Portal Luis Nassif

Blog de José Aparecido Miguel (35)

Outras Páginas - Analfabetismo e homens de bem

JOSÉ APARECIDO MIGUEL

Na contramão da propaganda política, é possível perceber que o Brasil constrói  um difícil futuro para as próximas gerações, embora tenha registrado, nos anos de Fernando Henrique Cardoso e de Luiz Inácio Lula da Silva, significativos avanços em todas as áreas.

Estado de S. Paulo (28/9/2013) escreve que o analfabetismo para de cair pela 1ª vez desde 2004. O assunto saiu em jornais no sábado, dia da semana que, em geral, as…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 2 outubro 2013 às 13:59 — 1 Comentário

Outras Páginas - Incontroláveis

“Black Blocs – Depredação nas ruas” é o principal destaque da revista Carta Capital (7 de julho de 2013,data de capa), para quem o termo surgiu de forma confusa na imprensa nacional. “Seriam jovens anarquistas anticapitalistas e antiglobalização, cujo lema passa por destruir a propriedade de grandes corporações e enfrentar a polícia. Na capa dos jornais e na boca dos âncoras televisivos, eram a “minoria baderneira” em meio a “protestos que começaram pacíficos e…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 5 agosto 2013 às 11:29 — Sem comentários

Outras Páginas - Superpreocupante

Reportagem “Quanto custa um país”, da revista Superinteressante, revela um cenário muito difícil para o futuro do Brasil.

 

O Brasil melhora! Contente-se, mas preocupe-se com o amanhã. No mesmo dia (30 de julho de 2013) em que se divulga que Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios brasileiros subiu 47,5% - e vai de 'muito baixo' para 'alto' em duas décadas, em longevidade da população e renda, mas quase 30% das cidades brasileiras têm nota…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 31 julho 2013 às 12:54 — Sem comentários

Outras Páginas - De volta à realidade?

Enquanto o papa Francisco, numa visita histórica ao Brasil, reza, evangeliza, abraça, beija e ataca a corrupção, seguem as revelações de danos milionários do pagamento de propinas no Brasil, os Estados Unidos aparece em novo caso de espionagem, e o governador Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, sofre forte desgaste com manifestações de protesto.

Francisco, obviamente, dominou o noticiário da semana passada em todos os meios de comunicação do país. Continuará repercutindo por mais alguns…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 28 julho 2013 às 19:42 — Sem comentários

Outras Páginas - Além do papa Francisco

Retomo meu blog na semana em que o papa Francisco visita o Brasil. Francisco é capa de três das quatro mais destacadas revistas de informação do país (data de capa, 24/7/2013). Na Veja, com a manchete “O papa dos pobres”; na CartaCapital, “O papa renovador”, e na …

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 24 julho 2013 às 13:00 — 1 Comentário

Outras Páginas - O futuro da meninada do Brasil

No artigo “A formação de um povo” (Veja10/4/2013, data de capa), a escritora Lya Luft lamenta que, agora, no Brasil, (…) “a meninada só precisa se alfabetizar no fim do 3º ano.

Pergunto: o que estarão fazendo nos primeiros dois anos de escola? Brincando? Gazeteando? A escola vai fingir que está ensinando, preparando para a vida e a profissão? E os pais, que se interessam, o…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 13 abril 2013 às 14:00 — Sem comentários

Outras Páginas - Atraso, irresponsabilidade e jeitinho

Atraso, irresponsabilidade do poder público e da iniciativa privada brasileiros, tudo somado com a sensação de corrupção generalizada (“jeitinho”), são a síntese do terrível incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), na madrugada de domingo, 27 de janeiro de 2013. Morreram, então, 231 pessoas, a maioria jovens universitários. O número de feridos, na quinta-feira, 31, somava 138. O cenário de erros é bem resumido no  artigo de Eliane Cantanhêde, “Brincando…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 31 janeiro 2013 às 20:30 — 1 Comentário

Outras Páginas - “Pibão”, “pibinho” e vulnerabilidades

A presidente da Republica Dilma Rousseff afirma que fará “o possível e o impossível” para que o Brasil atinja, em 2013, um crescimento de pelo menos 4% na economia, escreve Vera Rosa, em O Estado de S. Paulo (27/12/2012). A reeleição dela depende da economia, avalia a cúpula do PT, que completa agora 10 anos com as rédeas do poder. Há cerca de um ano, precisamente dia 21 de dezembro de 2011, a meta de crescimento, defendida pela presidente, era de 5% para 2012, segundo o…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 27 dezembro 2012 às 15:30 — Sem comentários

Outras Páginas - Consciência e racismo

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil, com feriado municipal em diferentes cidades, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, e tudo que o tema envolve, merecem reflexão. Sou fiel defensor de ações afirmativas para o desenvolvimento do cidadão mais carente, seja ele branco, preto, pardo, mulato, amarelo, índio, mameluco - enfim, pobre. Simples assim: pobre e portadores de deficiências devem ter cotas sociais, tratamento específico. Cota racial é…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 15 novembro 2012 às 12:52 — Sem comentários

Outras Páginas - Crianças, educação e saúde na contramão dos ufanistas

O Brasil somente será uma Nação importante, uma potência para sua população, no momento em que suas lideranças públicas e privadas se dedicaram à produção de educação de qualidade, para todos, aliada a investimentos bem definidos e proveitosos em ciência e tecnologia.

Por enquanto, na contramão dos ufanistas, temos realidades assim: segundoO Globo, de 28 de agosto de 2012, crianças chefiam 132 mil famílias. “Uma das novidades reveladas a partir do Censo do…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 31 agosto 2012 às 14:32 — Sem comentários

Outras Páginas - Censura – O violão quebrado que não se cala

Depois de um período de descanso, volto ao meu blog. 

Jornal da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), edição 379, de junho de 2012, traz uma reportagem especial que merece a capa”A MPB enfrenta a censura militar”. Foi escrita por Arcírio B. Gouvêa Neto. “Mais de 40 criadores da Música Popular Brasileira”, desde Adoniran Barbosa a até Wilson Batista, morto décadas antes, foram proibidos pela implacável censura da…
Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 11 julho 2012 às 15:00 — 1 Comentário

Outras Páginas - Sobre a notícia e a verdade

Em tempo de resistência ao trabalho da imprensa – cuja contribuição à democracia brasileira e no mundo é inestimável e incontestável – é preciso reforçar a importância da formação profissional de quem nela trabalha e entender suas posições. Apressados fazem avaliação negativa, mas é correto afirmar que um fato pode ser contado de “n”, todas no universo do que entendemos como verdade.
Exemplo: dia 13 de maio, a Folha de S. Paulo, publica em sua capa a…
Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 14 maio 2012 às 21:30 — Sem comentários

Outras Páginas - Chuá, chuá... É uma cachoeira só

O dicionário explica que chuá significa enchente. O noticiário político brasileiro, constantemente às voltas de denúncias de corrupção, vive há semanas de uma cachoeira, uma enchente delas. As comportas da represa foram abertas com os “malfeitos” do ex-senador do DEM Demóstenes Torres, de Goiás, o “posudo” da honestidade, e seu relacionamento com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, bicheiro e empresário, a quem Torres prestava serviços.…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 19 abril 2012 às 12:00 — Sem comentários

Outras Páginas - Legados inesquecíveis

Sou avesso à idolatria, seja de pessoas ou de fatos históricos, por exemplo. No caso de Millor Fernandes (1923-2012), que morreu dia 27, cheguei perto de tê-lo como ídolo existencial. Admiro também Chico Anysio, que se foi dia 23, e a “rainha do choro” Ademilde Fonseca, que se despediu da gente dia 27 também. Há que se admirar gênios e artistas.

Folha de S. Paulo e Estado de Minas, dia 29, seguiram a mesma…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 31 março 2012 às 0:00 — Sem comentários

Outras Páginas - Enxada, terra e ciência

Causa e efeito, ação e reação, o homem e suas circunstâncias – assim é a realidade, na vida e na economia, mesmo relativizando os resultados de cada fato. A economia brasileira pode sofrer muitas dificuldades este ano, em consequência das crises que demoram na Europa e ainda nos Estados Unidos. Não é pouco, embora o discurso oficial seja otimista. Ser otimista é importante, mas “cantar nunca foi só de alegria/Com tempo ruim, todo mundo também dá bom dia!”, como compôs, em “Palavras”, o…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 15 março 2012 às 18:49 — Sem comentários

Outras Páginas - A coincidência que veio do frio

Madrugada de sábado, 25 de fevereiro de 2012. Locais: jornal O Estado de S. Paulo, com sede no bairro da Casa Verde, na  capital paulista. Muito distante dali fica a Estação Antártida Comandante Ferraz, base brasileira no continente.

Na manhã de sábado, o Estadão publica informação sigilosa de que embarcação brasileira com diesel afunda na Antártida. “Uma chata rebocada pela Marinha afundou em…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 5 março 2012 às 12:30 — 1 Comentário

Outras Páginas - A voz do dinheiro e a banda curta

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), segundo o deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP), defende as empresas, não os consumidores; permite-se que as empresas entreguem 10% da internet prometida e que vendam o patrimônio público.

“O contrato das operadoras com os clientes obriga a entrega de uma banda mínima de apenas 10% da velocidade vendida. Se o consumidor comprou dez megabytes, vai receber apenas um megabyte”, escreve, em artigo na Folha de S.…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 23 fevereiro 2012 às 14:00 — Sem comentários

Outras Páginas - Fora e dentro da escola: “3 + 3 = 7”

Propaganda e tamborins à parte, “apenas 35 cidades brasileiras – 0,6% do País – têm metade ou mais de seus alunos com aprendizado em matemática adequado à série que cursam”, escreve o jornal O Estado de S. Paulo (dia 8 de fevereiro). “No caso da língua portuguesa, esse índice é de 1,2%. Ou seja: apenas 67 municípios apresentam a metade ou mais de seus estudantes com conteúdo satisfatório para o ano…
Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 16 fevereiro 2012 às 11:00 — Sem comentários

Outras Páginas - A doença do atraso e da pobreza

O Brasil da chamada “nova classe média”, dos “tablets” e outras modernidades tecnológicas, “embora tenha eliminado, há seis anos, o barbeiro Triatoma infestans, não conseguiu proteger os brasileiros mais pobres das outras espécies do inseto”. “São 3 milhões os portadores do mal e 606 municípios (11% do país) com alto risco de infestação”, escreve o Correio Braziliense (5 de fevereiro), em série de reportagem assinada por Vinícius Sassine. “Outros 1.490 municípios…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 6 fevereiro 2012 às 17:00 — Sem comentários

Outras Páginas - A arte de furtar, a internet e o lixo

A revista Época (30 de janeiro, data de capa), baseada na análise de casos recentes, lista as modalidades de corrupção mais comuns no Brasil – e propõe ideias para diminuir a roubalheira.

Em “Anatomia da corrupção”,  Marcelo Rocha pretende passar a mensagem (para os governantes) de que “a tolerância do eleitor com os “malfeitos” é muito menor em sociedades democráticas e com imprensa livre” e (para o eleitor) de que “saber como se rouba ajuda na fiscalização…

Continuar

Adicionado por José Aparecido Miguel em 31 janeiro 2012 às 8:30 — Sem comentários

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço