"Apesar do Choro ter nascido nas camadas mais humildes da sociedade e o futebol na elite européia, eles têm muito em comum. O Futebol e o Choro, mesmo com regras básicas, guardam sua vivacidade nas trilhas dos improvisos, nos dribles inesperados de Garrincha e Pelé, nas bicicletas singulares de Leônidas da Silva, nos contrapontos de Pixinguinha, nas frase inusitadas dos músicos solistas.

E o que falar dos chorões torcedores? Bonfiglio de Oliveira, um dos maiores pistonistas brasileiros, compôs "Flamengo", gravado pelo flautista Copinha, em 1979, para prestigiar o campeão carioca, com direito até a frases do hino do mengão. Jacob do Bandolim homenageou Garrincha com a "A Ginga do Mané" e Pixinguinha compôs "Um a Zero" em parceria com Benedito Lacerda para homenagear a vitória da Brasil contra o Uruguai, com gol de Friedenreich, que decidiu o campeonato sul-amaricano em 1919".

Fonte: Almanaque do Choro, de André Diniz.

Agora é só curtir os vídeos com esses clássicos do Choro.

Música Flamengo, de Bonfiglio de Oliveira, interpretada por um Roda de Choro de primeira grandeza: Entre outros, Baden Powell, Ronaldo do Bandolim, Silvério Pontes e Marcello Gonçalves.


Música "A Ginga do Mané", de Jacob do Bandolim, interpretada pelo conjunto "Som Brasieliro".

Música "Um a Zero", de Pixinguinha e Benedito Lacerda, com Alessandro Penezzi e excelente grupo.

Laura Macedo

Exibições: 75

Comentário de Helô em 28 setembro 2008 às 14:55
Estou aqui me deliciando com a Ginga do Mané! E como combina com os maravilhosos dribles do nosso inesquecível Garrincha.
"Um a Zero" é antológica e fiquei com pena de terem tirado do YouTube a apresentação de Yo-Yo Ma para o CD/DVD "Obrigado Brazil". A gravação é lindíssima.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço