Blog de Valmir Gôngora (51)

Jogo sujo. Mas para alguns, estratégia!

Entrevista de Émerson, após Corinthians e São Paulo do domingo 5 de maio: indagado em relação a uma disputa na base dos empurrões, o atacante defende a “malandragem” – ou a encenação, a simulação, daquelas em que o atleta diante da sombra do adversário se contorce a sugerir ter sido agredido e ter de abreviar sua carreira. Argumenta que é do jogo, que cabe ao árbitro perceber e coibir.

Entrevista de Rogério Ceni à ESPN - Programa Bate-Bola, primeira edição, de 7 de maio. Reconhece que…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 7 maio 2013 às 20:35 — Sem comentários

Drones. Em nome da paz!

É preciso “coragem para resolver nossas diferenças pacificamente”. Afinal,“a paz e seguridade verdadeiras não requerem uma guerra perpétua". As afirmações são do Presidente Obama, dos Estados Unidos da América, ditas em sua posse (El País, 22/1/2013).

Mas, por via das dúvidas, a nação belicista dispõe, de acordo com o jornalista José Arbex Jr. (Caros Amigos - edição de janeiro de 2013), de sete mil Drones, assim chamados os aviões não tripulados dos Estados Unidos.

Escreve o…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 22 janeiro 2013 às 19:30 — Sem comentários

Hipócrita fala do chefe de um estado assassino

Nota publica no portal do jornal El País, de 16 de janeiro, destaca iniciativas do governo estadunidense em sua “guerra contra as armas”, na definição do jornal.

O Presidente Obama prometeu, naquele dia, empenhar-se no que será um dos mais difíceis objetivos de seu segundo mandato. Ele encaminhará ao Congresso, entre outras propostas, a que proíbe o uso de armas militares por civis(!!). Intensificará, também, medidas para a identificação dos compradores dos demais tipos de…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 17 janeiro 2013 às 18:46 — Sem comentários

Exterminadores do futuro alheio

Segundo nota publicada na quarta-feira 2 de janeiro pela TELESUR (www.telesurtv.net), pesquisadores de universidade da Califórnia informam que os Estados Unidos pretendem criar soldados mutantes. Esses soldados resultariam da aplicação de drogas, de próteses e da manipulação genética. Os Estados Unidos contariam, assim, com supersoldados livres do medo, mais fortes e resistentes.

A nota não informa, mas provavelmente seu exército inauguraria…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 2 janeiro 2013 às 18:44 — Sem comentários

O jornalista e o acesso a contratos privados.

Comentarista da ESPN Lúcio de Castro pretende conhecer o contrato firmado pela Caixa com o Corinthians. Para ele, a Caixa é dinheiro público. Não informou se vai publicá-lo.

A Caixa é uma instituição financeira pública, mas de direito privado. Sujeita-se à fiscalização e normas aplicadas às demais instituições.

Entre outros papéis, ela exerce o de multiplicador de moeda. Arrecada recursos de agentes superavitários e os empresta a deficitários. Por exemplo: os depósitos da…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 30 novembro 2012 às 13:01 — Sem comentários

Se foi prá desfazer, por que é que fez?

Se foi prá desfazer, por que é que fez?

A indagação é de Vinícius e Toquinho, em “Cotidiano nº 2”, feita ao amigo Deus.  

O relatório da CPMI do Cachoeira não parece ser obra divina, embora volumosa.  Mas ainda assim cabe a pergunta.

Se o relator não dispunha de elementos para incluir - os depois excluídos -  entre elementos  que praticaram algum ilícito, por que o fez?

Se o relator os incluiu pois deveriam ser incluídos, dados os indícios, documentos  e…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 28 novembro 2012 às 20:49 — Sem comentários

Os conservadores não se suicidam

O El País, diário conservador espanhol, afirma em editorial de 17 de novembro que “a recessão europeia, à qual se somam países aparentemente sólidos como Holanda e Áustria,  põe novamente em evidência que as políticas de austeridade, sobretudo se seus objetivos se impõem por breve período de tempo, não resolvem os problemas que resultam da crise”.

Acrescenta o diário: “Por um lado, não reduzem a instabilidade financeira dos países envolvidos e, por outro, não incentivam oportunidades…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 17 novembro 2012 às 16:24 — Sem comentários

Contra o jornalismo rançoso, utilize o IPOD

Frequento uma academia. Passado meio século de existência, não ficarei “sarado”, mas tanto quanto possível, saudável.

Chego às 6 horas da manhã. O dono do lugar sintoniza o Jornal do SBT. Paciência.

Assisti muitas edições. Trata-se de noticiário cuja pauta pode ser definida como “mesma cantilena”. Um dos comentaristas representa bem essa pauta: figura do Millenium e até há pouco editorialista de um jornal falido, mantém sua luta para derrubar o já encerrado governo…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 10 novembro 2012 às 20:14 — Sem comentários

O alvo é Lula. Lembranças de antes de 1964.

Ricardo Kotscho publicou em seu blogue artigo intitulado “O alvo agora é Lula”. Da mesma forma que outros analistas, Kotscho avalia que a direita brasileira, cujo maior partido é o por ele tratado como “esquadrão midiático”, composto por Globo, Veja, Estadão - todos patrocinadores do Instituto Millenium - não se conforma com as seguidas derrotas eleitorais e se esmera em manipular fatos e preparar golpes. Aliás, alguns desses meios já foram protagonistas de episódios anteriores da história…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 4 novembro 2012 às 10:01 — 1 Comentário

O gol foi desonesto. E o sujeito se ofende!

Jovens brasileiros usam orgulhosamente camisetas do Real Madrid, do Manchester United, do Barcelona, neste caso especialmente de Messi.  

Clubes do Brasil, país com cinco títulos mundiais, talvez não tenham a mesma presença internacional. Nosso campeonato não parece ser o mais badalado do planeta.

Campeonatos europeus apresentam baixo número de faltas, árbitros não se preocupam em demonstrar autoridade. Jogadores caem bem menos. Na velha Europa sombra com sombra não…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 28 outubro 2012 às 10:42 — Sem comentários

Arquibancadas sem descamisados.

Em nosso inverno de 30 graus, é rotineiro ver as câmeras focalizaram arquibancadas com descamisados. Camisetas, aliás, compõem a coreografia das torcidas, girando de forma compassada. Cheias ou não, essas arquibancadas abrigam torcedores, com seu amor incondicional pelo time.

Fruto de flagrantes das arquibancadas do Morumbi, no jogo de 7 de setembro da seleção brasileira frente à equipe da África do Sul, o portal Terra publicou 40 fotografias. Em nenhuma delas há descamisados (“…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 8 setembro 2012 às 19:08 — Sem comentários

Nomeação técnica do Millenium

Nota na página www.ipea.gov.br informa a nomeação, pela  chefia da Casa Civil, do economista Marcelo Cortes Neri para a presidência do IPEA.

A informação havia sido publicada pelo Estadão, em matéria que ressalta o caráter "técnico" da indicação.

Certamente (!!), desconsiderando-se apenas o fato de o economista alinhar-se, como convidado, ao Instituto Millenium, destacado agrupamento da direita brasileira. O livro de Neri,  A Nova Classe…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 28 agosto 2012 às 19:38 — Sem comentários

Lendo e Aprendendo

Lendo e aprendendo.  Alguns dizem que é ignorância jornalística, outros que é má fé. Conhecido meu diz que são as duas coisas, só não se sabe a proporção de cada uma.

 

Nota da Agência Estado, 28 de junho de 2012 (em relação à qual acrescento observações).

Denise Madueño, da Agência Estado BRASÍLIA -

"O governo ainda não desistiu de impor uma idade mínima para as aposentadorias ligadas ao…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 28 junho 2012 às 18:54 — Sem comentários

As atividades essenciais, naquilo que beira o cinismo

Professores da rede pública do Distrito Federal estão em greve há 40 dias. Reivindicam o cumprimento de acordo firmado em abril do ano passado pelo governo local (GDF). Trata-se da reformulação do plano de carreira, equiparando a remuneração no magistério à média das carreiras de nível superior no DF.

O Ministério Público pediu ao Tribunal de Justiça a ilegalidade do movimento. Em seu entendimento, o direito de greve em atividade essencial é relativo. O Tribunal considerou a Greve…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 20 abril 2012 às 22:19 — Sem comentários

Assaltos e tarifas

Manchete capciosa do Jornal do Dia, do Amapá: ´´Bancos lucram R$ 53 bilhões com tarifas; medidas para reduzir assaltos não foram aplicadas``. Segundo a publicação, os banco ganham com tarifas muita acima da inflação. Por outro lado, reivindicações de representantes da castegoria bancária, como a isenção de tarifas para transferências de recursos entre contas, não são consideradas. Tal medida poderia reduzir os saques e,…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 17 janeiro 2012 às 14:52 — Sem comentários

Lições que o Barcelona precisa aprender

Esse tal Barcelona tem muito a aprender. Algumas lições:

1) Quando se está na frente no marcador, melhor recuar o time e jogar no contra-ataque! É emocionante ver zagueiro comemorando bola para a lateral!

2) Esse time comete erros semelhantes aos da seleção brasileira de 1970 (para os mais novos, ano e time de fato existiram. Eu vi!): fica tocando bola prá lá, prá cá (até prá sair da área). Onde estão os velhos e bons zagueiros que chutam para o alto, pois enquanto a bola está…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 19 dezembro 2011 às 11:25 — 3 Comentários

Fado tropical à italiana

Matéria da Carta Capital de 14 de dezembro, página 110, a respeito da crise italiana: "A nova Ministra do Trabalho e Bem-Estar, Elsa Fornero, chorou ao anunciar as medidas em sua área, que incluem suspensão do reajuste das aposentadorias pela inflação, aumento dos mínimos de idade e anos de contribuição (...). O mercado financeiro reagiu positivamente (...) a confederação dos industriais aplaudiu. A conferência dos bispos italianos fez saber que esperava um programa mais equitativo, embora…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 10 dezembro 2011 às 17:01 — Sem comentários

Dr. Sócrates: ganhar ou perder, mas sempre com democracia.

Anos 1980. Um jogador do Palmeiras foi escalado exclusivamente para marcar, onde quer que fosse, o Dr. Sócrates, então camisa 8 do Corinthians. Partida paralisada, Sócrates se abaixa para amarrar a chuteira (o marcador fazendo sombra). Sócrates levanta-se rapidamente e corre. O marcador corre atrás. Sócrates para e a gargalhada é geral: a partida continuava paralisada. Sócrates fez o timão carregar na camisa frases como "ganhar ou perder, mas sempre com democracia".…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 4 dezembro 2011 às 12:30 — Sem comentários

Austeridade: cara expressão aos defensores do estado do bem-estar do capital

Reiteradas vezes, meios de comunicação atribuem às manifestações que ocorrem na Grécia  motivação contrária às ``medidas de austeridade´´ anunciadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e Comunidade Europeia.

Gregos, jogados às praças, são antecipadamente condenados por tais meios de comunicação.  

O substantivo feminino austeridade - qualidade do austero, sobriedade, rigor, segundo o Dicionário

Aurélio – é a adjetivação da receita de sempre do FMI: corte de gastos…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 24 outubro 2011 às 18:26 — Sem comentários

Tremor pelo resto da existência.

Em editorial de 13 de fevereiro, o jornal Estado de São Paulo, tradicionalmente avesso ao que não tenha origem na Av. Paulista, afirma que Lula aguentou calado por 38 dias, mas ao surgir a primeira oportunidade subiu novamente ao palanque.

Refere-se o Estadão aos pronunciamentos de Lula no Fórum Social Mundial, em Dacar, e na festa do 31º aniversário do Partido dos Trabalhadores.

O jornal, que em suas páginas abriga Fernando Henrique Cardoso, Pedro Malan, Fernando Gabeira e…

Continuar

Adicionado por Valmir Gôngora em 13 fevereiro 2011 às 14:20 — Sem comentários

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço