05 de nov. DIA NACIONAL DA CULTURA # o perfil de JORGE COUTINHO


Jorge Coutinho na Secretaria Estadual de Cultura

Para: Exmo. Sr. Governador LUIZ FERNANDO PEZÃO

Os artistas do Estado do Rio vem por meio deste abaixo-assinado sugerir ao Governador do Estado do Rio de Janeiro o nome do ator Jorge Coutinho, presidente do SATED-RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro) para ocupar a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Jorge Coutinho vem realizando um excelente trabalho que sempre honrou a nossa categoria. Além disto, ele é um dos grande defensores e divulgadores do conceito de "descentralização da Cultura" que quer levar Cultura e arte para todo Estado. Isso sem falar em toda a sua trajetória artística e cultural que é digna de reconhecimento, sempre dando dignidade aos artistas, técnicos e grupos culturais de nosso estado. 

Acreditamos que à frente da Secretaria Estadual de Cultura ele possa fazer ainda mais por todo o seguimento cultural , afinal a Cultura tem que ser administrada por quem é da Cultura. Por isso solicitamos através deste abaixo-assinado ao Exmo. Sr. Governador , que dê uma oportunidade para a Cultura e para os artistas de nosso Estado de desenvolverem o seu trabalho com que realmente é do ramo. Queremos Jorge Coutinho na Secretaria Estadual de Cultura.
 


htt

Jorge Coutinho se fez presente na criação do movimento do Cinema Novo e do Grupo Opinião. Foi o Grupo Opinião responsável pela divulgação da música dos compositores populares que após se tornaram conhecidos na elite. Nos anos de chumbo o espetáculo “Noitada de Samba” produzido por Jorge Coutinho e Leonides Bayer e realizado pelo Grupo Opinião foi considerado pela opinião pública o grande foco da resistência, tendo ficado em cartaz por 10 anos. Em razão desse movimento cultural e político Jorge Coutinho foi exilado na Argentina. Regresso do exílio Jorge Coutinho choca a opinião pública na novela “Passo dos ventos”, de autoria de Janete Clair, ao dar o primeiro beijo entre um negro e uma branca, desfiando o preconceito desde então vigente.

Com a carreira de ator já solidificada Jorge Coutinho inicia sua vida sindical a frente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões. Em 2004 foi eleito presidente do SATED/RJ onde revitalizou e implementou diversos projetos. Nas Eleições SATED RJ 2013 com 74,5 de Votos válidos JORGE COUTINHO foi reeleito Presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do RJ. Em 2012 - Jorge Coutinho foi empossado membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso

 

JORGE COUTINHO # Conselho de Comunicação Social do Congresso 

http://youtu.be/-7Z9QNok16U

Exibições: 180

Comentário de Delcio Marinho em 5 novembro 2014 às 7:40

Comentário de Delcio Marinho em 5 novembro 2014 às 7:44

Comentário de Delcio Marinho em 5 novembro 2014 às 7:50

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço