57 em 20 junho 2009, Dalton Kazuo Watanabe disse...
Como é bonito e imenso o Brasil ... Bela foto!!!! da para sentir a brisa e os cheiros da mata e da água...
Às 3:38 em 19 junho 2009, Dalton Kazuo Watanabe disse...
Nas férias uma vez passei muito rapidamente por Alagoas, achei muito bonita as paisagens mas estavamos com pressa pois nosso destino era o Ceará...
Às 2:27 em 18 junho 2009, Dalton Kazuo Watanabe disse...
OLA SEJA BEM VINDA!!!
Às 11:51 em 8 junho 2009, Ednamay Cirilo Leite disse...
mais uma nordestina criativa e lirica que encontro na caixinha cibernética de LUIZ NASSIF. Eu escrevo errado mesmo pobre de quem lê, sou atirada mesmo, kkkkkkkkkk
Às 3:30 em 7 junho 2009, Ednamay Cirilo Leite disse...
Vania , adorei seu conto, a cena urbana vivi em Vitry - sur- Sene arredores de Paris na França, durante inverno forte de 82, o silêncio rompia-se com o apito do trem que me tirava da cama apressadamente para universidade...

boas lembranças
Às 11:46 em 2 junho 2009, vania viana disse...
Obrigada Célia, estaremos juntas por aqui, beijos
 
 
 

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço