“A Beleza da Arte”, organizado pelo ensaísta, biógrafo e historiador J. R. Guedes de Oliveira

 





 

 

                                  “A BELEZA DA ARTE”

 

 

          Constitui-se numa das mais concorridas realizações literárias dos últimos tempos, em Capivari-SP, o lançamento do livro “A Beleza da Arte”, organizado pelo ensaísta, biógrafo e historiador capivariano J. R. Guedes de Oliveira.

 

          A obra está programada, para uma “tarde de autógrafos”, no dia 16/07 próximo, às 15:00 horas, na Casa da Cultura, dentro da programação das festividades do aniversário de Capivari.

 

          O organizador, num lance fantástico (e ele descreve esta situação na introdução da obra), conseguiu resgatar do olvido os originais pertencentes ao autor Eduardo Maluf, cujo pseudônimo assinala Homero Dantas.

 

          São crônicas e artigos que Homero Dantas recolheu ao longo de decênios, na sua lide diária no então Museu Histórico e Pedagógico Dr. Cesário Motta Júnior. Uma rara preciosidade para se conhecer os fatos pitorescos sobre Capivari e o seu significado histórico e cultural.

 

          É claro que o livro é uma volta ao passado, com as reminiscências do cotidiano, recheados de histórias e acontecimentos variados, tão bem elaborados e descritos por Homero Dantas.

 

          Exaltando os valores de Capivari, como centro de uma cultura primorosa, não só situada nas figuras de Rodrigues de Abreu, Amadeu Amaral e Tarsila do Amaral, mas em outros segmentos, percebe-se o quanto é significativo o contexto da cidade no cenário nacional. Caminha a “terra dos poetas” para outros campos, revelando, ao passar dos decênios, figuras das mais expressivas das ciências, das artes, das letras - enfim, de outras atividades humanas - capaz de nos dar uma dimensão exata dessa representatividade.

 

          “A Beleza da Arte” é um livro de cabeceira de cama, para recordar, para lembrar, para saber e para se deliciar nas peculiaridades de tempos atrás, não como um saudosismo, mas como um meio de contemplar Capivari, pela sua beleza, pela sua acolhedora gente e pelo seu encanto de cidade tipicamente interiorana, com suas raízes profundas e alimentadas pelas gerações que se prestam a servi-la com dignidade e altruísmo.

 

          Esperamos (e assim desejamos) que a plêiade de entusiastas, ávidos de boa leitura marquem presença, encantando e saboreando a arte escrita, que é o fecho e título de “A Beleza da Arte” - um livro marcante para Capivari, ao resgatar, também, a memória do saudoso Eduardo Maluf, passado 23 anos do seu falecimento.

 

                                

Exibições: 84

Comentário de Delcio Marinho em 12 julho 2011 às 9:01
Comentário de Delcio Marinho em 12 julho 2011 às 9:20

 

J. R. GUEDES DE OLIVEIRA

Prêmio Emílio Castelar

Personalidade 2008 - Madrid

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço