Blog de Marcelo Fantaccini Brito (93)

Ronaldinho Gaúcho e Kaká deveriam ficar de fora também em 2014

Apoiada a convocação de Scolari. Tomara que seja um sinal de que Ronaldinho Gaúcho e Kaká estarão fora da Copa. Ronaldinho Gaúcho terá 34 anos em 2014. É muito. Além disso, ele não demonstra desempenho excepcional constante desde o final do primeiro semestre de 2006. Kaká terá 32 anos em 2014. E não tem sido espetacular há muito tempo. A escalação de veteranos consagrados no Brasil historicamente fracassa. Basta lembrar os fiascos de Garrincha em 1966, Cafu e Roberto Carlos em 2006.…

Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 15 maio 2013 às 0:57 — Sem comentários

Uma capa mais sincera para a Veja

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 23 fevereiro 2013 às 22:21 — Sem comentários

Voto distrital puro. Bom mesmo?

Os Estados Unidos, o Canadá, o Reino Unido e a França são dos poucos países do mundo que adotam o sistema de voto distrital puro. O país é dividido em distritos, e cada distrito elege um único deputado por votação majoritária. Na França, é necessária maioria absoluta. Nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, maioria simples basta.

É um processo eleitoral aparentemente simples: mas é bom?

Na última eleição para a Câmara dos Estados Unidos, o grande…

Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 1 janeiro 2013 às 14:18 — Sem comentários

Realinhamentos opostos na política do Brasil e dos EUA: PT popularizou, Partido Democrata elitizou

Brasil e Estados Unidos são países continentais com república presidencialista e forma federativa de estado. A forma de eleger o presidente é diferente, pois aqui ganha quem tem maioria absoluta de votos e lá ganha quem tem mais delegados no colégio eleitoral. Mesmo assim, é possível fazer comparações sobre como os votos se distribuem geograficamente e socialmente em eleições presidenciais.
 Eu já havia abordado este tema antes da eleição de 2010 no Brasil e a de 2012 nos…
Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 29 dezembro 2012 às 1:26 — Sem comentários

Os Estados Unidos e o Reino Unido se divorciaram

Em 40 dos 55 anos que se passaram entre o final da Segunda Guerra Mundial e o final do século XX, os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido foram alinhados em relação aos partidos - presidente democrata / primeiro-ministro trabalhista ou presidente republicano / primeiro-ministro conservador. Tratava-se de uma incrível sincronia. Houve muitas duplas alinhadas como Truman/Atlee, Eisenhower/Churchill, Johnson/Wilson, Reagan/Thatcher, Clinton/Blair.

Dos 12 anos que…
Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 11 novembro 2012 às 20:28 — Sem comentários

Ele falou há 76 anos. Quem não quis ouvi-lo se deu mal!

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 6 novembro 2012 às 0:02 — Sem comentários

Breves comentários sobre as eleições

1. Assim como em 2008, é possível dizer que os maiores vencedores das eleições municipais foram os aliados não-petistas do governo federal. Em 2008, o PMDB. Em 2012, o PSB.



2. São Paulo não é tudo. Apesar da vitória na maior cidade do Brasil, o PT perdeu as prefeituras de Fortaleza e Recife, não fez nem apoiou o vencedor em Belo Horizonte depois de muito tempo, e teve uma importante derrota simbólica: perdeu em Diadema. Além disso, venceu o menor número de…

Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 28 outubro 2012 às 23:00 — 2 Comentários

Márcio Pochmann no segundo turno em Campinas

O PT parecia estar queimado na cidade. O primeiro prefeito do PT em Campinas foi Jacó Bittar em 1988, que deixou o partido no meio do mandato. O segundo foi Toninho, no qual a população tinha grandes esperanças, mas foi covardemente assassinado em 10 de setembro de 2001. A administração da vice Izalene não foi bem avaliada pela maioria da população. Posteriormente, o Vilagra, o vice petista de Dr. Hélio que assumiu a prefeitura por causa do impeachment deste, também sofreu impeachment…

Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 9 outubro 2012 às 0:43 — Sem comentários

O maior herdeiro dos votos no Maluf foi Russomanno? Não!

O maior herdeiro dos votos no Maluf foi José Serra.

A maior fortaleza do Maluf era a "zona leste de dentro", de classe média média e classe média baixa. As zonas onde ele ia melhor era Mooca, Tatuapé e Vila Maria. Na "zona leste de fora" e na "zona sul de fora", as partes mais petistas e de renda mais baixa de São Paulo, Maluf tinha as piores votações, mais baixas até do que nos bairros nobres.

Pois foi na "zona leste de fora" e na "zona sul de fora" que Russomanno teve…

Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 9 outubro 2012 às 0:24 — Sem comentários

Curiosidades sobre as eleições presidenciais brasileiras

Atualizei o Atlas das Eleições Presidenciais https://sites.google.com/site/atlaseleicoespresidenciais/ , já mostrado neste blog, com uma página de curiosidades.





Eurico Gaspar Dutra e Getúlio Vargas foram os candidatos preferidos dos eleitores mais pobres em 1945 e 1950, respectivamente. Um foi supostamente “o candidato dos marmiteiros”, o outro foi o “pai dos pobres”. Ainda assim, eles tiveram melhor… Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 27 agosto 2012 às 2:18 — Sem comentários

Reality show "Mulheres Ricas" defende Keynes e Kalecki

No primeiro programa "Mulheres Ricas", exibido ontem pela Band, a milionária Lydia Sayed afirmou "O rico tem que gastar. Se o rico não gasta, o dinheiro não gira". Trata-se de uma visão tipicamente keynesiana e kaleckiana sobre o funcionamento da macroeconomia, pois infere que o gasto determina a renda.

Um antikeynesiano acharia que se o rico não gastasse, alguém usaria a poupança dele para investir. Mais que um keynesiano, o antikeynesiano acharia que os milionários são muito importantes… Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 3 janeiro 2012 às 21:33 — Sem comentários

Brasil ascendente, Argentina decadente. É mesmo?

Aproveito a reeleição de Cristina Kischner para reproduzir um post de 28 de novembro de 2010 para este blog

 

Quando a partir de 2003, a Argentina sob o governo Kirschner passou a apresentar taxas de crescimento do PIB nitidamente superiores às do Brasil, os pessimistas em relação à política econômica argentina atribuíram o resultado à simples recuperação da depressão. Passaram-se sete anos e viu-se que a recuperação da depressão não explica tudo. Em 2009, a distância do PIB…

Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 24 outubro 2011 às 0:12 — Sem comentários

Novo site: Atlas das Eleições Presidenciais no Brasil

Há algum tempo, eu estava guardando dados sobre as eleições presidenciais brasileiras, para, quem sabe, futuramente, fazer um estudo sobre o tema.



Com tantos dados em mão, eu resolvi divulgá-los de uma forma fácil para quem tem interesse em consultá-los.



Por isso, eu criei o Atlas das Eleições Presidenciais no Brasil. Incluí os resultados gerais e por estado das eleições presidenciais… Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 24 setembro 2011 às 23:08 — Sem comentários

Guarani Futebol Clube completa 100 anos

Passado de grandes equipes. Campeão brasileiro de 1978 (único time do interior campeão brasileiro), vice-campeão brasileiro de 1986 e 1987, terceiro em 1982 e 1994, vice-campeão paulista de 1988, semifinalista da Libertadores de 1979. Revelador de Careca, Evair, João Paulo, Neto, Amoroso e…
Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 2 abril 2011 às 11:47 — Sem comentários

Pensamentos feitos em um 31 de março

Quando se conta a história dos Estados Unidos, a perspectiva de George Washington e Thomas Jefferson basta. Ninguém tem interesse em saber o que os redcoats pensavam.



***



Quando se conta a história da Inconfidência Mineira, pensamos em Tiradentes. E não damos bola para a versão da Maria, a Louca.



***



Quando os franceses comemoram o 14 de julho, não estão nem aí para o que Luís XVI pensava.



***



Quando a história da luta pelos direitos… Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 31 março 2011 às 23:50 — Sem comentários

O que a propriedade intelectual tem de anti-liberal

A defesa de direitos de propriedade de bens tangíveis e escassos é um consenso entre os defensores do liberalismo. O mesmo não se aplica para bens intangíveis e não escassos, como as idéias. A propriedade intelectual, que é um caso de propriedade de bens intangíveis e não escassos, é um tema que divide os defensores do liberalismo.

Mesmo sem a polêmica da propriedade intelectual, o liberalismo já é dividido. Os defensores de um liberalismo mais radical consideram que a única função do… Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 20 março 2011 às 19:13 — Sem comentários

Piscina olímpica de xixi do jornal O Globo é muito rasa

Pouco depois de eu ter tentado calcular quantas piscinas olímpicas poderiam ser preenchidas com o xixi dos foliões no carnaval do Rio de Janeiro, o jornal O Globo de 15 de março de 2011, em pequena matéria de capa, falou que foram recolhidos 2 milhões de xixi dos banheiros químicos do Rio de Janeiro durante o carnaval. Segundo a matéria, esta quantidade preencheria 3 piscinas… Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 15 março 2011 às 23:01 — Sem comentários

A política do xixi

Foi correta a decisão da Prefeitura do Rio de Janeiro de combater o xixi nas ruas durante os blocos de carnaval, assim como é correta a prática de combater o xixi nas ruas durante o ano todo. O cheiro de xixi no centro do Rio de Janeiro já foi muito mais forte no passado, o olfato já percebe que alguma coisa melhorou.

Agora, a forma de oferecer alternativas ao xixi na rua durante o carnaval precisa ser melhorada. A quantidade de banheiros químicos era insuficiente, as filas eram enormes, e… Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 12 março 2011 às 16:57 — Sem comentários

Uma distribuição justa de deputados por estado na Câmara

Quantos deputados cada estado teria na Câmara dos Deputados se houvesse representação proporcional ao número de eleitores



Acre: 2

Alagoas: 7

Amapá: 2

Amazonas: 7

Bahia: 35

Ceará: 22

Distrito Federal: 7

Espírito Santo: 9

Goiás: 15

Maranhão: 16

Mato Grosso: 8

Mato Grosso do Sul: 6

Minas Gerais: 53

Pará: 18

Paraíba: 10

Paraná: 28

Pernambuco: 23

Piauí: 8

Rio de Janeiro: 43

Rio Grande do Norte: 8

Rio Grande do… Continuar

Adicionado por Marcelo Fantaccini Brito em 2 março 2011 às 0:52 — Sem comentários

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço