Portal Luis Nassif

Blog de Ronaldo Bicalho -- agosto 2008 Arquivo (6)

O pré-sal do urânio

Não é apenas a indústria de petróleo brasileira que se encontra em um momento de grandes decisões, a nossa indústria nuclear também se vê diante de escolhas cruciais para o futuro do país.



Como no mundo da energia não existe bala perdida, vale a pena acompanhar determinados movimentos que ocorrem, relativamente, desapercebidos, em áreas estratégicas para o nosso desenvolvimento tecnológico e industrial.



Tramitou discretamente no Congresso Federal uma Proposta de Emenda à… Continuar

Adicionado por Ronaldo Bicalho em 31 agosto 2008 às 14:00 — 1 Comentário

As premissas para um bom debate sobre o pré-sal

As decisões que serão tomadas sobre o pré-sal constituem o maior desafio enfrentado pela política energética do país em décadas. Dado o seu caráter crucial para o futuro do Brasil, cabe indagar sobre quais devem ser as premissas básicas que podem orientar essas decisões.



A primeira delas, sem dúvida, deve ser o reconhecimento de que a construção de uma política energética para o pré-sal envolve um processo que transcende o restrito âmbito empresarial. Esse não é um processo que se… Continuar

Adicionado por Ronaldo Bicalho em 24 agosto 2008 às 13:00 — 3 Comentários

O racionamento que não houve: simplificações, especialistas e síndrome gaulesa

Uma análise da cobertura realizada pela mídia brasileira da “crise elétrica” do início deste ano permite retirar algumas lições sobre o que não se deve fazer diante de eventos complexos, que envolvem vários interesses e que podem ter impactos significativos sobre a vida das pessoas.



A cobertura da mídia na ocasião apresentou três equívocos básicos e recorrentes: a simplificação inadequada de assuntos complexos; a falsa neutralidade dos especialistas; e a síndrome… Continuar

Adicionado por Ronaldo Bicalho em 17 agosto 2008 às 18:21 — 1 Comentário

Brasil petrolero - o pais mais grande do mundo

O periódico argentino Clarin preparou um interessante material multimídia sobre o pré-sal brasileiro.

É uma visão do desenvolvimento petrolífero do Brasil visto sob a ótica argentina e um questionamento sobre as razões do retrocesso deles.

Enfim, por que nós conseguimos e eles não?

Para ter acesso ao material do Clarin, clique aqui.

Adicionado por Ronaldo Bicalho em 16 agosto 2008 às 4:33 — 5 Comentários

Belo Monte: a compatibilização possível entre as políticas ambiental e energética

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em uma resolução de 3 de Julho de 2008, dispondo sobre o aproveitamento do potencial hidráulico para fins energéticos do rio Xingu, determinou que o potencial a ser explorado fosse somente aquele situado entre a sede urbana do Município de Altamira e a foz do rio.



O resultado concreto dessa decisão é que apenas a hidrelétrica de Belo Monte (11.182 MW) será construída no rio Xingu; abrindo-se mão dos outros três aproveitamentos… Continuar

Adicionado por Ronaldo Bicalho em 10 agosto 2008 às 15:30 — 4 Comentários

Obama, McCain e a energia

Com o galão do combustível atingindo a casa dos quatro dólares e o preço do petróleo batendo recordes, energia se tornou um dos temas centrais da eleição presidencial americana.



Os dois candidatos principais, os senadores Barack Obama (Democrata) e John McCain (Republicano), em linhas gerais, compartilham os mesmos objetivos principais: redução da dependência americana ao petróleo importado e forte estímulo aos combustíveis limpos. Porém, os seus métodos para alcançar esses objetivos… Continuar

Adicionado por Ronaldo Bicalho em 3 agosto 2008 às 17:30 — Sem comentários

Arquivos mensais

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço