Portal Luis Nassif

O Instituto Cultural Inhotim é um complexo museológico original, constituído por uma seqüência não linear de pavilhões em meio a um parque ambiental, que tive o imenso prazer em conhecer, dia 11 de dezembro de 2008, e sentir vontade de socializar essa experiência com vocês.

Suas ações incluem, além da arte contemporânea e do meio ambiente, iniciativas nas áreas de pesquisa e de educação. É um lugar de produção de conhecimento, gerado a partir do acervo artístico e botânico.

Criado em 2005, Inhotim é uma entidade privada, sem fins lucrativos e qualificada pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros da capital mineira, possui um importante acervo de arte contemporânea e uma extensa coleção botânica. Em Inhotim, o meio ambiente convive em interação com a arte, e são o ponto de partida para o desenvolvimento de ações de caráter socioeducativo nas mais diversas áreas.

O representativo acervo de arte contemporânea de Inhotim vem sendo formado desde meados da década de 1980, e tem como foco obras criadas a partir dos anos 1960. Possui pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de artistas brasileiros e internacionais.

O Parque Tropical possui áreas que seguiram conceitos sugeridos pelo paisagista Roberto Burle Marx. A enorme variedade de plantas faz de Inhotim um local onde se encontra uma das maiores coleções botânicas do mundo, com espécies tropicais raras e uma reserva florestal que faz parte do bioma da Mata Atlântica.

Tudo isso fornece de base para o desenvolvimento de pesquisa, inovação científica e educação.



Os jardins de Inhotim também são cenário para obras de arte de grande escala, instaladas diretamente nos espaços externos e que usam a natureza como plataforma.

Os espaços expositivos são divididos entre dez Galerias: Adriana Varejão,Cildo Meireles, Doris Salcedo, Da Fonte, Do Lago, Lézart, Marcenaria, Da Mata, Da Praça, True Rouge, e Jardins, com obras em exposição permanente e outras temporárias, de artistas das mais diversas nacionalidades, como os brasileiros Cildo Meireles, Adriana Varejão, Tunga, Hélio Oiticica, a colombiana Doris Salcedo, o dinamarquês Olafur Eliason, os argentinos Victor Grippo e Jorge Macchi, entre outros.


Uma das Galerias que chamou minha atenção foi a “Galeria da Praça” que é composta pelos espaços: “Abre a Porta”, “Troca-Troca”, “Rodoviária Brumadinho” e “Forty Part Motet”. Esse último é criação da artista Janet Cadiff. (Foto abaixo – instalação sonora de 40 canais, com duração de 14’ 7’’, cantada pelo coro da Catedral de Salisbury).



"Thomas Tallis, compositor inglês do século 16, compôs Spem in Alium nunquam habui para a comemoração do aniversário da Rainha Elizabeth 1ª, em 1575. O moteto (um tipo de composição polifônica medieval) para oito coros de cinco vozes trata de humildade e transcendência, dois temas importantes para o compositor católico numa época em que a fé católica era reprimida pelo Estado soberano da Inglaterra. A peça é conhecida como uma das mais complexas obras polifônicas para canto coral jamais compostas. Utilizando microfones individuais, Janet Cardiff gravou cada integrante do coral da Catedral de Salisbury, trabalhando com vozes masculinas – baixo, barítono e tenor – assim como com uma soprano infantil. Na instalação, a artista usa um alto-falante para cada voz, o que permite ao espectador ouvir as diferentes vozes e perceber as diferentes combinações e harmonias à medida que percorre a instalação. Janet Cardiff é uma das artistas mais prolíficas de uma arte que se vale da tecnologia de ponta. Seu trabalho emprega diversos meios expressivos, abrangendo vídeo, instalação e gravação de som".



Galeria Adriana Varejão/Obras:

Carnívoras
Celacanto Provoca Maremoto
Linda do Rosário
O Colecionador
Panaceia Phantástica
Passarinho - de Inhotim a Demini









Essa obra faz parte da Galeria da Praça e é chamada de "Abre a Porta", de John Ahearn e Rigoberto Torres.









Essa obra é de Alessandro Pessoli, "Finito" e faz parte das obras da Galeria da Fonte.





Só uma visita “in loco” para constatar toda a dimensão e beleza do ambiente e das obras que interagem com ele.
Vale a pena conhecer!

Exibições: 785

Comentário de Helô em 27 dezembro 2008 às 22:23
Laura
Às vezes a gente não dá tanta atenção ao que está mais perto. Anos atrás, quando estudei no Rio, fiz várias fotos de monumentos e prédios de grande beleza arquitetônica. Levei as fotos para a sala de aula e perguntei a algumas pessoas se elas coheciam. Para minha surpresa, muita gente respondeu jamais ter notado tal monumento ou prédio.
Já conhecia o espaço através de fotos e matérias da TV, mas nunca estive lá. Seu post aguçou a minha curiosidade para conhecer o local.
Beijos.
Comentário de Laura Macedo em 28 dezembro 2008 às 1:32
Beto e Helô, não sei onde eu estava que não assistir ao programa que vocês mencionaram.
Minha visita ao "Inhotim" foi uma surpresa super agradável, já que não possuia nenhuma informação prévia. Eita Brasil de riquezas desconhecidas!
Beto, como você é super ligado em "artes", pensei muito em você enquanto visitava o Inhotim e, também, em você Helô, pelo fato de morar em Minas.(Eu tinha quase certeza que vc já tinha ido lá). Que bom que fiz cócegas na sua curiosidade :)
Dois dias após meu regresso de Belo Horizonte, assistir pela TV, tristemente, as inundações em Minas Gerais, incluindo o município de Brumadinho, onde localiza-se o Inhotim...
Mil beijos aos meus dois grandes amigos.
Comentário de elizabeth em 3 janeiro 2009 às 12:20
O Inhotim é realmente muito interessante. Estive lá ano pasado, e eles estavam preparando um local ao ar livre para o Helio Oticica. E sugiro que as pessoas o conheçam pessoalmente, e não só pelça TV. Bjs
Comentário de Laura Macedo em 27 junho 2011 às 2:45

A vontade, querida amiga :))

Beijos.

Comentário de ॐMABA ॐ ESTRELA ॐLIS®ॐ em 9 fevereiro 2018 às 13:47
Comentário de ॐMABA ॐ ESTRELA ॐLIS®ॐ em 9 fevereiro 2018 às 13:48
Comentário de ॐMABA ॐ ESTRELA ॐLIS®ॐ em 9 fevereiro 2018 às 13:49

Resultado de imagem para inhotim mg

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço