Blog de Jonas Alves Corrêa (35)

O PAÍS DO RETROCESSO

O PAÍS DO RETROCESSO

(Jonas Alves Corrêa) 

 

Para a atual crise hídrica e elétrica no País não há explicação racional. O Brasil tem 7367 km de litoral, que aumenta para 9200 km, se forem consideradas as saliências e reentrâncias da costa brasileira. Por que não se constroem usinas dessalinizadoras, como fizeram Israel, Austrália e os países árabes? A água do oceano é inesgotável. Dubai, um dos sete emirados que compõem os Emirados Árabes…

Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 19 fevereiro 2015 às 11:46 — Sem comentários

O ETERNO PAÍS DO FUTURO

O ETERNO PAÍS DO FUTURO

(Jonas Alves Corrêa)

 

O Brasil não teve sorte com os presidentes civis após a ditadura militar, a começar pelo maranhense José Sarney que assumiu a presidência em decorrência do falecimento de Tancredo Neves, presidente eleito pelo Colégio Eleitoral. Sarney foi interventor no Maranhão, nomeado pelos militares, e não passa de um político oportunista, medíocre e incompetente, que nos legou uma inflação de quatro dígitos.…

Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 15 janeiro 2015 às 12:01 — Sem comentários

MEUS OITO ANOS (Casimiro de Abreu)

MEUS OITO ANOS

 

                      Oh! Souvenirs! Printemps! Aurores! (Victor Hugo)

 

 

Oh! que saudades que tenho 

Da aurora da minha vida 

Da minha infância querida 

Que os anos não trazem…

Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 16 setembro 2012 às 2:31 — Sem comentários

CANDIDATO AMIGO DO PEITO

CANDIDATO AMIGO DO PEITO

 

 

Prezado eleitor - Você já tem candidato a vereador? Não? Então apóie e vote no candidato DR. SUTIÃ, por que:

 

- Ele é amigo do PEITO!

- Está dentro das COMBINAÇÕES!

- Resolve o problema do LEITE!

- Ampara os PEQUENINOS!

- Não deixa os GRANDES caírem!

- Não admite MAMATAS!

- Tanto protege os da DIREITA como…

Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 15 setembro 2012 às 2:06 — Sem comentários

RETORNO

RETORNO

 

Vou-me embora pra Guajará

Não quero ficar mais aqui

Só lá poderei descansar

É a terra onde nasci.

Quero sentar-me, à tardinha

Nos bancos de uma pracinha

Conversar amenidades de outono

Ver pores-do-sol refulgentes

A brilhar

Nas águas mansas do rio.

Quero ouvir a passarinhada

No seu gorjeio…

Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 3 fevereiro 2012 às 21:49 — Sem comentários

Senta-Que-Lá-Vem-História (30)

UMA CIDADE BRASILEIRA CHAMADA BRODOWSKI

 

Brodowski é uma cidade brasileira, de nome polonês, localizada na região nordeste do Estado de São Paulo. A sua população é de 25 mil habitantes. Tem o clima temperado, altitude de 849 metros e terras férteis para a produção agrícola, principalmente café e cana-de-açúcar.

As suas principais atrações turísticas são: Museu Casa de Portinari, Capela da Nonna, Capela de Santo Antônio, Capela Santa Cecília (1ª…

Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 3 fevereiro 2012 às 21:28 — Sem comentários

Senta-Que-Lá-Vem-História (29)

O GARI DA MINHA RUA

 

Na minha rua tem um gari muito simpático e sorridente que faz questão de cumprimentar e conversar com os moradores. Ele é extremamente zeloso das suas atribuições e leva a sério a limpeza e varrição do local onde trabalha. Com sol ou com chuva lá está ele, diariamente, munido de vassoura, pá e container, cumprindo religiosamente as suas obrigações. O seu sorriso deixa à mostra uma dentadura alva que chama…

Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 30 janeiro 2012 às 22:07 — 1 Comentário

Senta-Que-Lá-Vem-História (28)

SAMUEL



Samuel é um papagaio de apartamento, extremamente inteligente e palrador. Ele vive numa confortável gaiolona, mas, às vezes, fica à vontade solto pela casa, sem nenhum perigo, pois as janelas e a varanda tem tela de proteção. O seu andar é característico, gingando o corpo pra lá e pra cá, mas o que ele adora mesmo é dançar pagode. Sabe rolar pelo chão, assoviar, cantarolar e sempre grita estridentemente avisando a sua dona quando o telefone toca. Como todo bom madrugador,…

Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 4 outubro 2010 às 22:30 — Sem comentários

Senta-Que-Lá-Vem-História-27

MISLIMOV (1805-1973)



Shirali Muslimov, mais conhecido como Mislimov, foi um caucasiano que viveu 168 anos, sendo considerado o mais velho homem vivo que se teve comprovadamente conhecimento. Ele era natural do vilarejo de Barzavu, em Lerik, na região do Cáucaso, uma das províncias do Azerbaijan, que era uma das repúblicas socialistas da antiga União Soviética (URSS). O Cáucaso é uma região montanhosa, situada entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. Mislimov alimentava-se frugalmente, à…
Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 20 dezembro 2009 às 12:48 — Sem comentários

Senta-Que-Lá-Vem-História-26

A SECRETA SECRETÁRIA DA SECRETARIA DO GINÁSIO



A bela Ambrosina foi considerada, em priscas épocas, a mais moderna novidade em matéria de secretária. Não ia nisso nada de secreto, mas, no fundo, a secretaria do ginásio não tinha era nenhuma secretária.

Nunca se sabia, ao certo, o que a Ambrosina fazia no trabalho. Talvez aproveitasse o tempo para pintar suas unhas ou trocar olhares libidinosos com o professor de geografia, fazendo com que ele ficasse com a cabeça completamente…
Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 24 setembro 2009 às 18:39 — Sem comentários

Senta-Que-Lá-Vem-História-25

HONRA AO MÉRITO



Rubens Gonçalves Barrichello, o nosso Rubinho Barrichello, começou a sua carreira de piloto em 1993, sendo considerado hoje o corredor mais experiente da história da Fórmula 1. Passou pela Jordan, Stewart, Ferrari, Honda e atualmente está na escuderia inglesa Brawn GP. Pela Ferrari, onde ficou de 2000 a 2005, foi duas vezes vice-campeão mundial e conseguiu vencer nove grandes prêmios. O seu companheiro de equipe era, nada mais nada menos, que o heptacampeão Michael…
Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 16 setembro 2009 às 21:38 — Sem comentários

Senta-Que-Lá-Vem-História-24

O ANÃO TETRACAMPEÃO



A maioria dos torcedores brasileiros desconhece inteiramente quem seja o cidadão Carlos Caetano Bledom Verri. Poucos sabem que esse é o nome do Dunga, atual técnico da seleção brasileira de futebol, um gaúcho de Ijuí, hoje mundialmente conhecido por aquele apelido. Quando jogador defendeu o Internacional (RS), o Vasco da Gama (RJ) e o Jubilo Iwata (Japão). Nunca foi considerado um craque, na verdadeira acepção da palavra. Ficou famoso pelo seu estilo aguerrido…
Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 10 setembro 2009 às 23:30 — Sem comentários

Senta-Que-Lá-Vem-História-23

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL PELO MÉTODO PARAFUSO



Sete de setembro. Amanhece. Lá longe, ouve-se o relógio da Central dar sete badaladas. Dom Pedro, o primeiro na fila do guichê Ramal Margens do Ipiranga, acorda e boceja meio invocado. Ele estava por conta do Bonifácio, tudo porque o Patriarca, um grande trapalhão na sua imperial opinião, queria que fosse num cavalo-vapor proclamar de uma vez a república, para, dessa forma, deixar as barbas do Deodoro de molho. Pensou: “que diacho, se…
Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 3 setembro 2009 às 19:23 — 2 Comentários

Senta-Que-Lá-Vem-História-22

O LIMITE DO HOMEM



Inacreditável o recorde mundial de 9s58 do velocista jamaicano Usaim Bolt, na prova dos 100m, estabelecido no mundial de atletismo realizado em Berlim (agosto/2009), com a notável façanha de baixar, em onze centésimos, o seu próprio recorde anterior de 9s69. Até pouco tempo se considerava os 10s uma barreira intransponível, mas o impossível foi conseguido por Jim Hines (9s99) e daí em diante essa marca passou a ser perseguida tenazmente e alguns velocistas…
Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 27 agosto 2009 às 19:20 — Sem comentários

Senta-Que-Lá-Vem-História-21

BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO



Toda criança tem ou teve o seu bichinho de estimação. Os meus filhos, quando pequenos, tiveram toda sorte de bichos, com exceção de cachorro, pois sempre achei que esse animal não era apropriado para ficar dentro de apartamento. Mesmo assim, tivemos um filhote de pastor, de nome Pink, que ficou apenas alguns dias em nossa casa e logo depois foi levado para o sítio de Maricá.

Assim, desfilaram, no nosso ambiente doméstico, muitos bípedes e quadrúpedes,…
Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 20 agosto 2009 às 23:24 — Sem comentários

Senta-Que-Lá-Vem-História-20

AS VINTE E QUATRO BADALADAS



Quando eu vim, em 1942, de Guajará-Mirim (RO) para o Rio de Janeiro, fui morar na casa de um tio que, em matéria de religião, seguia a doutrina espírita e não a tradição católica da família. Deixei, por força dessa circunstância, de frequentar a Igreja, não mais indo assistir missa, nem me confessar e comungar. O espiritismo, aos meus olhos de criança, naquela época, era uma coisa misteriosa e que dava certo medo. Entretanto, foi essa doutrina, mais…
Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 14 agosto 2009 às 0:48 — Sem comentários

Senta-Que-Lá-Vem-História-19

A NOSSA MÃE GENTIL



Com a globalização, o nacionalismo e até o patriotismo caminham para o desaparecimento. A globalização é um sistema que representa um conjunto de transformações na ordem política mundial. Essas mudanças vêm ocorrendo nas últimas décadas, levando as nações à integração dos mercados, com o abandono gradativo das barreiras protecionistas e a abertura inevitável ao comércio e ao capital internacional. A China, por exemplo, derradeiro reduto do comunismo, abriu as…
Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 6 agosto 2009 às 17:26 — Sem comentários

Senta-Que-Lá-Vem-História-18

CAÍA A TARDE FEITO UM VIADUTO



A frase acima, que dá título a este relato, é o início da música “O Bêbado e a Equilibrista”, do cantor, compositor e violonista João Bosco, numa metafórica alusão ao desabamento do elevado da Avenida Paulo de Frontin, ocorrido em 1971. As grandes metrópoles estão sempre sujeitas a tragédias de grandes proporções e o Rio de Janeiro, como não poderia deixar de ser, também se inclui nesse contexto. Entre as maiores catástrofes desta cidade, poderiam ser…
Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 30 julho 2009 às 17:29 — 1 Comentário

Senta-Que-Lá-Vem-História-17

SUMIC



Depois da SUBAL, a Agência Praça Mauá inaugurou uma nova subagência que foi a SUMIC (Subagência Ministério da Indústria e Comércio), localizada no térreo do Edifício A Noite, na Praça Mauá, onde antes existia o Bar do Zica, tradicional reduto da boêmia carioca. A finalidade principal da SUMIC era a de receber impostos federais e a de pagar os servidores do MIC (Ministério da Indústria e do Comércio), desafogando, assim, os serviços da matriz.

As instalações da SUMIC…
Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 23 julho 2009 às 16:34 — Sem comentários

Senta-Que-Lá-Vem-História-16

TEMPOS DE MAGISTÉRIO



Quando fui trabalhar em Dourados, onde tomei posse como funcionário do Banco do Brasil, tive a oportunidade de lecionar, durante dois anos, no ginásio da cidade, coisa que nunca imaginei pudesse um dia vir a acontecer. Foi um convite inesperado do diretor do ginásio que, conversando com o gerente da agência, pedira que o mesmo indicasse algum funcionário seu, de gabarito, para ser o professor de matemática da escola e o gerente, então, falou que o cara era eu,…
Continuar

Adicionado por Jonas Alves Corrêa em 16 julho 2009 às 19:29 — 1 Comentário

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço