Portal Luis Nassif

Blog de Lúcio Alves de Barros (13)

Lembranças de uma “tragédia anunciada”

.

Lúcio Alves de Barros*

Foi mais que uma tragédia o acontecimento da queda de um viaduto em Belo Horizonte. Ele se foi na tarde de uma quinta-feira dia 03 de agosto, na Avenida Pedro I, entre os bairros Planalto (na Pampulha) e São João Batista (Venda Nova). O acontecimento não pode ser…

Continuar

Adicionado por Lúcio Alves de Barros em 18 outubro 2014 às 15:05 — Sem comentários

Autofagia e trabalho docente no campo da educação

Lúcio Alves de Barros (Professor da Faculdade de Educação da UEMG)

.

A massificação, a proletarização, o assalariamento predatório, a diminuição da autoridade e o avanço das relações de mercado no campo da educação têm produzido conturbadas relações sociais entre os professores. Apavorados, desanimados, magoados, cansados e colocados em xeque, a categoria tem compartilhado o…

Continuar

Adicionado por Lúcio Alves de Barros em 3 outubro 2013 às 21:39 — Sem comentários

O Papa da esperança

Por: Lúcio Alves de Barros*

.

“O jovem é essencialmente um inconformista.

E isso é muito lindo!” (Papa Francisco)

.

A visita do Papa Francisco no Brasil é mais do que um momento histórico. O sorridente e simpático chefe de Estado trouxe boas novas à Jornada Mundial da Juventude. Juventude meio desatenta, entregue ao hedonismo, ao consumo desenfreado e ao egoísmo próprio da “modernidade recente”. O líder da igreja católica não…

Continuar

Adicionado por Lúcio Alves de Barros em 29 julho 2013 às 4:11 — Sem comentários

Povo, polícia e repressão em uma jovem democracia

Lúcio Alves de Barros*

.
São inaceitáveis as ações dos policiais militares contra os manifestantes de São Paulo, Rio de Janeiro e outras que certamente estão por vir. Tudo ficou claro diante da fumaça porca e fedorenta das bombas jogadas aqui e ali que vitimaram, inclusive, idosos e crianças.
.
A coisa ficou mais feia porque agora atingiu em cheios os olhos da imprensa. Imagens revelaram que a polícia literalmente atirou nos jornalistas que…
Continuar

Adicionado por Lúcio Alves de Barros em 18 junho 2013 às 14:08 — Sem comentários

Sinfonia de gritos indignados

Lúcio Alves de Barros*

.
Os protestos que ocorreram em muitas cidades e capitais do Brasil não podem ser entendidos como acontecimentos espontâneos. Não existem mobilizações sociais nascidas do nada. Elas são produto de histórias e configurações múltiplas que marcaram os indivíduos que antes permeavam o tecido…
Continuar

Adicionado por Lúcio Alves de Barros em 18 junho 2013 às 14:00 — Sem comentários

Paciência Senhor Aedes aegypti

Para Sandra Durães com paciência

Lúcio Alves de Barros*

.

Gostaria de utilizar este espaço para falar um pouco de minha condição como portador do vírus da dengue. Quem já passou por ele certamente não vai ver muitas coisas novas por aqui, mas quem não passou, torço para não passar. O mosquito Aedes aegypti é um veneno, um tormento, um destruidor de lares, bares e atividades mil. A praga é invejável em força e capacidade de destruição. Todo cuidado com…

Continuar

Adicionado por Lúcio Alves de Barros em 14 março 2013 às 17:13 — Sem comentários

As escolas de samba: um mundo de capitais

Continuar

Adicionado por Lúcio Alves de Barros em 13 fevereiro 2013 às 19:30 — Sem comentários

A doce vida da empregada doméstica

Por Lúcio Alves de Barros*

É vergonhoso o grande número de empregados domésticos que temos no Brasil. Em notícia recente acabei de saber que somos o país com o maior número deles. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), eles são 7,2 milhões de um total de mais ou menos 52 milhões no mundo. Estima-se que no país, 70% deles labutam na ilegalidade sem qualquer garantia trabalhista. A notícia apareceu sem grandes mobilizações. O silêncio, nestas ocasiões, faz…

Continuar

Adicionado por Lúcio Alves de Barros em 24 janeiro 2013 às 22:01 — Sem comentários

O trânsito: nossa casa, nossa rua

Lúcio Alves de Barros*

.

Um problema que já deixou de ser emergente no Brasil é o do trânsito. As pesquisas apontam que no período natalino e nos finais de ano aumentam não somente os acidentes, mas também as mortes e os prejuízos decorrentes delas. É lamentável que o país já saiba que nestes períodos quem está atrás no volante ou nos bancos dos automóveis correm grandes e pequenos perigos. A questão parece simples, mas não é. Vejamos pelo menos três…

Continuar

Adicionado por Lúcio Alves de Barros em 28 dezembro 2012 às 12:22 — Sem comentários

Mídia, violência e medo: o espetáculo perfeito

Lúcio Alves de Barros*

Alunos e alunas, amigos e amigas e até jornalistas se meteram a me perguntar sobre a “onda” de criminalidade que assola São Paulo. De imediato pensei em falar alguma coisa, mostrar o que ando lendo ou tecer teorias e teorias próprias do meu ofício. A infeliz ideia lembrou-me os meios de comunicação: eles inventam ali, corroboram dados aqui e chutam qualquer coisa para alimentar outra coisa que pode ser ainda pior. Desta vez optei por outro caminho.…

Continuar

Adicionado por Lúcio Alves de Barros em 20 novembro 2012 às 13:39 — Sem comentários

Escolas da violência

Por Lúcio Alves de Barros*
.
É chegar o final do ano e do segundo semestre escolar que se inicia o ciclo da violência contra os professores. O problema é sério e nada é feito nos campos pedagógico e administrativo. A Constituição de 1988 tratou de deixar clara a importância da gestão democrática. O mesmo fez a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) de 1996. Essa democracia de tolos, entretanto, continua uma falácia, pois na maioria das escolas inexiste um…
Continuar

Adicionado por Lúcio Alves de Barros em 16 novembro 2012 às 12:11 — Sem comentários

Educação e (des)motivação

Por Lúcio Alves der Barros*
.
Um comportamento que venho percebendo entre meus amigos professores parece-me ostensivo, repetitivo e complexo. Por onde ando observo professores e professoras bastante desanimados, desmotivados, cansados, atarefados e melancólicos. A percepção não é nova tampouco é privilégio de alguns. Às vezes uma pequena e simples conversa é o bastante para perceber os motivos da não ação dos docentes. Por aqui vou arriscar algumas, mas…
Continuar

Adicionado por Lúcio Alves de Barros em 16 novembro 2012 às 12:01 — Sem comentários

A polícia política e faxineira em Pinheirinho

Por Lúcio Alves de Barros*
.
"O país que não passa pelo momento de verdade em seu trânsito para a reconciliação e a democracia, lega ao futuro a permanência da barbárie do Estado" (Luiz Eduardo Soares).
.


É a mesma história de sempre neste Brasil de poucos. Poucos, inclusive, conscientes das crueldades que o Estado historicamente fez por aqui. Não é tampouco necessário remover toda história para delinear as falcatruas, crueldades, violências…
Continuar

Adicionado por Lúcio Alves de Barros em 25 janeiro 2012 às 22:47 — Sem comentários

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço