Blog de João Nunes da Silva -- maio 2011 Arquivo (6)

Crime em dois tempos

O dia 24 de maio de 2011 deve ficar marcado na história do Brasil como o dia do crime em dois tempos; explico: é que ao mesmo tempo em que o Congresso Nacional votava o novo código florestal também foram assassinados numa emboscada dois líderes ambientalistas – José Carlos Ribeiro Batista e sua esposa, Maria do Espírito Santo. O fato se deu próximo ao município de Ipixuna – Pará. Parafraseando um título de um belo romance da literatura brasileira, podemos dizer que foi a morte e a morte de um… Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 25 maio 2011 às 17:30 — Sem comentários

O papel da imprensa no processo de desinformação da sociedade

Quando era criança costumava participar de uma brincadeira que consistia no seguinte: fazíamos um circulo com todos os amiguinhos e o líder do grupo falava ao ouvido de quem estava à sua direita ou esquerda; em seguida aquele que recebeu a mensagem deveria passar para o seguinte, também no pé do ouvido. Isso era feito até que chegasse a última pessoa do circulo a qual deveria falar bem, alto para todos o que…

Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 24 maio 2011 às 13:30 — Sem comentários

OS REAIS MOTIVOS À GUERRA

Adicionado por João Nunes da Silva em 21 maio 2011 às 14:00 — Sem comentários

A invenção do homem e da mulher

O que se configurou ao longo do tempo sobre homem e mulher é resultado da cultura machista instituída na sociedade. Para ser mais claro, o que conhecemos para diferenciar o gênero masculino do feminino pela alcunha de homem e de mulher é fruto de todo um processo histórico e cultural da humanidade. As instituições sociais, também criadas pelos homens, e, portanto, baseadas em concepções masculinizadas do mundo, ou machistas, encarregaram-se de formatar o ser humano e de enquadrá-lo a partir de… Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 14 maio 2011 às 23:43 — Sem comentários

A morte de Bin Laden: elementos para reflexão

A morte do terrorista número um, Bin Laden, tem sido tema central nos principais jornais do mundo. Mas há de se convir que essa história (ou seria estória?) está muito mal contada. Se se tem como verdade, alguns aspectos merecem ser discutido à luz da razão, sem qualquer fanatismo. Se for fato que Bin Laden foi morto, os Estados Unidos precisam esclarecer o ocorrido. Por exemplo, por que não mostram o corpo? Como acreditar num exame de DNA feito por integrantes da CIA? Desde quando os EUA…

Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 4 maio 2011 às 2:40 — Sem comentários

Trabalho e poder

No dia do trabalho acordei pensando sobre  a sua importância para a sociedade e sua íntima relação com o poder. Sem dúvida, a sociedade não existiria sem o trabalho. Não por acaso que os grandes estudiosos das ciências sociais, filósofos e pensadores têm demonstrado grande interesse em discutir  sobre o trabalho e suas implicações. Marx foi um deles que estudou profundamente sobre as relações de trabalho no capitalismo e apontou o quanto de exploração o trabalhador é submetido, enquanto que…

Continuar

Adicionado por João Nunes da Silva em 1 maio 2011 às 17:25 — 2 Comentários

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço