A Fundação Nacional de Arte (FUNARTE) em co-edição com a Editora Bem-Ti-Vi, lançaram em 2006, a coleção completa em fac-símile da "Revista da Música Popular", editada por Lúcio Rangel de 1954 a 1956, totalizando catorze números, tornando-se referência para pesquisadores e, também, amadores no assunto.

Lúcio Rangel (1914-1979) é considerado um dos principais formadores do pensamento crítico da MPB na metade do século passado. Manteve uma coluna musical entre 1945 e 1947, no suplemento literário d' O Jornal, dirigido por Vinícius de Moraes, além de colaborar com vários jornais da época. Em 1962, publicou o clássico livro "Sambistas e Chorões", pela Editora Francisco Alves.

A Revista da Música Popular contava com um super time de colaboradores, a nata dos analistas da Cultura em geral, e da MPB da época, entre eles: Mariza Lira, Almirante, Paulo Mendes Campos, Sérgio Porto, Ary Barroso, Fernando Lobo, Vinícius de Moraes, Nestor de Holanda, Jota Efegê(João Ferreira Gomes), Guerra Peixe, Jorge Guinele, Manuel Bandeira, Rubem Braga, Irineu Garcia. Esse time era reforçado pelos ilustradores, Di Cavalcante, Caribé, Santa Rosa, Millôr Fernandes...

O historiador Jairo Severiano, que recentemente lançou o livro "Uma História da Música Popular Brasileira - Das origens à modernidade", pela Editora 34, disse que a Revista da Música Popular "não definhou, morreu de repente, de enfarte - foi a Bossa Nova da imprensa musical". Eu concordo plenamente.

Na ordem crescente aparecem nas capas: Pixinguinha, Aracy de Almeida, Carmem Miranda, Dorival Caymmi, Elizeth Cardoso, Inezita Barroso, Pixinguinha/Donga/João da Baiana, Edição Extra sobre a morte de Carmem Miranda, Silvio Caldas, Jacob do Bandolim, Leny Erersong, Dircinha Baptista, Marília Baptista e Orlando Silva.

Em suma a Coleção Revista da Música Popular é uma delícia, até as propagandas da época.


Laura Macedo.

Obs: mesmo com minhas limitações técnicas, vou tentar, brevemente, organizar as catorze capas em um album de fotos.

Exibições: 384

Comentário de Helô em 25 agosto 2008 às 23:43
Laura, eu não conhecia a coleção.
Mais uma preciosidade que você traz para nós.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço