Música: "Antonico" (samba), Ismael Silva, 1950.


No samba "Antonico" Ismael Silva expõe de forma coloquial o tema pugente, e até certo ponto dramático, do pedido de auxílio para um amigo necessitado: "Ô Antonico, vou lhe pedir um favor / que só depende de sua boa vontade / é necessário uma viração pro Nestor / que está vivendo em grande dificuldade...". E é o efeito patético, produzido pela perfeita conjunção da letra com a melodia triste, que faz desta composição o maior sucesso da segunda fase de sua carreira.

Ismael sempre negou a possibilidade do samba ser autobiográfico. Na verdade, porém, ele viveria em 1939 uma situação semelhante à do personagem "Nestor", fato que está registrado numa carta de Pixinguinha ao musicólogo Mozart de Araújo e que bem poderia ter inspirado a composição.

Lançado por Alcides Gerardi, "Antonico" conta em sua discografia com outros intérpretes importantes como Gal Costa e Elza Soares.



Ouçam na voz do próprio autor. Gravação RCA Victor, 1973.



************

FONTES

1) Livro




A Canção no Tempo: 85 anos de músicas brasileiras, Vol 1: 1901-1957 / Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello. - São Paulo: Ed. 34, 1977.

 

2) CD Os Grandes Sambas da História. Vol 3.

************

Exibições: 61

Comentário de Cafu em 22 junho 2009 às 23:15



Que ótima lembrança. Ontem à tarde assisti ao filme sobre o Noel com a minha boadrasta. Tava lá o Ismael, claro. Um bamba!
Beijão.
Comentário de Laura Macedo em 23 junho 2009 às 2:10
Cafu,
Como sempre sua participação ilustrando a série faz toda a diferença. Quando você não aparece eu fico :(((((((
Passei a semana quase toda "agarradinha" com a Aracy Cortes. Agora que ela me deu um fôlego, é que consegui post alguma coisa por aqui. Mas logo logo estou retornando a cena no nosso teatro de revista. Haja tempo para tanta pesquisa e leitura.
Estamos em plena festa junina, evento muito babalado aqui no nordeste. Só esta semana tenho três festas que não posso deixar de comparacer. Haja fôlego :))))))
Beijos.
Comentário de Adalberto da Silva em 1 agosto 2009 às 23:01
Apenas uma correção: "que *só* depende da sua boa vontade". É assim que o autor canta e é assim que Gal Costa canta.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço