Difundir a produção musical brasileira e permitir que o público tenha acesso a história da música é o principal objetivo da II Mostra de Instrumentos Musicais que encerrou-se ontem (11/10/08), na cidade de Teresina-PI

A Mostra contém réplicas de originais de 26 instrumentos da Idade Média ao século XIX de diversos países, como Inglaterra, Espanha, Alemanha, Áustria, Itália, França, Estados Unidos e Brasil.

Durante nove dias os apaixonados por música tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a evolução de instrumentos musicais como o violão e participar de oficina com o renomado violonista, Turíbio Santos.


Abaixo algumas fotos da exposição. (Desculpem o amadorismo da fotógrafa).











ALÚDE RENACENTISTA (1550), 8 CORDAS.





















ARQUIALAÚDE (14 cordas - 6 duplas e 8 simples)




















VILHUELA - SURGIU NA ESPANHA PARA SUBSTITUIR O ALAÚDE (6 cordas duplas).


















GUITARRA DA BAIXA RENACENÇA - (Ganhou enorme popularidade no século XIV e acabou substituindo o cítole. Está associada a músicos de tabernas e serestas. (MUSEU D'ART DE CATALUNYA).

















VIOLA DE ARAME PARAÍBA. (Viola Barroca aculturada no Brasil, na época dos Jesuítas).

Exibições: 765

Comentário de Carlos em 13 outubro 2008 às 16:34
Laura,

Parabéns pelas fotografias. Esses alaúdes são muito bonitos. Deve ter sido uma bela exposição. É um tema que sempre me interessou: a origem dos instrumentos musicais, principalmente aqueles relacionados ao alaúde. A vilhuela seria o antepassado dos violões modernos? A forma é bem parecida. O nosso bandolin é muito parecido com o alaúde, não acha?

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço