Natal (RN) - A refinaria a ser anunciada pelo governo federal para o Rio Grande do Norte produzirá óleo diesel que terá o mesmo padrão do combustível adotado pela Europa a partir de 2009. Será um produto em torno de 36 vezes menos poluentes do que é hoje consumido no Brasil.

Portanto, a unidade potiguar se tornará uma das primeiras do país que produzirá o diesel limpo e que eliminará a fumaça preta das ruas e das estradas, de acordo com as informações trazidas pela Assecom-RN (a Assessoria de Comunicação do governo) em seu site nesta quinta-feira (4).

No mais tardar até meados de setembro agora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá ao RN anunciar oficialmente a construção da refinaria de petróleo no Pólo Industrial de Guamaré, município que fica 166 quilômetros distante de Natal.

A refinaria da Petrobras no Rio Grande do Norte será a 12ª a entrar em operação no país e a oitava maior do Brasil. Custará cerca de R$ 340 milhões na primeira fase, recursos que os críticos no Estado dessa unidade duvidam de que sejam suficientes sequer para construir uma minirrefinaria, como preferem chamar.

As críticas são porque defendem uma obra maior para o Estado, como forma de compensação pelo que o RN produz de petróleo. A estimativa é de que essa unidade deverá gerar 700 empregos diretos e até 5.000 indiretos, números bem inferiores aos das refinarias anunciadas para Pernambuco e Maranhão.

Na verdade, a unidade de produção de gasolina automotiva, que transformará o Pólo Industrial em operação no município potiguar em refinaria, deve ficar pronta só em 2010. A essa unidade se somará às plantas industriais existentes lá em Guamaré, onde já são produzidos óleo diesel, querosene de aviação, gás natural, GLP e biodiesel.

A partir daí a capacidade de processamento da refinaria será de até 80 mil barris de petróleo por dia, maior que – pelo menos – quatro outras refinarias no país, segundo as informações do governo potiguar.

Exibições: 16

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço