Portal Luis Nassif

Blog de João Nunes da Silva (19)

Crime em dois tempos

O dia 24 de maio de 2011 deve ficar marcado na história do Brasil como o dia do crime em dois tempos; explico: é que ao mesmo tempo em que o Congresso Nacional votava o novo código florestal também foram assassinados numa emboscada dois líderes ambientalistas – José Carlos Ribeiro Batista e sua esposa, Maria do Espírito Santo. O fato se deu próximo ao município de Ipixuna – Pará. Parafraseando um título de um belo romance da literatura brasileira, podemos dizer que foi a morte e a morte de um… Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 25 maio 2011 às 17:30 — Sem comentários

O papel da imprensa no processo de desinformação da sociedade

Quando era criança costumava participar de uma brincadeira que consistia no seguinte: fazíamos um circulo com todos os amiguinhos e o líder do grupo falava ao ouvido de quem estava à sua direita ou esquerda; em seguida aquele que recebeu a mensagem deveria passar para o seguinte, também no pé do ouvido. Isso era feito até que chegasse a última pessoa do circulo a qual deveria falar bem, alto para todos o que…

Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 24 maio 2011 às 13:30 — Sem comentários

OS REAIS MOTIVOS À GUERRA

Adicionado por João Nunes da Silva em 21 maio 2011 às 14:00 — Sem comentários

A invenção do homem e da mulher

O que se configurou ao longo do tempo sobre homem e mulher é resultado da cultura machista instituída na sociedade. Para ser mais claro, o que conhecemos para diferenciar o gênero masculino do feminino pela alcunha de homem e de mulher é fruto de todo um processo histórico e cultural da humanidade. As instituições sociais, também criadas pelos homens, e, portanto, baseadas em concepções masculinizadas do mundo, ou machistas, encarregaram-se de formatar o ser humano e de enquadrá-lo a partir de… Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 14 maio 2011 às 23:43 — Sem comentários

A morte de Bin Laden: elementos para reflexão

A morte do terrorista número um, Bin Laden, tem sido tema central nos principais jornais do mundo. Mas há de se convir que essa história (ou seria estória?) está muito mal contada. Se se tem como verdade, alguns aspectos merecem ser discutido à luz da razão, sem qualquer fanatismo. Se for fato que Bin Laden foi morto, os Estados Unidos precisam esclarecer o ocorrido. Por exemplo, por que não mostram o corpo? Como acreditar num exame de DNA feito por integrantes da CIA? Desde quando os EUA…

Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 4 maio 2011 às 2:40 — Sem comentários

Trabalho e poder

No dia do trabalho acordei pensando sobre  a sua importância para a sociedade e sua íntima relação com o poder. Sem dúvida, a sociedade não existiria sem o trabalho. Não por acaso que os grandes estudiosos das ciências sociais, filósofos e pensadores têm demonstrado grande interesse em discutir  sobre o trabalho e suas implicações. Marx foi um deles que estudou profundamente sobre as relações de trabalho no capitalismo e apontou o quanto de exploração o trabalhador é submetido, enquanto que…

Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 1 maio 2011 às 17:25 — 2 Comentários

Cineclube e vida inteligente em Palmas - TO

O poeta Ferreira Goulart certa vez afirmou que a arte existe porque a vida em si não basta; é a mais pura verdade, pois o mundo seria muito pior senão existisse a arte; seria lastimável. Não por acaso que os grandes artistas, desde a antiguidade, até os nossos dias, têm contribuído significativamente para um mundo melhor através da arte; a tragédia e a comédia muito nos ensina sobre esse aspecto, daí vale a pena ler A poética aristotélica, obra primorosa sobre a arte, seus programas de efeitos… Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 26 janeiro 2011 às 4:48 — Sem comentários

Padilha e tropa de Elite I e II

O diretor José Padilha aponta como um dos cineastas mais badalados no Brasil, especialmente em função dos seus filmes Tropa de Elite I e II; antes já se fizera conhecido com o documentário Ônibus 174 (2002) e foi inclusive a partir desse filme que surgiu a ideia de Tropa de Elite. Sobre o diretor diria que está em fase de descoberta e de crescimento, muito mais pelo apelo mercadológico do seu trabalho do que pelas sua postura, muitas vezes contraditórias e antiéticas. Quando falo antiética me… Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 25 novembro 2010 às 4:30 — Sem comentários

O capitalismo fabrica e financia a dissidência

O capitalismo utiliza de todos os meios possiveis para fabricar e manter dissidência, principalmente nos países onde há governos socialistas e cujas ações em prol de uma sociedade mais justa e igualitária apresentam significativos resultados, como é o caso da Venezuela, Brasil, Bolivia, entre outros. As estratégias, às vezes claras, mas, em geral, dissimuladas, procuram minar toda forma de avanço democrático, de modo que apresentam-se como bozinhos e até convidam representantes populares para… Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 24 novembro 2010 às 22:30 — Sem comentários

OTAN, polícia do mundo

Muitas pessoas sentem náusea ao nome da organização.…

Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 24 novembro 2010 às 15:30 — Sem comentários

O PROFETA DO APOCALIPSE NORTE-AMERICANO

O imperialismo é uma forma de tirania. O militarismo engendrado pelo imperialismo é a ruína da própria democracia norte-americana. Os Estados Unidos devem abdicar de seu imperialismo caso queiram preservar sua democracia. Estas são algumas teses centrais formuladas pelo especialista em política internacional, Chalmers Johnson, que morreu aos 79 anos de idade, no último sábado, dia 20 de novembro de 2010.
Leia mais clicando…
Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 24 novembro 2010 às 13:01 — Sem comentários

JORNALISMO E ENTRETENIMENTO

Jornalismo não é entretenimento, mas, da forma como a "grande imprensa" utiliza, é na verdade mecanismo de imbecilização. Sei que muitos podem discordar do que afirmo; não tem problema, pois, tenho convicção de que o tipo de jornalismo a que somos acostumados a ver, especialmente os telejornais, são doses ( ou poderia dizer xaropes) para manter grande parte da população na ignorância.
Para alguns colegas da comunicação, certamente vão dizer que ainda estou no tempo da Teoria Hipodermica,…
Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 23 novembro 2010 às 15:40 — Sem comentários

A NECESSIDADE DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E DE OUTROS

Hoje, 20 de novembro, é comemorado em nosso calendário o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa homenagem a Zumbi dos Palmares, se opõe à Lei Aurea, assinada pela Princesa Isabel, que, "libertou" os escravos de uma situação e colocou-os em outra praticamente igual, pois, sem terra, sem casa, sem alfabetização, sem nada, os escravos ficaram pelas ruas e favelas até hoje.

Quisera não fosse necessario uma data como essa, assim como o dia da mulher, da criança, do idoso, dentre…

Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 20 novembro 2010 às 17:30 — Sem comentários

Jornalismo que se preza não ofende o povo

Um jornalismo que se preza, que podemos dizer de verdade, se preocupa em informar de fato o povo, independentemente de classe, grupo, cor, religião e ideologia; qualquer emissora de TV e seus respectivos jornalismos não são obrigados a concordarem com tudo, porém, devem primar pelo respeito ao povo e ter qualidade no serviço que presta. Mas, caso isso não aconteça, é de se perguntar: para que existir esse tipo de jornalismo?

Se um jornalismo ou…

Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 20 novembro 2010 às 12:00 — 4 Comentários

VENEZUELA É O PAIS COM MENOR DESIGUALDADE NA AMÉRICA LATINA

Essa notícia é para fazer calar a grande imprensa burguesa do Brasil e do mundo. De acordo com o sítio venezuelano Pátria Grande, a Venezuela é o pais com menor desigualdade social - clique aqui e confira. sem dúvida, tal noticia jamais é divulgada em emissora como a globo e suas afiliadas.…
Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 19 novembro 2010 às 4:00 — Sem comentários

A construção do conhecimento no Portal Luis Nassif

Nada melhor do que o conhecimento na vida; sem o conhecimento nada somos, a não ser meros fantoches nas mãos dos dominadores, como tem acontecido durante longos anos na história das civilizações. Mas, para quem quer saber a verdade de fato e ampliar seus conhecimentos sobre os principais acontecimentos, problemas e perspectivas do país precisa acessar o PORTAL DO NASSIF; esse sim, é conhecimento prá não botar defeito.

A ideia de um portal onde todos podem participar na…

Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 18 novembro 2010 às 16:00 — 2 Comentários

Sobre o preconceito no Brasil

Preconceito sempre existiu e, certamente, jamais terá fim; mas é preciso que se criem mecanismo cada vez mais eficientes e eficazes para a sua diminuição máxima e, principalmente para evitar danos aos indivíduos e coletividades. No caso brasileiro a história do preconceito tem seu alicerce a partir do processo de colonização e, consequentemente, com as primeiras ações daqueles que foram tornados na primeira elite do país. Mais precisamente, os costumes desses supostos "donos " do Brasil foram… Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 17 novembro 2010 às 15:00 — 2 Comentários

O Brasil mudando

Nunca na história desse país se viram tão escancarados os preconceitos e discriminações; o mais recente, como se pode vê em vídeo no youtube, demonstra o ódio das elites conservadoras destilado a partir da eleição de Dilma…

Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 17 novembro 2010 às 1:30 — Sem comentários

jornalismo e (in)verdades

Raul Seixas já dizia sabiamente “eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz”. Mais do que nunca essa frase tem tudo a ver…

Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 16 novembro 2010 às 21:00 — Sem comentários

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço