Blog de Vera Moreira (5)

A primeira viagem dos ossos de D. Pedro I

Domingo passado, Humberto Werneck publicou uma deliciosa crônica, no Estadão, sobre a exumação dos restos mortais de D.Pedro I, destaque na mídia nas semanas anteriores. Werneck remeteu às reportagens de Fernando Portela, publicadas noJornal da Tarde, de 18 a 22 de abril de 1972, quando os ossos do Imperador foram trazidos…

Continuar

Adicionado por Vera Moreira em 3 março 2013 às 16:00 — Sem comentários

“Você é um escritor, sabia?”

Palestra de Fernando Portela nesta quinta-feira, 31.01, às 20h. Na Mundo Mundano: rua Mourato Coelho, 25, Pinheiros, São Paulo

“O impulso de se expressar por meio da escrita é uma condição atávica do ser. Está no DNA da humanidade, vem dos desenhos nas cavernas e, após, da impressão dos papiros. É ancestral a produção humana de diários, relatos, pensamentos, poemas, cartas de amor. Ou contos, romances, enciclopédias. Escrever é do homem; é hereditário, genético;…

Continuar

Adicionado por Vera Moreira em 29 janeiro 2013 às 17:16 — Sem comentários

A tela em branco dos chefs

Por séculos as saladas amargaram repulsa – a comida crua era uma ameaça, devido à higiene precária na cozinha, sendo o fogo principal recurso na prevenção de doenças. Depois as saladas ganharam papel coadjuvante na gastronomia – também não sem motivo, pois a imaginação, limitada até para ingredientes mais inspiradores, passava ao largo das folhas verdes. Mas nas últimas décadas, com a vertiginosa evolução das técnicas de cozinha e ingredientes sequer cogitados no passado – até flores foram…

Continuar

Adicionado por Vera Moreira em 4 dezembro 2012 às 11:19 — Sem comentários

Frango caipira, sempre

"Mil dias em Veneza", da jornalista e chef Marlena de Blasi, é daqueles livros que se compra, sem grande expectativa, num aeroporto à espera de um voo em direção ao mar. Pois a gente se apaixona e quer mais: "Mil dias na Toscana", ainda mais saboroso, e "Um verão na Sicília" se encarregam de saciar nossa vontade.

Marlena leva jeito com as panelas e as palavras e dá dicas de comidas maravilhosas. A gente nem sente falta da receita por escrito, o prato parece que já sai pronto de dentro do… Continuar

Adicionado por Vera Moreira em 16 novembro 2012 às 18:50 — 4 Comentários

Quando um jornal morre, renascem suas histórias

O último suspiro do Jornal da Tarde está tirando da gaveta lembranças, grandes feitos –maravilhosa a história do Jornal do Carro, que li ontem aqui no portal -, fotos, charges. Nessa madrugada passeei a memória pela redação do JT no final dos anos 80 e encontrei com meu editor Fernando Portela. Ele estava sentado ao meu lado, com olhar terno, compreensivo. Eu recém chegara da cobertura da pauta do dia que me tocara na Geral: um senhor viajara desde Santa Catarina…

Continuar

Adicionado por Vera Moreira em 31 outubro 2012 às 17:11 — Sem comentários

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço