Blog de Jorge Lima (12)

O piso salarial nacional para os policiais

Na noite de 02/03, a Câmara aprovou uma emenda aglutinativa, juntando as PECs 300 e 446, que estabelecia um piso salarial nacional para os policiais civis, militares e bombeiros militares. Logo após votar e aprovar a emenda, ficou decidido que os destaques iriam a votação no dia seguinte, 03/03. Na tarde de 03/03, foi votado e aprovado apenas um dos destaques: o que estendia o benefício do piso aos policiais inativos dos antigos territórios. Os demais destaques, ao que tudo indica, ficaram para… Continuar

Adicionado por Jorge Lima em 4 março 2010 às 3:16 — Sem comentários

Um novo modelo para as Polícias Civis 2

UM NOVO MODELO POSSÍVEL



Considerando que foi suficientemente demonstrada a razão pela qual a capacidade investigativa das polícias civis foi eliminada, dada a exigência legal de comprometer sua força de trabalho no cumprimento de tarefas redundantes e dispensáveis, cumpre sugerir uma forma de reverter esse quadro.

A Lei 9099/90, ao definir os crimes de menor potencial ofensivo, procurou dar a eles um tratamento diferenciado, dispensando as rígidas formalidades da persecução e… Continuar

Adicionado por Jorge Lima em 28 fevereiro 2010 às 22:33 — Sem comentários

Um novo modelo para as Policias Civis

O QUE IMPEDE A POLÍCIA DE FUNCIONAR É A BUROCRACIA





Não tenho a intenção de negar os méritos à proposta de debater um novo modelo para as Policias Civis. O intuito é proporcionar esclarecimentos capazes de dar um rumo correto à discussão.

Para que o debate prospere, é essencial que se reconheça que o modelo existente hoje, baseado em duas polícias e numa investigação policial amarrada por formalismos que se materializam no inquérito policial, faliu. Faliu e está morto, só… Continuar

Adicionado por Jorge Lima em 26 fevereiro 2010 às 20:53 — Sem comentários

Problemas comuns às PCs

Os problemas relatados são comuns à todas as policias civis do Brasil. Tanto endosso o post, que o copiei na integra em minha página:

Por eu

Papel da investigação policial:

Vivemos um enorme problema na segurança pública de São Paulo, e digo isto em alusão direta a Polícia Civil paulista, principalmente a que está estabelecida na Capital (conhecida como DECAP).

O problema não é apenas de cunho salarial (que…

Continuar

Adicionado por Jorge Lima em 12 fevereiro 2010 às 3:29 — Sem comentários

A Polícia Científica e os Assassinos em Série Por Luciana Como você Nassif pode ter visto em um tópico do Fora de Pauta do dia 03/02/2010 (na realidade o meu foi o primeiro daquele), sou fã da série …

A Polícia Científica e os Assassinos em Série

Por Luciana

Como você Nassif pode ter visto em um tópico do Fora de Pauta do dia 03/02/2010 (na realidade o meu foi o primeiro daquele), sou fã da série Criminal Minds.

Pois bem, está na mídia dois casos que na…

Continuar

Adicionado por Jorge Lima em 8 fevereiro 2010 às 2:30 — Sem comentários

A resposta do vice

Quando foi divulgado o vídeo do depoimento do vice, Paulo Feijó, ao MPF, os advogados de Yeda o notificaram judicialmente. No link está a resposta apresentada em juízo. A história da compra da casa da filha é fichinha perto do que diz o vice-governador.



Paulo Feijó.pdf

Adicionado por Jorge Lima em 9 dezembro 2009 às 13:58 — 1 Comentário

Um jornal asfixiado

Do Observatório da Imprensa, edição de 24/11:







JÁ, RESISTÊNCIA E AGONIA

O jornal que ousou contar a verdade



Por Luiz Cláudio Cunha em 24/11/2009





A maior fraude com dinheiro público da história do Rio Grande do Sul carrega nos ombros o sobrenome ilustre de Germano Rigotto. O irmão do ex-governador gaúcho, Lindomar, brilha como o principal implicado entre as 22 pessoas e 11 empresas denunciadas pelo Ministério Público e arroladas na…
Continuar

Adicionado por Jorge Lima em 24 novembro 2009 às 19:19 — Sem comentários

"Uma vez é acaso, duas é coincidência, três é ação inimiga"

A operação da Polícia Federal que desmontou a quadrilha que desviou R$ 44.000.000,00 do DETRAN gaúcho continua a produzir novas descobertas de esquemas de desvio de dinheiro público no RS.

Pelo que se deduz do que tem sido publicado na mídia e nos blogs do RS, o know-how da roubalheira surgiu na prefeitura de Canoas, governada pelo tucano Marcos Ronchetti há oito anos. O secretário de governo de Canoas, Francisco Fraga, é investigado na Operação Rodin, que desarticulou o esquema do DETRAN,… Continuar

Adicionado por Jorge Lima em 27 setembro 2008 às 18:00 — Sem comentários

Operação "Abafa"

Bastante atrasado, vou comentar sobre o post do Nassif que trata da possibilidade de que a investigação da PF sobre os crimes de Daniel Dantas e outros venha a ser anulada como parte de um acordo envolvendo os poderes constituídos e a mídia.

A informação de que o governo federal acordara com a editora Abril, e outros interessados, a anulação da investigação policial que recebeu o nome de Operação Satiagraha era natimorta, carente de qualquer fundamento técnico, pelos seguintes aspectos… Continuar

Adicionado por Jorge Lima em 18 setembro 2008 às 2:30 — Sem comentários

Romance de Espiões

A abertura da matéria da IstoÉ sobre o ex-agente do SNI não faria feio em nenhum romance de espionagem ao estilo de Frederick Forsyth. Comparemos:



IstoÉ: O espião Francisco Ambrósio do Nascimento está com medo. Na quinta-feira 11, escondido no décimo andar de um edifício onde seu advogado tem escritório, ele tremia as mãos ao receber a reportagem de ISTOÉ. (Revista IstoÉ - Edição 2028 - 17/Set/2008)



O Afegão: Se o jovem guarda-costas talibã soubesse que aquela ligação de… Continuar

Adicionado por Jorge Lima em 13 setembro 2008 às 16:15 — 1 Comentário

Começar de Novo

Iniciei o blog meio que sem querer. O primeiro post era, na verdade, um comentário sobre os diversos posts que tratavam do vazamento da transcrição de uma conversa telefônica entre o presidente do STF e um senador da oposição. Tal vazamento, segundo a Veja, teria sido feito por um servidor da Abin. A intenção do comentário era demonstrar que um vazamento dessa natureza não é uma coisa simples, como quer fazer parecer a revista. Agências de Inteligência funcionam sob regras que dificultam ou… Continuar

Adicionado por Jorge Lima em 3 setembro 2008 às 16:55 — Sem comentários

O Vazamento do Grampo

A hipótese de algum servidor da Abin vazar, de forma anônima, um documento que, pela natureza, estaria classificado no mais alto grau de sigilo é muito remota. Um documento classificado assim tem uma lista de circulação muito restrita. Todos os que tem acesso a ele são identificados e o número de cópias é rigorosamente controlado. Portanto, não se trata de algo que seja manuseado por muitas pessoas e que poderia ser copiado indiscriminadamente ou retirado de dentro da sede da Abin como se fosse… Continuar

Adicionado por Jorge Lima em 2 setembro 2008 às 23:51 — 1 Comentário

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço