Portal Luis Nassif

Blog de Antonio Barbosa Filho (12)

HOLANDA TERÁ RAINHA NASCIDA NA ARGENTINA

A Rainha Beatrix, dos Países-Baixos, acaba de anunciar nesta segunda-feira a sua abdicação ao trono, sem determinar a data exata, que deve ocorrer no verão europeu. Coroada em 30 de abril de 1980, Beatrix conta com enorme prestígio junto aos seus súditos, e teve grande projeção internacional. 

Além de…

Continuar

Adicionado por Antonio Barbosa Filho em 28 janeiro 2013 às 17:00 — 1 Comentário

SARAMAGO E UMA ATUALÍSSIMA FÁBULA (?) SOBRE A JUSTIÇA

De José Saramago para o Fórum Social Mundial

Continuar

Adicionado por Antonio Barbosa Filho em 3 abril 2012 às 19:30 — 1 Comentário

CONGRESSO BRASILEIRO DE ESCRITORES 2011

Nós, escritores, que produzimos a literatura, somos inevitavelmente (mas não podemos ser reduzidos) sujeitos de nossa circunstância e do nosso tempo. O nosso é um tempo para desfraldar bandeiras de defesa intransigente das virtudes republicanas, tais como o respeito à lei acima da vontade dos homens, ao bem público acima do interesse privado, à responsabilidade no exercício do poder, entendendo-o como serviço e não como privilégio.

A partir dessas considerações, os escritores…

Continuar

Adicionado por Antonio Barbosa Filho em 13 novembro 2011 às 18:31 — 1 Comentário

COMO É FÁCIL CONFUNDIR A ESQUERDA!

As esquerdas brasileiras não precisaram dos habituais "cem dias" de trégua a um novo Governo para se dividirem em dois ou mais times: uns denunciam Dilma como "neoliberal", outros a consideram a perfeita reencarnação de Lula (o perfeito), alguns acham que um nada tem a ver com o outro, como prega a direita desde antes da posse.

Há os mais intelectualizados, que repetem lições mal-lidas de Lênin ou Marx (ou ambos) para declarar que Dilma é um retrocesso, como estaria provado por sua…

Continuar

Adicionado por Antonio Barbosa Filho em 24 março 2011 às 0:28 — 14 Comentários

DIREITA SE CALA: GOLPE DENTRO DO GOLPE EM HONDURAS...

 

(Texto integral em abarbosafilho.blogspot.com)

 

Quando os militares, com apoio do Judiciário e do Congresso, derrubaram o presidente constitucional Manuel Zelay, em meados de 2009, toda a direita brasileira e sua mídia aplaudiram o golpe, alegando que Zelaya estaria querendo mudar a Constituição para ter direito à reeleição. O…

Continuar

Adicionado por Antonio Barbosa Filho em 16 janeiro 2011 às 18:35 — 1 Comentário

JUSCELINO NO EXÍLIO (por Sebastião Nery, jornalista e ex-deputado)



                                               JK…

Continuar

Adicionado por Antonio Barbosa Filho em 11 janeiro 2011 às 9:07 — 4 Comentários

OS RALOS OLÍMPICOS

oVisitando a Vila Olímpica de Munique, aquela de 1972, inesquecível pelas sete medalhas de Ouro do Mark Spitz na natação e pela tragédia do sequestro e morte dos atletas israelenses, fiquei pensando (enquanto utilizava): onde, no Brasil, temos tantos e tão amplos sanitários, nas instalações esportivas? Dos estádios de…

Continuar

Adicionado por Antonio Barbosa Filho em 8 janeiro 2011 às 22:35 — 1 Comentário

SOBRE QUÉRCIA, A BEM DA VERDADE

Dizem que no Brasil quem morre vira Santo, não importa os males que alguém tenha cometido. Não é meu propósito pintar uma imagem de Orestes Quércia que pareça melhor do que a realidade; conheço e condeno veementente seus inúmeros e graves erros. Apenas me atenho a momentos que testemunhei pessoalmente, quase todos antes de 1986 aproximadamente, quando afastei-me totalmente deste importante político brasileiro, agora falecido.

Conheci Quércia no primeiro dia de sua propaganda pela TV,…

Continuar

Adicionado por Antonio Barbosa Filho em 25 dezembro 2010 às 16:30 — 8 Comentários

HABEMUS PRESIDENTA?

Se o Carlos Montenegro, do Ibope, disser que o Natal vai cair em 25 de Dezembro, ficarei em sérias dúvidas. O pesquisador perdeu toda a credibilidade, ao agir como cabo-eleitoral de um partido, ao insistir no erro por um ano, quando todas as evidências, nas ruas, eram de que ele estava completamente errado.

Aliás, o que ele chama, na entrevista à IstoÉ, de "erro", eu prefiro chamar de fraude. Não há como explicar diferenças de 10 pontos ou mais, crescimentos súbitos de um candidato, sem… Continuar

Adicionado por Antonio Barbosa Filho em 29 agosto 2010 às 3:52 — 15 Comentários

O BRASIL É FELIZ...E NÃO SABE

Assisto um documentário da BBC sobre o maestro holandês Andre Brieu, nascido aqui em Zuid Linburg, quase uma lingua no mapa, ao sul, dentro da Bélgica. Mostra o maestro no Rio de Janeiro, regendo um mix com Aquarela do Brasil, Tico-Tico no fubá, e outros hits da MPB que o mundo inteiro conhece.

Olho aleatoriamente sobre minha mesa de trabalho: no El País, nem é preciso dizer que há matérias sobre o Brasil - são quase diárias. O International Herald Tribune, edição internacional do New Yor… Continuar

Adicionado por Antonio Barbosa Filho em 7 maio 2010 às 20:34 — 8 Comentários

VÍTIMA DE GUANTÁNAMO TENTA SOBREVIVER NA ESPANHA

Walid Ibrahim Mustafa Abu Hijazi é um palestino de 30 anos, que foi libertado há dois meses do cárcere ilegal de Guantânamo, a masmorra clandestina criada por George W. Bush. Ele passou ali oito anos, foi o prisioneiro número 49, trazido pelos americanos do Paquistão, onde ele procurava emprego como carpinteiro. Jamais entrou em qualquer combate, nunca foi processado nos EUA, onde hoje não é considerado um elemento perigoso.

Libertado no processo de desativação daquele campo de… Continuar

Adicionado por Antonio Barbosa Filho em 5 maio 2010 às 22:30 — 7 Comentários

LULA, A ÁGUIA DE GENÉVE

Consta da História que o grande intelectual baiano Rui Caetano Barbosa de Oliveira brilhou sobre todos os demais delegados à segunda Conferência Muncial da Paz, em Haia, na Holanda, em 1907. No seu retorno ao Rio de Janeiro foi aclamado por uma multidão, e a imprensa deu-lhe o título de "A Águia de Haia".

Aprendemos no primário que Rui Barbosa teria se dirigido à conferência (delegados dos 44 países então soberanos no planeta) e perguntado : "Em que língua os sres. querem que eu fale?" Só… Continuar

Adicionado por Antonio Barbosa Filho em 16 junho 2009 às 6:36 — 82 Comentários

Publicidade

Blogs Brasilianas

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço