Blog de Jorge André Irion Jobim (60)

GANDHI OU CHE GUEVARA: QUEM VOCÊ ESCOLHERIA PARA LIDERAR A RESISTÊNCIA A UM GOVERNO OPRESSOR? Por Jorge André Irion Jobim

Mahatma Gandhi, nascido em no dia 2 de outubro de 1869 em Porbandar, na Índia,  foi um líder do movimento de independência da de seu país e um pregador da não violência como método para alcançar a vitória em qualquer tipo de causa. Quando a Índia era colônia britânica, Gandhi usou métodos não violentos para protestar contra o governo inglês e seus esforços lhe valeram o título de Mahatma, que quer dizer “grande…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 6 abril 2020 às 5:50 — Sem comentários

POLITICAMENTE INCORRETO

Por favor, senhores golpistas. Não me venham falar em união pela salvação nacional. Para isto, não seria necessário desfechar o golpe através deste conchavo espúrio entre seus partidos de oposição, a grande mídia e parte do poder judiciário, por ação de alguns magistrados e por omissão dos demais.

 

Se queriam a tal salvação, poderiam ter se unido ao redor da presidenta Dilma, sem que o Brasil precisasse passar esta vergonha internacional de ser agora considerado uma República…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 22 maio 2016 às 2:18 — 2 Comentários

E O GOLPE SEGUE SOB O SIGNO DA CELERIDADE E DA INEVITABILIDADE. Por Jorge André Irion Jobim

E o golpe segue célere seu rumo na direção da destituição de uma Presidenta eleita democraticamente por mais de 54 milhões de votos, mesmo que até agora não se tenha comprovado nenhuma das hipóteses previstas no art. 85 da Constituição Federal, únicas que poderiam fundamentar um eventual juízo condenatório.

 

Ah, mas estão seguindo as formas…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 8 maio 2016 às 2:23 — 1 Comentário

NAMORO COM A TORTURA

As pessoas que me conhecem, sabem que eu não morro de amores por empresários e por quase todos aqueles que pertencem a qualquer elite econômica. Ao contrário de outros profissionais do direito, eu sempre evitei trabalhar para pessoas ou entidades que tivessem um elevado poder econômico, pois sempre optei por representar pessoas pobres de minha periferia.…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 15 julho 2015 às 23:57 — Sem comentários

A CORRUPÇÃO MORA AO LADO

Fico admirado com a quantidade de pessoas que ultimamente tem empunhado a bandeira do combate à corrupção, demonstrando uma indignação que chega às raias de uma ira irrefreável, violenta e imprevisível. Clamam por punição imediata e exemplar, ainda que para tanto tenhamos que encurtar o caminho, passando por cima de princípios processuais e penais criado ao longo dos séculos justamente para tentarem refrear o abuso punitivo de soberanos e estados.

 

Pura hipocrisia destes…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 12 abril 2015 às 1:17 — Sem comentários

A FOME E A JUSTIÇA

A Operação Lava Jato que tem nítida conotação de show midiático, está arrasando a Petrobrás e as empreiteiras. Mas o prejuízo vai além, pois atinge fornecedores, enseja o corte de investimentos e inevitavelmente irá gerar desemprego em massa.

Infelizmente a mídia bandida consegue manipular corações e mentes de pessoas incautas, fazendo-as acreditar nas mentiras que são despejadas durante dias a fio numa espécie de lavagem cerebral.  Mas no momento em que começar a faltar comida no…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 12 fevereiro 2015 às 12:20 — Sem comentários

JOAQUIM BARBOSA. RUMO AO OSTRACISMO

Já é notória a aversão que tenho por Joaquim Barbosa desde o momento em que decidi assistir ao julgamento ao vivo da Ação Penal 470 e comecei a perceber o circo que estava armado contra os réus, tudo capitaneado pelo citado ministro. Para burlar a ausência de provas suficientes para uma condenação, ele ressuscitou a decrépita Teoria do Domínio do Fato, criada em meados do século passado para julgar os crimes ocorridos na Alemanha pelo Partido Nazista e logo depois sepultada. Sem contar na…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 31 maio 2014 às 14:59 — 1 Comentário

AS LACUNAS DA LEI

O ordenamento jurídico de uma nação, naturalmente acaba sendo um instrumento de preservação dos interesses das classes sociais dominantes, justamente aquelas que em virtude do poder econômico que possuem, acabam ocupando os principais postos dentro da estrutura política do estado.

Acontece que a vida é muito mais pródiga em acontecimentos do que aquilo que pode o legislador prever. E em consequência desta multiplicidade de situações fáticas que…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 11 maio 2014 às 4:47 — Sem comentários

LEI ANTITERRORISMO. UM RETROCESSO. PARTE I

Vivemos sob a égide de um complexo cipoal de leis penais. Tenho dito reiteradamente que elas formam uma espécie de campo minado à espera de algum incauto que pise em alguma de suas minas para que ela venha a explodir em sua cara.

 …

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 15 fevereiro 2014 às 13:08 — Sem comentários

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PENA DE OSTRACISMO

Nullum crimen nulla poena sine praevia lege ("Não pode haver crime, nem pena que não resultem de uma lei prévia, escrita, estrita e certa" (tradução de acordo com o professor Jorge de Figueiredo Dias)

Joaquim Barbosa demonstra ter uma certa afinidade com institutos jurídico/penais que vigoraram lá no anoitecer dos tempos e que justamente pela desproporcionalidade que lhes caracterizava, acabaram sendo substituídos por outros, bem mais…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 3 fevereiro 2014 às 11:19 — Sem comentários

AÇÃO PENAL 470: OS SINTOMAS DE UMA DECISÃO ILEGÍTIMA

A sentença ou acórdão é o ponto culminante, o ato de maior relevância de um processo penal, pois é o momento em que o juiz ou tribunal, em regra, irá decidir sobre a procedência ou improcedência da ação, condenando ou absolvendo o réu. Todas elas devem ter uma estrutura mínima, composta de relatório, fundamentação e…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 26 janeiro 2014 às 11:30 — 2 Comentários

RESGATANDO O ILUMINISMO

Após todos os desmandos e arbítrios praticados por Joaquim Barbosa durante a Ação Penal 470, tem muita gente se indagando por que razão somente após a decisão condenatória a grande mídia trouxe à tona a palavra de juristas ilustres que criticam as ações do ministro bem como apontam as aberrações praticadas durante todo o processo.…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 2 dezembro 2013 às 1:02 — 1 Comentário

A RAZÃO DO MEU DESPREZO

Alguém me alertou a respeito do excessivo número de manifestações que tenho feito, todas contrárias ao atual presidente do STF, Joaquim Barbosa. Ele queria saber o porquê de tanto desprezo que eu nutro pelo referido senhor.

 …

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 1 dezembro 2013 às 13:49 — 1 Comentário

VISÃO ESTREITA

Visão estreita a destas pessoas que ficam tentando diminuir a importância dos programas de inclusão social, esquecendo que até mesmo o capitalismo que eles tanto defendem, somente se fortalecerá se houver redistribuição de renda.

Nossas elites, sempre fazendo questão de demonstrar que continuam conservadoras e discriminatórias, não mudam suas idéias a não ser quando é para garantir que nada mude. Mudanças por aqui só ocorrem rapidamente quando visam manter o status quo neocolonial do…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 2 novembro 2013 às 22:48 — Sem comentários

PROTESTOS GENÉRICOS

Não me coaduno com estas pessoas que saem às ruas com cartazes contendo protestos genéricos como “abaixo a corrupção”, “todo o político é ladrão” e outros similares. Acusações de incompetência e de corrupção generalizada de todos os governantes, todos os políticos ou de todos os agentes públicos é o que popularmente podemos chamar de “uma faca de dois gumes”. Elas instauram o caos, já que as pessoas não conseguem definir exatamente contra o que estão lutando, tornando-as facilmente…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 7 setembro 2013 às 13:00 — Sem comentários

A RETÓRICA DO COICE

Ao contrário do que eu sempre imaginava, o Supremo Tribunal Federal também é uma das muitas arenas onde se digladiam as vaidades pessoais. O pior de tudo é quando estas batalhas não são travadas com verborragias rebuscadas, citações de autores conceituados e argumentações tão refinadas quanto complicadas e passamos para as atitudes grosseiras e para a retórica do coice para lá levadas pelo Ministro Joaquim Barbosa com toda a sua truculência e intolerância a cada vez que se depara com…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 31 agosto 2013 às 18:30 — Sem comentários

PENA DE MORTE, MAIORIDADE PENAL E A VEDAÇÃO DO RETROCESSO

O Princípio da Vedação do Retrocesso ou da Proibição do Regresso dos direitos humanos em palavras simples significa que um direito fundamental, uma vez reconhecido pelo estado, não mais admitirá retrocesso. Direitos humanos conquistados e reconhecidos pelo ordenamento jurídico, não mais poderão ser rebaixados em relação ao patamar já conquistado. Naturalmente este princípio acarreta discussões, pois existem constitucionalistas que entendem que o poder constituinte originário, aquele de criar…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 12 agosto 2013 às 19:56 — Sem comentários

A VERDADEIRA CONSPIRAÇÃO. A RECOLONIZAÇÃO DO BRASIL PELOS PORTUGUESES E ESPANHÓIS

Muita gente está indignada com o fato de que a Presidenta Dilma pretende trazer médicos do exterior para trabalharem nos mais recônditos lugares do Brasil onde existe carência de profissionais do ramo. Para tanto, ela trará médicos de Cuba, Portugal e Espanha.

Acontece que boa parte do pessoal, aquele que tem espírito de manada e é facilmente manipulado pelos demagogos espertalhões de plantão, está temeroso de que os cubanos, disfarçados de médicos, venham a iniciar uma invasão…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 19 maio 2013 às 19:10 — Sem comentários

"PIBINHO". UMA REFLEXÃO

Por que será que eu sinto uma estranha satisfação quando ouço notícias de que o PIB estacionou ou baixou, deixando de corresponder às expectativas? Será pelo fato de que desenvolvimento econômico ilimitado e sem controle significa um aumento progressivo da destruição do planeta até que ele venha a se exaurir completamente e não comporte mais a vida animal e vegetal em sua face?



Aqueles que se utilizam de informações de estagnação da economia para atingir este ou aquele governo, ou… Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 14 janeiro 2013 às 12:23 — Sem comentários

O OBSCURANTISMO DO STF

As nuvens cerradas da inquisição e do obscurantismo estão pairando sobre o STF durante o julgamento da Ação Penal 470. Mas não nos preocupemos, afinal quando chegar a hora do julgamento (se chegar) do mensalão do PSDB ou Privataria Tucana, os ventos do iluminismo irão voltar a arejar as mentes dos seus ministros. Eles então deixarão de ser verdugos cortando cabeças a mando dos membros da aristocracia e convenientemente voltarão a ser magistrados na verdadeira acepção da palavra.



Na… Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 5 outubro 2012 às 4:40 — Sem comentários

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço