Portal Luis Nassif

Em grande parte do país, não é necessário comprovar que é alfabetizado para ser candidato, não se tem uma técnica para fazer isso. Porem, ainda aparecem juízes que por métodos próprios querem fazer uma triagem nos candidatos. Não é no mínimo coerente, pois como veremos nos dois casos a seguir, os juízes utilizam métodos diferentes para “selecionar” os alfabetizados.
Antes de entrar nos casos em si, mostro alguns dados que me motivaram a falar sobre o assunto. No Brasil todos têm o direito a votar, mas na hora de ser candidato, não bastasse à impossibilidade financeira (pois é caro ser candidato), existe a preconceituosa lei que proíbe analfabeto de votar. E porque considero essa lei preconceituosa? Porque não acredito que ser alfabetizado, seja atestado de honestidade e de competência, assim como ser analfabeto também não. E mais, em um país onde 12% dos brasileiros são analfabetos e 30% são considerados analfabetos funcionais, ou seja, capazes de ler textos, mas não compreender (Dados do Dieese). Seria incoerente chamarmos de democracia, onde uma boa parte da população não pode se candidatar. Ainda bem que até o momento são poucos os casos de juízes que rejeitaram registros de candidaturas por esse motivo.
O primeiro caso é do juiz Valter José Vieira, de Poço Fundo (MG). Ele próprio aplicou um ditado, onde sessenta candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores participaram. Mais de 20% dos candidatos foram reprovados, treze no total. O outro caso é de Caucaia (PE), só para constar, o nordeste tem o dobro de analfabetos que a média nacional. O Ministério Publico aplicou um prova, onde o candidato deveria ler uma reportagem e responder algumas questões. Apenas 50% foram aprovados, dentre os reprovados, para comprovar a incoerência do teste, dois já eram vereadores. Quatro dos sete reprovados recorreram a juíza eleitoral da cidade, cabe a ela tomar a atitude mais prudente.
Enquanto isso no Rio de Janeiro, um traficante da rocinha pede votos para seu candidato e proíbe a entrada de outros candidatos na favela. Os traficantes ameaçam a população “Todo o empenho para o candidato da Rocinha. Não aceito derrota! Ninguém trabalhando para candidato de fora. Não agendar, não convidar para eventos”. O candidato em questão é Luiz Cláudio de Oliveira do PSDC, que esta com seu registro confirmado pela justiça.
Isso serve para mostrar que não é proibindo (Por critérios incoerentes) analfabetos, que a política ficará mais ou menos honesta.

Tags: candidatos

Compartilhar 

Adicione um comentário

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar nesta rede social

© 2009   Criado por Luis Nassif

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço