Caos na assistência à maternidade mobiliza deputados

Natal (RN) - Por toda parte deste Brasil pipocam os problemas de saúde pública. É um retrato da complexidade das questões que envolvem esse setor e em muitas situações o descaso dos governantes. Um exemplo está aqui.

A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte convocou reunião extraordinária para esta terça-feira (26), a fim de discutir ações que possam ser tomadas para contornar problemas de saúde pública no Estado, principalmente no que dizem respeito à assistência maternidade.

De acordo com os relatos pela imprensa local e em pronunciamentos dos deputados estaduais, trata-se de uma questão de desumanidade por falta de leitos, dada à superlotação das principais maternidades na capital. É o caso da Maternidade-Escola Januário Cicco, da UFRN, e do hospital público Santa Catarina na zona norte de Natal, além de casas de partos.

Isso ocorre por causa do encaminhamento das parturientes feito diariamente pelos municípios para a capital, sem que, mesmo se tratando de casos comuns, essa assistência seja dada pelo município.

“As mulheres estão parindo de maneira desumana. O caos não pode continuar”, afirmou o deputado estadual Leonardo Nogueira, do DEM, médico e presidente da Comissão de Saúde da Assembléia.

Exibições: 18

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço