Blog de Gregório Macedo -- setembro 2011 Arquivo (8)

CNJ non grato

A Constituição Federal de outubro de 1988 foi emendada em dezembro de 2004 (EC 45), para a criação do CNJ Conselho Nacional de Justiça.



Enquanto o Supremo Tribunal Federal é o guardião da CF, o CNJ é o zelador do importantíssimo artigo 37 da CF, do cumprimento do Estatuto da Magistratura e da autonomia do Poder Judiciário.



Ocorre que o CNJ nunca foi 'deglutido'. De tempos em tempos é questionado. Chegam a arguir sua inconstitucionalidade.



Uma observação… Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 29 setembro 2011 às 22:10 — 2 Comentários

Máximas do Síndico

Vivo, Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia, carioca da Tijuca nascido em 1942 e falecido em 1998, estaria completando hoje 69 anos. Sucessos de Tim converteram-se em clássicos: Sossego, Gostava Tanto de Você, Me Dê Motivos, Não Quero Dinheiro, Você, Primavera etc.



E Tim, o síndico do Brasil (no dizer de jorge Ben Jor), rebelde e controvertido, era dado a sacadas cortantes, como as a seguir:



."Fiquei três anos tentando fazer Jovem Guarda. Fui sabotado pelo Roberto (Carlos)… Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 28 setembro 2011 às 22:25 — Sem comentários

Caem os muros

Por Ricardo Semler





Susto depois de susto. Assim tem sido minha rápida temporada de palestras na Europa e na África nestes dias. Tive colóquio com o Kofi Anan, entrevista para a imprensa com o econo-pessimista Nouriel Roubini e ainda encontro de meia hora com o Al Gore. Parte disso foi parar no YouTube, para quem tem tempo para essas coisas.



Cada um está apavorado com algo diferente - muitos muros estão caindo. Gore está convencido de que a Amazônia virará deserto em… Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 27 setembro 2011 às 4:57 — Sem comentários

Infidedignidade póstuma

Caixa tira do ar propaganda que retrata Machado de Assis como branco







A Caixa Economica Federal suspendeu a veiculação de uma campanha publicitária sobre os 150 anos do banco que retrata o escritor Machado de Assis como um homem branco. A decisão veio após protestos na Internet e um pedido formal da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), órgão do governo federal com status de… Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 21 setembro 2011 às 1:45 — Sem comentários

Em Cocal dos Alves não tem disso, não

Quatro em cada dez jovens não sabem multiplicar





A Matemática continua sendo a disciplina do currículo básico com os índices de aproveitamento mais baixos nas avaliações institucionais.



O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que avalia o desempenho em leitura, Matemática e Ciências de jovens de 15 anos, coloca o Brasil nas últimas posições, num ranking de 65 países.



Quatro em cada dez jovens… Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 20 setembro 2011 às 5:10 — Sem comentários

A melhor aula de Suassuna

Aos 84 anos, Ariano Suassuna reflete: “Tenho a vaidade de ser professor”. O autor de romances, pe-ças e poesias aclamados pelo público e pela crítica mantém atualmente uma rotina especial como secretário do governo de Pernambuco. Estabeleceu a missão de levar suas aulas-espetáculo por todo o estado. O mestre conta que, das 128 apresentações em 67 municípios, por teatros, auditórios, favelas, praças e ginásios, a que mais gostou foi a do Presídio Feminino do Bom Pastor, no Recife. Gostou tanto… Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 19 setembro 2011 às 20:08 — Sem comentários

O impostômetro impostor

Mair Pena Neto



A classe empresarial brasileira vive se queixando da "elevada" carga tributária brasileira. Há alguns anos, a Associação Comercial de São Paulo criou um impostômetro que registra quanto o brasileiro teria pago de imposto até a presente data. Os valores são sempre repercutidos pela mídia, como aconteceu nesta semana, quando o aparelho marcou R$ 1 trilhão em impostos, um mês antes do registro do mesmo valor, em 2010.



Desconfio que o impostômetro só funciona… Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 16 setembro 2011 às 2:50 — 2 Comentários

Editoras faturam com o 11 de Setembro

De acordo com a agência AFP, as referências aos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos floresceram na última década em romances, contos ou ensaios, que costumam apresentar o vazio deixado pela destruição das Torres Gêmeas de Nova York.



No best-seller "Freedom", publicado pelo americano Jonathan Franzen em 2010 e traduzido para o português (Liberdade), o autor descreve um país onde tudo desmoronou na última década, referindo-se à família, ao amor, à moral ou à… Continuar

Adicionado por Gregório Macedo em 9 setembro 2011 às 5:13 — Sem comentários

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço