Blog de Paulo Gurgel Carlos da Silva -- novembro 2009 Arquivo (10)

Assaduras, nunca mais

O Baby Bottom Fan (algo como “ventilador de bunda de bebê”) serve para dar uma arejada em cada troca de fraldas, prevenindo assaduras e dando mais conforto ao bebê. Tudo com muita segurança, pois suas pás são forradas com espuma para não fatiar a sua (dele) bunda.

E tem mais! O seu design aerodinâmico reduz o ruído de fricção do ar, garantindo que a hora de o bebê refrescar as nádegas seja um momento agradável.

E isso não é tudo! Como você sabe, mesmo a coisa mais… Continuar

Adicionado por Paulo Gurgel Carlos da Silva em 30 novembro 2009 às 22:33 — Sem comentários

O Dia das Ações de Graça

Na última quinta-feira do mês de novembro, o Brasil bem que poderia ter o seu Dia das Ações de Graça. Não se trata de uma cópia do Thanksgiving, o Dia da Ação de Graças dos norte-americanos, no qual, eles, sob os mais diversos pretextos (começaram em 1620 agradecendo a Deus por causa de uma boa colheita), aproveitam para ir à tripa forra. Sendo o prato principal em suas residências o peru que, nesse dia do ano, amarga o seu holocausto.

O nosso Dia teria características bem… Continuar

Adicionado por Paulo Gurgel Carlos da Silva em 27 novembro 2009 às 22:29 — Sem comentários

Você e as bactérias

De acordo com o último censo realizado no corpo humano, você é mais bactéria do que você mesmo.

Esquisito, não é?! Mas com todas as bactérias que vivem dentro de você se pode encher uma jarra de dois litros. Em seu corpo, há mais células bacterianas do que células humanas - até dez vezes mais, segundo alguns estudos. Apesar de seu vasto número, essas bactérias só não ocupam um espaço proporcionalmente maior porque elas são menores do que as células humanas. No entanto, ainda que pareça… Continuar

Adicionado por Paulo Gurgel Carlos da Silva em 26 novembro 2009 às 12:09 — Sem comentários

Relógios solares e lunares

Desde remotos tempos o homem, ao observar o Sol, percebeu que este originava as sombras dos objetos. Ao fazer estas observações notou que, ao longo do dia, o tamanho dessas sombras variavam. Então, viu que conseguia, através da sombra de uma vareta fincada verticalmente no chão, fazer estimativas para as horas do dia. E assim surgiram os primeiros relógios solares.

Agora, falar sobre os relógios lunares é bem mais complicado. Nem ao menos se sabe se eles algum dia alguma noite já… Continuar

Adicionado por Paulo Gurgel Carlos da Silva em 22 novembro 2009 às 0:09 — Sem comentários

O placebo: agradando demais?

O número das novas drogas testadas em ensaios clínicos controlados e que não mostram a sua efetividade em seres humanos está a aumentar. E a culpa dessa tendência vem sendo atribuída ao efeito placebo, o qual parece ser atualmente mais forte do que já foi no passado.

Obviamente, se uma nova droga testada não alcança um resultado significativamente superior ao de uma pílula de açúcar, isto significa que ela não tem condições de ser lançada no mercado farmacêutico. Um problema que inclusive… Continuar

Adicionado por Paulo Gurgel Carlos da Silva em 20 novembro 2009 às 12:45 — Sem comentários

Era Glacial

As eras glaciais acontecem ciclicamente na Terra, intercaladas por eras quentes. Estaríamos agora nas vésperas de mais uma Era Glacial, ainda não iniciada, pasmem vocês, devido à ação humana.

É o aquecimento global, não obstante os desastres ecológicos por ele trazidos, que está retardando o início de uma nova Era Glacial. Sem que isso signifique um sinal verde apoio da ciência para os desmatamentos florestais e as produções industriais megapoluidoras, atividades apontadas como… Continuar

Adicionado por Paulo Gurgel Carlos da Silva em 16 novembro 2009 às 9:59 — Sem comentários

Um antigo sonho

Ir à Lua é um antigo sonho humano. Apenas tornado real a partir da histórica missão da Apolo 11 (feito ainda hoje contestado, eu sei). Antes da referida missão, houve pequenas iniciativas particulares que não deram certo. Como esta (na imagem) em que faltou ao sonhador uma, digamos, base de apoio.

Se, em vez de uma escada, tivesse ele se utilizado de um cavalete...



Blog… Continuar

Adicionado por Paulo Gurgel Carlos da Silva em 14 novembro 2009 às 11:55 — Sem comentários

O filante de jornal

Sua evolução natural em 7 etapas:



1. Ele lê o jornal através de seu ombro.

2. Pede o jornal só para dar uma espiada no horóscopo.

3. Ele usa o seu jornal dobrado para matar uma mosca.

4. Pede licença para retirar um cupom de sorteio do jornal.

5. Ele leva o seu jornal para a casa, mas o devolve no dia seguinte.

6. Idem, sem devolver o jornal.

7. Ele tenta matar você usando o seu jornal… Continuar

Adicionado por Paulo Gurgel Carlos da Silva em 11 novembro 2009 às 13:57 — 2 Comentários

Silicosis Blues

A construção de um túnel (Hawk's Nest) para uma hidrelétrica em West Virginia, Estados Unidos, no início da década de 1930, resultou no adoecimento e morte de centenas de trabalhadores norte-americanos por silicose aguda. Foi uma tragédia que envolveu um grande número de operários da Union Carbide (empresa responsável pela condução do projeto) e que passou à história com o nome de Hawk's Nest Disaster.

Em 1936, Josh White compôs o blues "Silicosis is killin' me"… Continuar

Adicionado por Paulo Gurgel Carlos da Silva em 5 novembro 2009 às 12:04 — Sem comentários

Equacionando a Lei de Murphy

É o nosso senso de impotência diante de muitas situações da vida real que tem tornado a Lei de Murphy tão popular. E já houve uma pessoa que a viu sob a forma de uma equação matemática que pode prever as chances de os processos falharem.

O caso de Joel Pel, engenheiro biológico da University of British Columbia, que criou uma fórmula que prevê a ocorrência da Lei de Murphy:

A fórmula acima emprega uma constante igual a um, um fator… Continuar

Adicionado por Paulo Gurgel Carlos da Silva em 1 novembro 2009 às 17:30 — 1 Comentário

Arquivos mensais

2019

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço