Blog de Gregório Macedo -- abril 2010 Arquivo (19)

O mais baiano dos baianos

Há 96 anos, nascia Dorival Caymmi, o mais baiano dos baianos da MPB. Cantor, violonista, compositor, ator e pintor. Caymmi faleceu em 16.08.2008. 'Maracangalha' foi composta e divulgada em 1956. 'Eu vou pra Maracangalha, eu vou, (...) se Anália não quiser ir, eu vou só...".


Capa do bolachão:… Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 30 abril 2010 às 21:07 — 2 Comentários

Vietnafegan

Há 35 anos, chegava ao fim a Guerra do Vietnã, amarga experiência norte-americana, e nos vêm à mente o uso do napalm (desfolhante químico que destruia vegetação e incendiava pessoas), os massacres e a destruição completa de aldeias (como My Lai) e a empáfia do General Westmoreland, comandante da tropa - que, em coletiva, disse singelamente que para os vietnamitas morrer não era tão dramático como a cultura ocidental…
Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 30 abril 2010 às 18:20 — 1 Comentário

Anistia e torturadores



A Convenção Americana de Direitos Humanos, ou Pacto de San José da Costa Rica, foi celebrada pela OEA Organização dos Estados Americanos em novembro de 1969, e em julho de 1978 entrou em vigor.



O Brasil, que ratificou o Pacto em 1992, somente em 1998 reconheceu a competência da Corte Interamericana de Direitos Humanos (o tribunal cuja decisão paira sobre os tribunais…
Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 28 abril 2010 às 23:30 — Sem comentários

Hawking e os alienígenas

O renomado físico britânico Stephen Hawking sugeriu que os seres humanos devem evitar fazer contato com seres extraterrestres.


(...) Hawking diz que é "perfeitamente racional" acreditar que pode existir vida fora da Terra, mas adverte que os alienígenas podem simplesmente roubar os recursos do planeta e ir embora.…



Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 26 abril 2010 às 20:00 — 1 Comentário

Oprimidos midiáticos

- Precisamos de um paladino dos oprimidos midiáticos!



- ?!



- É que é exatamente isso o que se observa na grande mídia: um dos mais notórios oprimidos é o Direito de Resposta. Com o fim da lei de imprensa, então, o caos se instalou: tem até juiz negando direito de resposta sob o argumento de que tal prerrogativa não mais existe. Idiotice total, mas isso vem…
Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 24 abril 2010 às 23:39 — 1 Comentário

O Brasil e a crise mundial

Um estudo divulgado nesta sexta-feira pela fundação alemã Bertelsmann diz que o Brasil está entre os países que reagiram de maneira mais efetiva à crise financeira internacional e elogia os programas sociais (...).


A pesquisa mostra como 14 países desenvolvidos e em desenvolvimento reagiram à crise, entre eles Brasil, Alemanha, China, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Índia e Turquia. Um grupo de… Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 24 abril 2010 às 4:45 — Sem comentários

Niemeyer, 1960

DAQUI A 50 ANOS

FESTEJAREMOS COMOVIDOS

MALGRADO OS DESENGANOS...

........

(O pensamento é plausível, pessimistamente falando. A rima, porém, é mais do que chinfrim. De qualquer modo, o que importa é dizer: parabéns,…

Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 21 abril 2010 às 6:02 — Sem comentários

Dia do índio

MEU DIA É ASSIM:

UM DIA QUALQUER

BEM CURUMIM

Adicionado por Gregório Macedo em 19 abril 2010 às 19:45 — 2 Comentários

Sobre falácias (I)

Discursos passionais, editoriais ensandecidos, debates acalorados, análises distorcidas, eis o abrigo aconchegante das falácias. Lógica pode faltar, maus propósitos não. Em ano eleitoral, sai de baixo.



Algumas das falácias:



.Falácia AD HOMINEM (argumento contra a pessoa)....insultar o oponente buscando enfraquecer e desacreditar a argumentação dele. "A acusação de Arruda contra mim não merece crédito; ele foi cassado e…

Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 16 abril 2010 às 15:26 — Sem comentários

Saudade do poder

“Não nos deixemos enganar [sobre ser] possível existir formas de democracia que sejam consequência da manipulação pelos poderosos. Poderosos podem ter vindo até de baixo. Em geral os que mais manipulam vêm de baixo. Os ditadores, em geral, não são os que vêm de cima, vêm de baixo”.

.

(Fernando Henrique Cardoso, em palestra de 13 de abril, em Porto Alegre-RS. FHC não citou nomes, mas os aplausos da massa…

Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 14 abril 2010 às 19:50 — Sem comentários

O beijo da Capivara

Parque Nacional Serra da Capivara. Região Sudoeste do Piauí. Cidade polo: São Raimundo Nonato, a cerca de 530 km de Teresina. Área: 129.000 ha. Perímetro: 214 km. Vestígios da presença do homem até cerca de 100.000 anos. Mais de 900 sítios arquelógicos; pinturas rupestres em cerca de 660 deles.

Entre as pinturas, a acima.

Adicionado por Gregório Macedo em 14 abril 2010 às 4:43 — Sem comentários

Do telecoteco

Além da voz afinada, Paula Morelenbaum tem autenticidade. Singulariza o repertório. Transcende a Bossa Nova.



O novo cd traz os acordes de uma orquestra (big band) alemã, e nele Paula 'bossanovou' um timaço: Ivan Lins, Lennon e McCartney, Tom Jobim, Heitor Villa Lobos, Baden e Vinicius...



Por falar em Vinicius, Paula abre uma das canções citando trecho de 'o que é Bossa Nova?', do poetinha: "Bossa…

Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 9 abril 2010 às 20:30 — 1 Comentário

Sobre pesquisas eleitorais

É a tal coisa: o sujeito não acredita em pesquisa eleitoral mas não deixa de dar uma olhada na dança dos percentuais.



No momento, Datafolha e Vox Populi se digladiam na corrida presidencial: a primeira divulgou números destoantes da tendência até então observada, falha detectada pelo Vox em pesquisa posterior. Ambos os institutos, claro, sustentam a pertinência de seus números.



Tudo isso acontece no universo da…

Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 9 abril 2010 às 20:16 — Sem comentários

Munch além do Grito

Cinéfilo que se preze conhece, e muito bem, "O Grito". O quadro de Edvard Munch - pintor norueguês que viveu na Alemanha - mostra uma figura deformada, pouco mais do que um vulto, que lança um grito numa ponte. Pintado no século 19, os historiadores garantem que surgiu como uma reação do autor ao impressionismo. Ao desespero da figura soma-se o apocalipse de céu e terra que se misturam numa massa única e caótica, em cores de fogo. "O Grito"…

Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 7 abril 2010 às 20:00 — 2 Comentários

Deu no Contas Abertas

O site Contas Abertas vem sendo a fonte onde a Grande Mídia se abastece de informações sobre investimentos das empresas estatais e do PAC.



Entraves de ordem técnica (elaboração de projetos, suprimento de mão-de-obra qualificada) e legal (meio ambiente, lei de licitações) vêm atravancando os investimentos há anos, mas a Grande Mídia não queria saber de tais particularidades. O fracasso era a tônica, e ponto final: ia ao site e…

Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 3 abril 2010 às 21:39 — Sem comentários

O tempo é um soldado de chumbo

Há 205 anos, nascia o poeta e contista dinamarquês Hans Christian Andersen, imortalizado por suas histórias infantis.



A excelente ilustradora Mariana Massarani, autora da homenagem acima, lembra em seu blog que hoje é também dia internacional do livro infantil (por motivo óbvio).

.

Blog da Mariana: http://marianamassarani.blogspot.com/…

Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 2 abril 2010 às 22:32 — 4 Comentários

O jeitinho

(Por Dodó Macedo).

Adicionado por Gregório Macedo em 2 abril 2010 às 20:57 — Sem comentários

Um senhor slogan

Superação da crise financeira internacional. Retirada de cerca de trinta milhões de brasileiros da linha da pobreza. Elevação real inédita do salário-mínimo. Expansão hercúlea dos programas sociais e do crédito...



Superação de entraves para implementação do PAC: reentrâncias e cipoais da lei de licitações, leis ambientais intrincadas, suprimento de matéria-prima e de mão-de-obra qualificada...



Parece sobejamente demonstrado…

Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 1 abril 2010 às 21:05 — Sem comentários

O Sudário

Com a ajuda de programas de computação que simulam imagens em 3D, especialistas em computação gráfica tentaram recriar o rosto de Jesus Cristo. As imagens, feitas a partir de detalhes da face que aparece no Santo Sudário,…

Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 1 abril 2010 às 20:14 — 1 Comentário

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço