Portal Luis Nassif

Se viva, hoje 04 de maio de 2009, a atriz Audrey Hepburn faria 80 anos de nascimento.

Nascida em Bruxelas (Bélgica), em 4 de maio de 1929, filha de um rico banqueiro inglês e da Baronesa holandesa Ella Van Heemstra. Após o divórcio dos pais, mudou-se com a mãe para Londres, onde iniciou seus estudos. Alguns anos mais tarde, as duas fixaram residência em Arnhem, Holanda.

Quando da ocupação alemã, durante a 2ª Guerra Mundial, participou do esforço anti-nazista, período em que sofreu de má nutrição e depressão. Após a libertação da Holanda, Audrey foi estudar balé em Londres e, mais tarde, iniciou uma promissora carreira como modelo, até ser descoberta por um produtor, quando teve uma pequena participação no filme holandês "Nederlands in Zeven Lessen", em 1948.

Antes de conseguir o estrelato com seu primeiro filme americano, "A Princesa e o Plebeu" (1953), quando arrebatou o Oscar de Melhor Atriz, Audrey participou de diversos filmes britânicos e franceses. Em sua carreira de sucesso, foi ainda indicada ao Oscar de Melhor Atriz por suas atuações em "Sabrina", "Uma Cruz à Beira do Abismo", "Bonequinha de Luxo" e "Um Clarão nas Trevas".

Clique aqui e assista a entrega do Oscar de melhor atriz: "A Princesa e o Plebeu".


Para o filme "Bonequinha de Luxo", Henry Mancini compôs "Moon River" especialmente para ela. Ganhadora do Oscar de Melhor Canção, "Moon River" tem centenas de gravações.


 

Audrey casou-se com o ator Mel Ferrer em 25/09/1954, de quem se divorciou em 05/12/1968. Voltou a se casar em 18/01/1969 com Dr. Andrea Dotti, de quem se divorciou em 1982. Com o primeiro marido, teve um filho, Sean H. Ferrer, e com o segundo, Luca Dotti.

Em 1988, Audrey tornou-se Embaixadora Especial para o Fundo UNICEF das Nações Unidas, de Ajuda às Crianças, tendo participado de missões no Sudão, El Salvador, Somália, México, Equador, Venezuela, Vietnã, Tailândia e Etiópia.

Audrey Hepburn era fluente em Inglês, Holandês/Flamengo, Francês, Espanhol e Italiano. No filme Bonequinha de Luxo, ela é mostrada tentando aprender português, e reclama do grande número de verbos irregulares. Ela diz: "A very complicated language, four thousand of irregular verbs", depois disso, tenta dizer "Eu acho que você está gostando do açougueiro".


Audrey Hepburn foi uma das musas do grande estilista francês, Hubert de Givenchy, tendo este sido o responsável por seu guarda-roupa nos filmes "Sabrina", "Cinderela em Paris", "Amor na Tarde", "Bonequinha de Luxo", "Quando Paris Alucina", "Como Roubar um Milhão de Dólares" e "Charada".

De acordo com seu filho Sean, os filmes favoritos dos quais estrelou foram Uma cruz à beira do abismo (por sua mensagem social) e Cinderela em Paris (por ter se divertido muito nas filmagens deste). No entanto, ela havia declarado numa entrevista à Barbara Walters que A princesa e o plebeu era o filme mais querido dela.

Clique aqui e veja várias cenas dos principais filmes em que atuou.


Além de um rosto bonito, Audrey era uma mulher humilde, gentil e charmosa, que preferia cuidar dos outros a seu redor do que de si mesma. É considerada a eterna "bonequinha de luxo". Faleceu em 14 de janeiro de 1993, de câncer no útero.


Audrey Hepburn é, sem sombra de dúvida, minha atriz favorita. Tenho em casa, vários DVDs dos seus filmes e gosto de revê-los. Algumas amigas não entendem porque os compro e os assisto sempre, alegando que já sei o fim da trama. A minha resposta é a emoção que sempre sinto ao vê-la interpretar. E emoção é difícil de explicar...


Assistam ao vídeo abaixo ao som, entre outras, da belíssima música de Luiz Bonfá/Antônio Maria - Manhã de Carnaval.



*********
Fonte: WiKipédia - A Enciclodépia Livre

**********

Exibições: 523

Comentário de Cafu em 4 maio 2009 às 18:16

Aqui em casa tem Audrey Para tudo quanto é lado. Minha filha adora.

:-)
Comentário de Helô em 4 maio 2009 às 23:36
Laurinha
Lembro-me de você comentar sobre sua admiração por Audrey quando fiz o post "Yes, nós temos banana". Se não me engano, o filme que postei era Sabrina. Além de talentosa, como era bonita e elegante!
Agora peço licença pra dizer ao Marcelo que o aniversário de Johnny Alf não está esquecido e certamente a Laura também irá prestar-lhe uma bela homenagem.

Beijos.
Comentário de Laura Macedo em 5 maio 2009 às 1:23
Oi, Helô.
Com certeza a "trinca" da área de música do Portal, formada pelas garotas :))) Laura/Helô/Cafu não deixarão passar em brancas nuvens data tão significativa para a MPB.
Beijão.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço