Portal Luis Nassif

Blog de Luís Antônio Albiero (31)

A Pátria Distraída

Por séculos "dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações".

Essa gente distraída agora resolveu "acordar". Justamente quando os que subtraem da Pátria mãe estão sendo investigados, julgados e presos. Justamente quando temos um governo que há doze anos e meio promove redistribuição de renda e dá oportunidades de acesso a recursos que antes essa gente outrora distraída tinha como privilégio seu.

O que essa gente…

Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 5 julho 2015 às 5:43 — Sem comentários

Campanha Sórdida e Covarde

Numa campanha eleitoral, os candidatos têm direito e oportunidade de exercer em pé de igualdade o contraditório. Foi o que garantiu a vitória de Dilma Rousseff, em 2014, que até então veio apanhando sem piedade  da grande mídia. Só quando teve a chance  de mostrar, em rede nacional, no horário eleitoral gratuito, o que fez ao longo de quatro anos de seu primeiro mandato foi que assegurou a reeleição.

O que vimos assistindo agora, após as eleições, é de uma covardia extrema.…

Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 24 fevereiro 2015 às 10:00 — 1 Comentário

Impeachment por quê?

Amigos, amigas, companheiras, companheiros, gente boa em geral. 


Penso que devamos parar de dizer que os que são contrários ao governo do PT são todos antipetistas odientos e preconceituosos que só se informam e se deixam levar pela Veja, Globo e…
Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 7 fevereiro 2015 às 22:26 — Sem comentários

Presidenta educadora

Tenho 51 anos de idade e desde meus doze, treze anos sei que "presidenta" é forma aceita para designar a "mulher que preside", assim como "gerenta" é aceita para "a que gerencia". Aprendi com as professoras Elisabete (5a. série) e Stellamaris (6a. e 7a.) e com o prof. José Benedito (8a.), isso lá pelos idos de 1975 a 1978. E, se bem me lembro e não me engano, eu era bom aluno de português... (Meus colegas de então que o digam).

Mas é incrível como tem ignorante metido…

Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 23 janeiro 2015 às 0:30 — 1 Comentário

Uma Nação de Homens Bons

(Advertência: este texto contém ironias)

Estou me simpatizando cada vez mais com essa ideia da Marina Silva de governar com os "homens bons", e só com os homens bons. É um sonho ter um país governado por homens de bem. Qual Nação não gostaria, não é mesmo?

Tive até uma ideia ainda mais genial. Acho pouco ter somente um governo formado por pessoas do bem. Acho que muito melhor seria termos logo uma nação inteira formada por essa casta de gente…

Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 14 setembro 2014 às 19:54 — Sem comentários

Relato de um "Self Made Man"

Sou de uma geração que se acostumou a ouvir que o Brasil era o “país do…
Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 19 junho 2014 às 23:22 — Sem comentários

Sheherazade e o Reino da Barbárie



Sheherazade contava histórias ao marido, rei da Pérsia que, traído pela primeira esposa, matara a infiel e a todas as que a sucederam, com as quais se casara posteriormente, ceifando-lhes a vida logo nas noites das respectivas nùpcias. Contando histórias instigantes que nunca concluía, a esperta Sheherezade adiou sua morte e trouxe sossego ao povo por mil e uma noites.



No Brasil, a vida real parece oposta à da lenda persa. Aqui,…

Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 7 maio 2014 às 18:30 — Sem comentários

Brasa Dormida

Entre um gole e outro de café, na livraria do shopping nesta tarde de domingo, ouvia eu, sem ter interesse nem como evitar, comentários de um ruidoso grupo que ocupava duas mesas ao meu lado. Eram homens e mulheres idosos cobertos por respeitáveis cãs. Uma delas, mais falante, dizia que, quando se formara professora, 51 anos atrás, alguém com autoridade desafiara sua turma de…
Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 24 março 2014 às 13:46 — Sem comentários

A Marcha-à-Ré

Eu não tenho a menor preocupação com a tal Marcha que os extremistas estão prestes a promover, uma verdadeira marcha-à-ré na História do país, clamando pela “volta dos militares”. Mais uma vez se realizará a profecia de Karl Marx, para quem toda tragédia se repete como farsa. Será um espetáculo, no mínimo, cômico, tão ridículo como são os argumentos dos que defendem tal ignomínia.

Mas o tal evento abre oportunidade para, pelo menos, ampliar-se o debate na sociedade brasileira sobre o…

Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 19 março 2014 às 22:00 — Sem comentários

O Cavaleiro das Trevas rasga a fantasia



Os super-heróis de criação norteamericana costumam ocultar sua verdadeira identidade, por óbvias razões de segurança. Super-Homem, nas horas comuns, é Clark Kent; o Homem Aranha nasceu Peter Parker; e sob a máscara de Batman oculta-se o milionário Bruce Wayne, que se fantasia de morcego para defender os…

Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 5 março 2014 às 0:28 — Sem comentários

Carta Aberta ao Ministro Gilmar Mendes

Senhor Ministro.





Escrevo-lhe para encaminhar o anexo comprovante do depósito que fiz em favor do ex-ministro José Dirceu, preso por ordem do Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal…
Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 15 fevereiro 2014 às 16:26 — 1 Comentário

CORRUPÇÃO: OS ATORES E A TRAMA.

Compreender o que foi o julgamento do mensalão exige examinar o que é esse câncer que acomete o Brasil e o mundo desde que o homem passou a se organizar em sociedade: a corrupção. E examinar a figura da corrupção exige detectar quais são seus atores, quais os interesses envolvidos e o desenvolvimento da trama.



A corrupção típica conta com dois atores principais: o corruptor e o corrupto. O corruptor é aquele que tem um interesse, via de regra de natureza econômica, junto à… Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 24 novembro 2013 às 21:30 — Sem comentários

Tecnicamente, Celso de Mello é impecável

O que se espera de um juiz é que cumpra a lei, que imponha às partes envolvidas o estrito cumprimento da regra do jogo. Se um juiz negligencia em relação ao direito do Zé Dirceu ou do Geraldo Alckmin, que é o mesmo direito a todos assegurado, põe em risco o meu direito, o direito do meu filho, o direito de cada leitor desta singela publicação. 



Temi pelo resultado de ontem (18 de setembro), porque vi nas sessões anteriores do STF cinco ministros da mais alta corte…

Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 19 setembro 2013 às 14:36 — 1 Comentário

Reflexão sobre as recentes manifestações de rua

 

Qualquer análise dos recentes movimentos de rua ocorridos em todo o país durante o mês de junho, inclusive em Americana e cidades da região, será simplista se tiver a pretensão de ser conclusiva. As ruas deixaram mais perguntas que respostas.

A princípio, pareceram movimentos como a…

Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 2 agosto 2013 às 13:00 — Sem comentários

Barbosa: o empresário e o equívoco

A criação de uma empresa meramente de fachada, por quem quer que seja, é algo grave, pois atenta contra a moralidade e a boa-fé contratual. Fazer engenharia tributária para escapar ao pagamento de tributos, devidos ou futuros, é mais grave ainda, embora, no caso, esse seja um problema para os americanos resolverem.

Agora, verdade seja dita. Um juiz ser sócio de empresa, por si só, não fere a Lei Orgânica da Magistratura, muito pelo contrário. O…

Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 23 julho 2013 às 2:23 — Sem comentários

Carta zipada e criptografada a Mr. Barack, o Bama.

Prezado Báraque,

 

como vai? 

 

Ouso tomar-lhe o precioso tempo - afinal, há tanta gente mais importante que eu para o amigo bisbilhotar, né mess? - para endereçar-lhe estas mal tecladas linhas.

 

Vou direto ao assunto, meu caro, até porque taimismânei (do inglês "time is money", que significa "taimismânei"). 

 

Seguinte, cara. Não gostei nadica da sua atitude, hoje, de mandar seu vice entrar em contato com a…

Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 20 julho 2013 às 5:16 — 2 Comentários

Um "golpe constitucional" projetado 25 anos atrás



Das minhas leituras de infância, uma trago na lembrança de modo especial. Trata-se de um conto que, traído pela relutante memória de quase meio século, sempre atribuí a Machado de Assis, mas que, na verdade, é de Arthur Azevedo, escritor maranhense contemporâneo do "Bruxo do Cosme Velho". "Descobri" a verdadeira autoria hoje, ao receber, pelo Facebook - já não sei de quem; perdeu-se na minha taimilaine - um texto adaptado aos tempos…

Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 2 julho 2013 às 4:00 — Sem comentários

Conheça a PEC 37 por dentro e por fora

1. O que é uma PEC?

É uma Proposta de Emenda à Constituição, um instrumento legislativo que tem por objetivo introduzir uma determinada regra na Constituição Federal.

2. E o que diz a PEC-37 ?

A PEC-37 diz que a apuração de crimes em geral é de competência privativa da Polícia Federal e das polícias civis dos estados e do Distrito Federal. Eis o texto integral da…

Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 25 junho 2013 às 23:00 — Sem comentários

Os poderes que o Ministério Público se autoatribuiu

Quer diferenciar quem, dos que "acordaram" só agora, está sabendo o que faz de quem não tem a menor consciência do que está defendendo, em relação à PEC37? Simples: pergunte a algum deles o que é, materialmente, a PEC37. Peça que lhe reproduza o texto da proposta de emenda à Constituição, quais artigos ela modifica e quais os artigos que ela pretende modificar. E principalmente: qual o artigo da Constituição que hoje atribui ao Ministério Público competência para apurar infrações…

Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 23 junho 2013 às 16:54 — 1 Comentário

A charanga do "circo" e o "pão" da Copa

Bobagem essa charanga de “pão e circo” que a patota do contra toca incansavelmente a respeito da Copa do Mundo. É como dizer que o governo brasileiro decidiu realizar o evento esportivo no país para meter nos estádios todo o povo que vota para ver ao vivo os jogos, e de graça. Ora, começa que os preços são abusivos e não são acessíveis à imensa maioria do povo…
Continuar

Adicionado por Luís Antônio Albiero em 23 junho 2013 às 0:30 — Sem comentários

Publicidade

Blogs Brasilianas

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço