A Ascensão de uma Superpotência Orquestral

"A China está construindo grandes orquestras como sintoma de seu poder econômico e como forma de renúncia a um sombrio passado revolucionário" (Norman Lebrecht).

Orquestra Sinfônica Chinesa: desafio ao resto do mundo pela preeminência na música orquestral.

Durante anos de truculência da Guarda Vermelha, as orquestras da China tinham sido desbaratadas e seus músicos enviados para a "reeducação" nos arrozais. Violinistas tinham seus dedos quebrados. Os oboístas seus dentes estilhaçados. Pessoas que eram flagradas ouvindo música ocidental sofriam agressões físicas e iam para a prisão.

No entanto, a severidade dessas sanções servia apenas para sublimar a enorme importância que a China atribuía à orquestra, fosse como um organismo apartidário subversivo ou como um canal de importação de cultura estrangeira. Na China a orquestra é muito mais do que apenas um belo conjunto de sons.

Os músicos chineses gabam-se do fato de, já em 1879, Xangai ter fundado a primeira orquestra no hemisfério oriental e, em 1908, o primeiro conjunto sinfônico. Também completou 80 anos a primeira peça orquestral escrita por um compositor chinês, "Reminiscências", de Huang Zi.

Quando o conservatório de música reabriu em Pequim, em 1978, suas portas foram escancaradas por 18 mil inscritos. Enquanto músicos e maestros retornavam de seu exílio rural ou estrangeiro, os criadores da China moderna aplicavam o velho slogan maoísta "Deixe que mil flores desabrochem" para o renascimento do setor orquestral. Com o apoio do líder do partido, pianista e amante de Mozart, Jiang Zemin, a China começou a criar a mais ativa indústria de concertos do planeta.

As orquestras da China podem ou não se tornar sucessos mundiais, mas para muitos chineses elas se destacam como caminhos de esperança em tempos de crescentes incertezas.


************
Síntese do texto produzido por Nornam Labrecht, publicado na revista CULT, nº.137, Julho/2009.

************

Exibições: 75

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço