Brasília, quarta-feira, 19 de maio de 2010


Bom dia,
Encaminho para vosso conhecimento, sinopse das notícias veiculadas nos principais meios de comunicação do Brasil.


Nacionais:

- Arrecadação bate novo recorde. O aquecimento da atividade econômica fez a arrecadação federal somar R$ 70,9 bilhões em abril, valor recorde para o mês, com aumento real de 16,7% sobre igual período de 2009; (1)

- BC projeta crescimento de 9,85% no trimestre. Novo índice capta aceleração acima das previsões; arrecadação de impostos sobe 16,75% em abril; (1)

- Lucro das empresas cresce 57% no primeiro trimestre. Um ano depois do auge da crise internacional, o resultado das companhias abertas no primeiro trimestre mostra que as empresas voltaram rapidamente aos tempos dos bons lucros; (1)

- Parceria em larga escala. Shamanna Balasubramanya, que em junho assumirá a presidência da Tata Consultancy Services no Brasil, pretende aumentar a integração com outros países da América Latina. Além de trocar tecnologia, também pretende 'exportar' brasileiros para projetos no exterior; (1)

- Seminário discute investimento espanhol. O Valor e o jornal "El País" promovem hoje, em Madri, o seminário "Brasil: Parceria para uma Nova Economia Global", que reunirá investidores, empresários e executivos brasileiros e espanhóis. Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros da área econômica, o seminário discutirá oportunidades para investimentos espanhóis no Brasil; (1)

- Petrobrás fecha acordo para fornecer 140 mil barris por dia à Sinopec em 2010. Acordo também prevê que empresa chinesa importará 10 milhões de toneladas de petróleo ou cerca de 200 mil barris por dia da Petrobrás em 2011; (2)

- Pesquisa revela que população pobre está comprando alimentos de mais qualidade; (3)

- Petrobras é maior empresa da América Latina em vendas. (3)


Políticas:

- PMDB indica Temer para vice de Dilma. A Executiva Nacional do PMDB decidiu, por aclamação, levar a proposta de aliança formal com o PT à convenção do partido, em 12 de junho. O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), ocupará o posto de candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff. A aliança com o PMDB renderá a Dilma mais 5min47s diários no horário eleitoral da televisão; (1)

- Dilma Rousseff elogia indicação de Michel Temer para vice de sua chapa. Após o PMDB aprovar o nome de Michel Temer (SP) para ser o vice na chapa da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, a ex-ministra da Casa Civil comentou, pela primeira vez em público, a indicação do presidente da Câmara dos Deputados para disputar as eleições deste ano. “Quero saudar o PMDB por indicar um político com tantas qualidades”, disse Dilma na noite desta terça-feira (18), em Brasília; (3)

- Alívio no comando do PT Sinalizações favoráveis das pesquisas são vistas pelos estrategistas de Dilma como sinal de que os tropeços iniciais não foram graves. A ascensão da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, nas pesquisas de intenção de votos colocou o partido e a cúpula da campanha petista numa perspectiva otimista; (3)

- Senado manterá reajuste a aposentados em 7,7%, diz líder do governo. Serão feitas, no entanto, duas mudanças no projeto, que deverá ser novamente votado na Câmara, afirma Romero Jucá; (2)

- Caso de polícia: Gabinete de senador tinha fantasmas. Duas irmãs, moradoras de Sobradinho, prestaram queixa após descobrirem que estavam lotadas como funcionárias de Efraim Morais (DEM-PB). (1)


Esportes:

- Série B - Lusa vira, mas cede empate ao Coritiba no Canindé. Kempes marca duas vezes para o time paulista, mas Coritiba consegue chegar ao 2 a 2 pela terceira rodada; (2)

- Diretor corintiano alfineta 'turma do amendoim' no Palmeiras. Rosenberg diz que corintianos são diferentes e confirma amistoso contra o Real Madrid; (2)

- Washington não é relacionado para enfrentar o Cruzeiro. Atacante do São Paulo foi afastado pelo técnico Ricardo Gomes depois de alegar falta de motivação; (2)

- Celso Roth é o novo treinador do Vasco. Ele retorna ao clube com a pressão de conquistar bons resultados; Gaúcho volta a ser auxiliar técnico; (2)

- Paraná vence o Santo André em casa e lidera a Série B; (2)

- F1 - Ferrari vai defender volta do carro reserva à Fórmula 1. Escuderia italiana diz que decisão da FIA prejudica os fãs do automobilismo. (2)


Internacionais:

- Brasil e Turquia defendem via diplomática frente a ameaça de sanções ao Irã. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu hoje à comunidade internacional que dê uma chance à diplomacia na polêmica sobre o programa nuclear iraniano, convencido de que o acordo alcançado com Teerã, com a mediação de seu país e do Brasil, pode levar a uma solução negociada; (7)

- S.O.S. Euro. Governo da Alemanha tenta conter a especulação para salvar a moeda. (1)


Brasília/DF:

- STF PEDE DEFESA E ROSSO AFIRMA QUE NÃO É CANDIDATO. Ontem à noite, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu prazo até sexta-feira para o GDF e a Câmara Legislativa apresentarem defesa no processo de pedido de intervenção federal. Fato que já provocou reação imediata no governador Rogério Rosso (PMDB). Ele fez questão de hoje afirmar publicamente que não será candidato ao Palácio do Buriti; (3)

- Mais duas mortes pela dengue são confirmadas no DF. A Secretaria de Saúde confirmou, nesta terça-feira (18/5), mais duas mortes por dengue no Distrito Federal. O caso da administradora Daisi Ferreira Figueiredo, 32 anos e de Carlos Lindberg Tolentino, 55 anos, estavam em processo de investigação. Ao todo, cinco pessoas não resistiram à doença; (3)

- Roberto Lucena toma posse como distrital na vaga deixada por Eurides Brito. O suplente da deputada Eurides Brito (PMDB), Roberto Lucena (PR), tomou posse ainda há pouco do cargo de distrital, na presidência da Câmara Legislativa do DF. Lucena assume a titularidade do cargo após decisão da Justiça que determinou o afastamento de Eurides em função do processo que ela sofre na Comissão da Ética da Casa por quebra de decoro; (3)

- Campanha de imunização contra gripe suína acaba na próxima sexta-feira; (3)

- Auditoria constata farra de gastos na Câmara Legislativa; (4)

- O tempo em Brasília ficará hoje entre 15° e 30°. Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. (3)



Dilma Rousseff
“O Brasil precisa desta grande dama para dar continuidade ao excelente governo do Lula”
h ttp://dilma13.blogspot.com/



Cordialmente,
Carlos Alberto Honorato da Silva
karlos.honorato2@yahoo.com.br



Fonte:
(1)-h ttp://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
(2)-h ttp://www11.estadao.com.br/ultimas/
(3)-h ttp://www.ejornais.com.br/jornal_correio_brasiliense.html
(4)-h ttp://www.emtemporeal.com.br/
(5)-h ttp://www.jornalalobrasilia.com.br/noticias/
(6)-h ttp://dilma13.blogspot.com/
(7)-h ttp://www.jornaldebrasilia.com.br/site/index.php


Outros meios de acesso a Coluna do Honorato:
- EU_LEIO_A_COLUNA_DO_HONORATO-subscribe@yahoogrupos.com.br (enviar e-mail solicitando participar do grupo)
- h ttp://www.grupos.com.br/group/karlos.honorato/?action=join (acessar site e providenciar sua inscrição




Distribuição Gratuita
" Gentileza se manifestar, caso não seja do seu interesse receber este. Obrigado."
autorizo sua reprodução

Exibições: 16

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço