Portal Luis Nassif

Blog de Laura Macedo -- novembro 2008 Arquivo (16)

Dia Nacional do Samba

"Vocês sabem por que o Dia Nacional do Samba cai em dois de dezembro? Não, não é a data de nascimento de Tia Ciata. Também não é quando gravaram 'Pelo Telefone'. Muito menos quando Ismael Silva e os bambas do Estácio fundaram a Deixa Falar. O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso 'Na Baixa do Sapateiro', mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 30 novembro 2008 às 18:30 — 4 Comentários

Qual o Samba e/ou Sambista de sua Preferência?

O escritor Jorge Caldeira diz que o cenário da epopéia do samba foi o Rio de Janeiro e os responsáveis pela sua construção foram Donga, Sinhô, Pixinguinha, Ismael Silva, e que Noel Rosa completou a obra, criando a figura do compositor nos moldes atuais.





























"Plagiando" (no bom sentido) minha amiga Helô, que recentemente indagou: "Qual a música mais…

Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 30 novembro 2008 às 1:00 — 5 Comentários

Uma História que deu Samba



Onde nasceu o samba? Na África? No Brasil? Caso prevaleça a segunda opção, foi na Bahia? ou no Rio de Janeiro?



Seu nome é semba? Mas não existem os que o chamam de zambra, zambo, zamba ou mais ancestralmente de batuque?



(Conjunto formado por negros no Brasil Colônia e abaixo um autêntico batuque na fazenda).





 





 

 



Sua…

Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 30 novembro 2008 às 1:00 — Sem comentários

Almirante, a Maior Patente do Rádio







Henrique Foréis Domingues, cantor, compositor, pesquisador e radialista - famoso pelo apelido de Almirante, ganho quando serviu à Marinha, nos anos de 1920 - começou sua promissora carreira no meio musical carioca como cantor e pandeirista do grupo Flor do Tempo, que depois se transformaria no Grupo de Tangarás (Almirante, Noel Rosa, Alvinho, Henrique Brito e Braguinha).

















Em 1938 iniciou a…

Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 27 novembro 2008 às 20:00 — 1 Comentário

Thiago Arancam, único brasileiro na "Operalia"





O tenor brasileiro foi um dos vencedores da Operalia, maior competição de canto lírico do mundo, e se prepara para cantar a ópera ''Carmen'', a convite de Plácido Domingo.









O paulista Thiago Arancam, 26 anos, desponta como um dos grandes nomes no cenário do canto lírico. Ele participou recentemente, 19 a 24 de setembro de 2008, da Operalia, a maior competição mundial da área, criada em 1993 pelo tenor espanhol Plácido… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 26 novembro 2008 às 0:56 — 3 Comentários

George Gershwin, casamento do Clássico com o Popular



Nasceu
no Brookyn, em New York, em 26/09/1898, filho de imigrantes judeus, oriundos da Rússia.

Cedo encarou o piano com seriedade e logo evoluiu até Chopin, Listz e Debussy, tornando-se um talentoso pianista e, paralelamente com a mesma intensidade, um grande compositor, tendo o irmão, Ira Gershwin, como principal parceiro.



Concentrou-se primeiro na música clássica, mas, em 1924, trocou-a pela "Tin Pan Alley" (música…

Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 23 novembro 2008 às 0:00 — 5 Comentários

Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de Novembro



"O Dia Nacional da Consciência Negra foi escolhido desde 1978 como forma de homenagear Zumbi dos Palmares - morto em 20 de novembro de 1695.



Símbolo da resistência negra no país, Zumbi foi um dos líderes do Quilombo de Palmares, localizado na serra da Barriga, na divisa entre o Estado de Alagoas e Pernambuco. Fundado em 1597 por escravos foragidos de engenhos, o quilombo deu origem a uma cidade formada por fortificações espalhadas pela mata, onde… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 19 novembro 2008 às 21:30 — 1 Comentário

Nomes Importantes do Choro no Instrumental Sesc Brasil





"O programa Instrumental Sesc Brasil exibido pela Sesc TV selecionou para esta semana três programas com nomes importantes do Choro. Na terça (18/11) às 23h será exibido o encontro do saudoso flautista Carlos Poyares com o jovem bandolinista Danilo Brito. Reprise na quarta (19/11) às 4h e 16h30. Na quarta (19/11) às 23h é a vez da Orquestra de Cordas de Pernambuco, liderada pelo violonista Henrique Annes. Reprise na… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 18 novembro 2008 às 19:30 — 2 Comentários

Diego Figueiredo e as Lágrimas de George Benson



Nascido em Franca (SP), em 1980, Diego Figueiredo estudou violão erudito, jazz e música popular, em conservatórios de Franca, Ribeirão Preto e Tatuí.



Quem o conhece apenas pelos seus primeiros trabalhos pode ter ficado com a errônea impressão de que ele é apenas um excelente guitarrista, mas Diego é também produtor, arranjador e multiinstrumentista, dominando com competência a arte de tocar guitarra, violão, cavaquinho, viola, bandolim e…

Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 15 novembro 2008 às 21:30 — 3 Comentários

Acervo Hermínio Bello Carvalho

"A importância de Hermínio Bello de Carvalho para a música popular brasileira sequer pode ser calculada. Em 50 anos de carreira, o poeta, compositor, produtor, diretor de espetáculos e cronista é um dos maiores responsáveis pela preservação e divulgação da cultura nacional.



E durante todos estes anos, Hermínio construiu um acervo muito rico, através do material que recolheu, convivendo e trabalhando com personagens fundamentais da história da MPB. Boa parte desse material está agora… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 14 novembro 2008 às 20:30 — 4 Comentários

Palmas para o Chorinho Piauiense

ATUALIZAÇÃO

Vide atualização no final do post.



Quem acompanha minhas matérias, aqui na Comunidade, já percebeu minha grande paixão pela música e, em especial, pelo Chorinho. Hoje pretendo oferecer uma justa homenagem ao Chorinho piauiense, destacando Grupos de Choro da década de 1970 e o que atua presentemente.



O Choro já tem quase 150 anos de história e o notável é que continua como um vulcão em ebulição,… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 9 novembro 2008 às 20:30 — 6 Comentários

Meira, 26 Anos de Ausência.



O pernambucano Jaime Florence - o Meira, nascido em "Paudalho", em 1909, foi o mais respeitado violão de seis cordas de "regional". Aos 18 anos já atuava profissionalmente em Recife.

Migrou para o Rio de Janeiro onde passou por momentos traumáticos em decorrência da morte do irmão Robson, que era cavaquinista.



Em 1937 passou a integrar o famoso regional de Benedito Lacerda acompanhando, entre outros, os cantores Orlando Silva,… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 8 novembro 2008 às 19:24 — Sem comentários

Vivaldi, as Quatro Estações



"O mais celebrado dos compositores barrocos, Antonio Vivaldi (italiano, 1678-1741), era também provavelmente um dos mais prolíferos.



Além de seus mais de 500 concertos, produziu diversas óperas, obras sacras (incluindo seu famoso Glória) e várias outras instrumentais, enquanto seu virtuosismo ao violino angariou-lhe fama internacional.



Como seu pai, tinha os cabelos ruivos, e por isso ganhou o apelido de 'Padre… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 6 novembro 2008 às 0:04 — 1 Comentário

Raio X David Russel, por Fábio Zanon

"A arte de David Russel se distingue pela estabilidade e contenção. Ele é capaz de grandes feitos de virtuosismos sem nunca atrair a atenção para a velocidade oca de interesse musical. Ele tem uma sonoridade clara, bem timbrada e projetada, que nunca força os limites do instrumento; muito da sedução de seu som se deve ao fato que sua técnica é exemplar, absolutamente imaculada, isenta de ruídos em ambas as mãos, com um perfeito legato e minucioso controle de… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 3 novembro 2008 às 20:00 — 2 Comentários

A Revista do Lalau





A Revista do Lalau - Uma seleção de raridades, textos dispersos e inéditos de Sérgio Porto, o homem que inventou Stanislaw Ponte Preta e o país do Febeapá, organizada pelo jornalista e escritor Luís Pimentel, saiu do forno, pela editora Agir, em setembro próximo passado, mês que marca os 40 anos da morte de Sérgio Porto, ano do cinquentenário da bossa nova e o aniversário eterno do Festival de Besteira que Assola o… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 2 novembro 2008 às 20:00 — 3 Comentários

Esperanza Spalding: "Melhor Baixista Acústica em Ascensão"



Há tempos não se via uma artista revelada no cenário do jazz despertar tanto interesse.

Nascida em 1984, Portland, estado de Oregan - EUA, foi criada apenas pela mãe, cuja situação financeira era bastante precária.

Aos quatro anos de idade depois de assistir a uma apresentação do violoncelista Yo-Yo Ma, apaixonou-se pela música. Experimentou alguns instrumentos como violino e violão, até definir-se pelo contrabaixo.

Seu professor, reconhecendo seu… Continuar

Adicionado por Laura Macedo em 1 novembro 2008 às 20:00 — 2 Comentários

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

1999

Publicidade

Blogs Brasilianas

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço