Portal Luis Nassif

10º Congresso das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD)- entrevista Creuza de Oliveira

 

Com o tema “A hora é agora: para levantar e fortalecer nossas bandeiras”,o 10o Congresso da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) reuniu, entre os dias 15 e 18 de setembro, 120 delegadas de todas as regiões do Brasil para discutir a situação e as condições do trabalho, as dificuldades enfrentadas, os desafios para o futuro e as estratégias para atuar na defesa dos direitos da categoria nos próximos anos. O congresso foi realizado no Hotel Amoaras, em Maria Farinha, Paulista, PE.

 

Elas são hoje a maior categoria de trabalhadoras do País, com mais de 7 milhões de mulheres, em sua maioria negras, 56%, segundo dados do IBGE de 2009). Sua jornada semanal chega a mais de 50 horas. Do total, 75% não possuem carteira de trabalho assinada.

 

Em seu dia a dia as trabalhadoras domésticas não possuem os mesmos direitos básicos de outros trabalhadores, tais como: limite da jornada de trabalho, descanso semanal remunerado, reconhecimento das negociações coletivas, adoção de medidas de segurança para o desenvolvimento do trabalho doméstico, informações claras sobre termos e condições de emprego, respeito à pessoa do trabalhador doméstico, liberdade sindical e negociação coletiva.

 

Veja a enrevista exclusiva para o MobilizaçãoBR, com Creuza de Oliveira, Presidenta reeleita da Fenatrad: CLIQUE AQUI

 

O foco do encontro foi a trajetória de lutas dessas profissionais por igualdade de direitos, que foi reconhecida, este ano, com a aprovação da Convenção 189 e da Recomendação 201, em junho deste ano, em Genebra, na 100ª Conferência da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

 

Outros temas também foram abordados: organização política e educação, organização e formação sindical, articulação política das trabalhadoras domésticas com os movimentos sociais, realidade das trabalhadoras domésticas na perspectiva de saúde, gênero e raça. Tudo através de palestras, debates e trabalhos em grupo.

 

Parabéns a estas mulheres guerreiras, que trabalham, cuidam de seus filhos e maridos e ainda lutam contra a discriminação e por igualdade de direitos para todas as trabalhadoras.

Vida longa a FENATRAD.

Exibições: 83

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço