A Arte da Cantora, Violonista e Compositora Rosa Passos

Rosa Maria Faria Passos
*13/04/1952 - Salvador (BA)

Cantora / Violonista / Compositora

O objetivo desta postagem é o destaque da Discografia da Cantora, Compositora e Violonista Rosa Passos. De cada Disco vamos destacar uma faixa para audição.

Seu Disco de estreia chegou ao mercado fonográfico em 1979, com composições suas em parceria com Fernando de Oliveira. O disco contou com a participação de Gilson Peranzzetta (teclados), Luizão (baixo), Ubirajara (bandoneon), José Menezes (viola 12 cordas), Jorginho (flauta), Zdenek Svab (trompa), Wilson das Neves (bateria), Hermes Contesini (percussão) e Geraldo Vespar (arranjos e regência).

Fossamba” (Rosa Passos/Fernando de Oliveira) # Rosa Passos. Álbum “Recriação”/ Disco Chantecler (LP only), 1979.

Em 1991, lançou o LP “Curare”, no qual gravou clássicos da música popular brasileira de um baita time de compositores, a exemplo de Tom Jobim, Carlos Lyra, Vinicius de Moraes, Ary Barroso, Johnny Alf , Bororó, entre outros.

Curare” (Bororó) # Rosa Passos. Álbum “Curare”, 1991.

Lançou, em 1993, o CD - "Festa", com suas composições: “Dunas”, “Salada tropical”, “Juras”, “Festa”, “Chuva de verão” e “Outono”, todas com Fernando de Oliveira. Ainda nesse disco gravou composições de Aldir Blanc, Candeias, Djavan, Noel Rosa, Vadico, entre outros.

Feitiço da Vila” (Noel Rosa/Vadico) # Rosa Passos. Álbum “Festa”, 1993.

Em 1996, lançou o CD "Pano pra manga", contendo suas composiçõesVerão”, “Samba com pressa (Viver é voar)”, “Amorosa”, “Espelhos”, “Barcos” e “Samba sem você”, todas com o fiel parceiro Fernando de Oliveira. O disco contou com a participação de Ivan Lins, na faixa “Abajur lilás” e Chico Buarque na faixa “Com açúcar, com afeto”. Nesse mesmo ano, gravou participação no “Songbook Tom Jobim”, interpretando “Caminhos cruzados” (c/ Newton Mendonça).

Chovendo na roseira” (Tom Jobim) # Rosa Passos. Álbum “Pano pra manga”, 1996.

Em 1997, em parceria com o violonista Lula Galvão lançou em tributo ao grande Mestre Ary Barroso, o CD “Letra & Música Ary Barroso - Rosa Passos & Lula Galvão”, com grandes clássicos do compositor mineiro.

Morena boca de ouro” (Ary Barroso) # Rosa e Lula Galvão. Lumiar Discos, 1977.

Celebrando o 40º aniversário da bossa nova, lançou, em 1998, o CD “Rosa Passos canta Antonio Carlos Jobim - 40 anos de bossa nova”, registrando exclusivamente canções de Tom Jobim, entre elas - “Brigas nunca mais”.

Brigas nunca mais” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) # Rosa Passos. Álbum “Rosa canta Tom Jobim”. Lumiar Discos, 1998.

Em 1999, lançou o CD “Morada do Samba”, contendo suas composições “Esmeraldas”, “Pequena música noturna”, “Roseira” e “Alma de blues”, todas com Fernando de Oliveira. O disco contou com a participação de Gilson Peranzzetta (piano, acordeom e arranjos) e Lula Galvão (violão, guitarra e arranjos) e ainda com a participação especial de Chico Buarque (na faixa “Com açúcar e com afeto”) e Ivan Lins (na faixa “Abajur lilás”).

Beiral” (Djavan) # Rosa Passos. Álbum “Morada do samba”. Lumiar Discos, 1999.

Em 2000 lançou o CD "Rosa Passos canta Caymmi", interpretando as canções “Sábado em Copacabana” (c/ Carlos Guinle), “Você não sabe amar” (c/ Carlos Guinle e Hugo Lima), “Doralice” (c/ Antônio Almeida), “Você já foi à Bahia”, “Marina”, “Só louco”, “Rosa Morena”, “Vatapá”, “Milagre”, “O bem do mar”, “Vestido de bolero”, “Samba da minha terra” e “... Das rosas”.

Você já foi à Bahia?” (Dorival Caymmi) # Rosa Passos. Álbum “Rosa Canta Caymmi”, 2000.

Em 2001, apresentou show solo (voz e violão) em Nova Orleans, o que lhe valeu um convite para gravar o CD “Me and my heart”, lançado no mercado norte-americano no ano seguinte (2002)

Aos pés da Santa Cruz” (Marino Pinto/Zé da Zilda) # Rosa Passos. Álbum Velas (EUA), 2001.

Em 2002, lançou o CD "Azul", que contou com a participação de Teco Cardoso, Léa Freire, Lula Galvão, Proveta e Banda Mantiqueira.

Papel marche” (Capinan/João Bosco) # Rosa Passos. Álbum “Azul”, 2002.

Em 2003, lançou no Brasil o CD “Eu e meu coração”, com canções autorais e de outros compositores.

"Desencontro” (Chico Buarque) # Rosa Passos. Álbum “Eu e meu coração”. Brasil/Velas, 2003.

Ainda em 2003 lançou com o contrabaixista norte-americano Ron Carter, o CD “Entre amigos”.

A primeira vez” (Bide/Marçal) # Rosa Passos/Ron Carter. Álbum “Entre Amigos”, 2003.

Em 2004, lançou o CD “Amorosa”, um tributo a João Gilberto e seu antológico CD “Amoroso” de 1977.

"Bésame Mucho” (Consuelo Velasques) # Rosa Passos. Álbum “Amorosa”. Sony Classical, 2004.

Em 2006, lançou o CD “Rosa”, em formato voz e violão. Nesse mesmo ano, apresentou-se no Carnegie Hall – Zanken Hall, para uma numerosa plateia, em show solo no formato voz e violão, interpretando canções de seus discos “Amorosa” e “Rosa”, além de clássicos da música popular brasileira.

Molambo” (Augusto Mesquita/Jaime Florence) # Rosa Passos. Álbum “Rosa”. Telarc, 2006.

Lançou, em 2008, o CD “Romance”. Nesse mesmo ano, recebeu o título de "Doutor Honoris Causa" na Berklee College of Music, em Boston, sendo a primeira brasileira a receber a honraria. Confiram a foto abaixo.

Tatuagem” (Chico Buarque/Ruy Guerra) # Rosa Passos. Álbum “Romance”. Telarc, 2008.

Foi o repertório gravado pela divina Elizeth Cardoso que inspirou Rosa Passos a lançar, em 2011, o CD “É luxo só”.

Olhos verdes” (Vicente Paiva) # Rosa Passos. Álbum “Rosa Passos é luxo só”. Biscoito Fino, 2011.

Gravou pela Universal Music, em 2013, o CD “Samba Dobrado” com composições de Djavan, com exceção para a faixa “Doce menestrel”, de sua autoria em parceria com Fernando de Oliveira.

Linha do Equador” (Djavan/Caetano Veloso) # Rosa Passos/Orquestra Sinfônica de Santos. 4º Jazz Santos Festival (01/06/2015).

Em 2015 grava pela Biscoito Fino o CD “Rosa Passos canta Ary, Tom e Caymmi (Coletânaea).

Vestido de bolero” (Dorival Caymmi) # Rosa Passos. Álbum “Rosa Passos canta Ary, Tom e Caymmi”. Biscoito Fino, 2015.

O CD “Rosa Passos ao Vivo” foi lançado pelo selo Biscoito Fino, em maio de 2016.

Nesta inédita gravação ao vivo, captada no Uruguai em show feito pela cantora em 12 de setembro de 2014 no Teatro UAMA, na cidade de Carmelo, o canto de Rosa Passos continua a surpreender os fãs de todos os naipes, principalmente, os mais antenados que a acompanham, criteriosamente, a sua maneira de cantar baixinho, a exemplo de João Gilberto.  

"Emoções” (Roberto Carlos/Erasmo Carlos) # Rosa Passos. Tom Jazz (30/05/2014).

Encerro a seleção de vídeos com o recém Concerto ao Vivo, com Rosa Passos e Big Band, realizado pela Prefeitura de Campinas/Secretaria de Cultura, em maio de 2016.

Rosa Passos e Big Band / Concerto ao Vivo / maio de 2016.

Desde que debutou no mercado fonográfico com o Álbum “Recriação” (1979) até o momento atual (2016) com o recém-lançado “Rosa Passos ao Vivo”, muitas águas rolaram na carreira da cantora, compositora e violonista Rosa Passos.

Rosa Passos foi, gradativamente, conquistando um público fiel ao seu estilo de compor e interpretar suas composições e de grandes nomes da nossa Música Popular Brasileira.

Seu estilo de cantar, quase sussurrando, até hoje é associado ao de João Gilberto, ao ponto de ter sido rotulada como a “João Gilberto de saias”. O certo é que os dois dominam a arte de cantar “baixinho”.

Nós piauienses estamos na expectativa do show que Rosa Passos fará no dia 05 de julho de 2016, em Teresina (PI), integrando mais uma edição do Projeto Seis E Meia. O Show local de abertura será realizado pelo excelente “Grupo Ockteto”.

Teresina lhe espera de braços abertos. Seja super bem vinda!!

 

************

Fontes:

- Dicionário Cravo Albin da MPB - Verbete: Rosa Passos (AQUI).

- Fotomontagem: Laura Macedo.

- Site Oficial da cantora/compositora Rosa Passos (AQUI).

- Site #Radinha / Áudios (AQUI).

- Site YouTube / Canais: “Alexandre Almeida”, “Daniel Lunardelli”, “Paulo Rezende”, “anadaraujo”, “Canale di pellicanoz”, “Gravadora Galeão II”, “catavento2000”, “Marcellorammos”, “Fátima Ferreira”.

-

************

Exibições: 222

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço