Blog de Gregório Macedo -- junho 2011 Arquivo (5)

A Bastilha da exclusão

Por José Graziano da Silva





Crises funcionam como uma espécie de tomografia na vida dos povos e das nações. Nos anos 80, por exemplo, o fim do ciclo de alta liquidez escancarou a fragilidade de um modelo de crescimento adotado por inúmeros países da América Latina e Caribe ancorado em endividamento externo. Nos anos 90, a adesão ao cânone dos mercados auto-reguláveis expôs a economia a sucessivos episódios de volatilidade financeira que desmentiram a existência… Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 27 junho 2011 às 19:37 — Sem comentários

Da Tropicália à ditadura do Axé

O compositor e médico baiano José Carlos Capinan, 70, participou do 9º SALIPI/14º Seminário Língua Viva, realizado em Teresina (5 a 12 de junho), quando discorreu sobre o tema "A Tropicália revisitada".

Na entrevista a seguir, publicada no Portal AZ e concedida a Rômulo Maya, o autor de "Soy loco por ti América" fala sobre a realidade, música, brasilidade, sentimentos e lembranças - especialmente de Torquato Neto. E opina acerca… Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 20 junho 2011 às 1:45 — 2 Comentários

Fantasmas do mundo...

O jornal espanhol “El Mundo” noticiou na terça-feira, 7, que o best seller comunista “O Livro Vermelho”, de Mao Tsé-tung, é assinado pelo falecido líder político chinês, mas foi elaborado, integralmente, por um ghost-writer: Hu Qiaomu (1912-1992), um intelectual comunista, é o verdadeiro autor da obra.





Revelação surpreendente? Nem tanto. Lembrei de um texto de Renzo Mora, que reproduzo a seguir:







Confissões de um… Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 12 junho 2011 às 3:14 — Sem comentários

Caso Battisti: Chefe de Estado Dixit

STF DIXIT (II)





(POST PUBLICADO NESTE BLOG EM 19.11.2009)





No day after da decisão do Supremo de que cabe ao Chefe de Estado (o presidente da República) e não ao STF bater por último o martelo quanto à extradição ou não de Cesare Battisti, os seguidores do ministro Gilmar Mendes, inconformados, sustentam que o quadro ainda pode mudar.



A esperança dos seguidores repousa nas seguintes palavras do… Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 9 junho 2011 às 18:53 — 3 Comentários

De como um cão começou a uivar para a lua

Em 1974, li Um Cão Uivando Para a Lua, livro de estreia de Antônio Torres. Fiquei um tempão impactado. Afinal, não é todo dia que nos deparamos com uma crônica acossada, um romance sombrio, um livro desesperado. Muitos outros romances se seguiram, publicados no Brasil e no exterior.



Ocorre que o consagrado Torres acaba de ser preterido pela Academia Brasileira de Letras, que elegeu o jornalista Merval Pereira para a cadeira 31, ocupada anteriormente por Moacyr Scliar. Fazer o…
Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 7 junho 2011 às 3:10 — Sem comentários

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço