Música: "No Rancho Fundo" (samba-canção), Ary Barroso e Lamartine Babo, 1931.


Este samba foi lançado pela cantora Aracy Cortes em junho de 1930, na revista “É do outro mundo”. Na ocasião chamava-se “Este mulato vai ser meu” (com o subtítulo “Na Grota Funda”), e tinha letra do caricaturista J. Carlos (José Carlos de Brito Cunha), autor da revista.

Ouvindo a composição, Lamartine Babo achou ruins os versos “Na Grota Funda / na virada da montanha / só se conta uma façanha / do mulato da Raimunda”. Autorizado por Ary Barroso, escreveu uma nova letra (“No rancho Fundo / bem pra lá do fim do mundo / onde a dor e a saudade / contam coisas da cidade...”), sendo o samba gravado por Elisa Coelho, no ano seguinte.

O lirismo nostálgico que predomina na composição, já aparece na introdução instrumental dessa gravação, com o próprio Ary ao piano. A melodia, por sua vez, caminha suavemente em frases descendentes para um final melancólico, em perfeita sintonia com a letra. Quem não gostou da nova versão foi J. Carlos, que julgou a rejeição de sua letra uma desfeita, rompendo com Ary Barroso.



Ouçam aqui na voz do seresteiro Silvio Caldas, gravação RCA VICTOR, 1939.



**********

FONTES
1) Livro




A Canção no Tempo: 85 anos de músicas brasileiras, Vol 1: 1901-1957 / Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello. - São Paulo: Ed. 34, 1977.



2) CD Os Grandes Sambas da História, Vol 9, 1997.

**********

Exibições: 60

Comentário de Gregório Macedo em 7 julho 2009 às 19:07
Querida, PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO DE UM ANO DO BLOG! Que você continue nos brindando com multimatérias para lá de interessantes e instrutivas. Textos, fotos, faixas musicais, vídeos, que painel sensacional!
Beijos do Dodó Macedo.
Comentário de Helô em 10 julho 2009 às 12:01
Laurinha
Seu querido Dodó já disse tudo. E quem melhor do que ele para dizer da sua brilhante contribuição aqui no Portal? Parabéns pelo primeiro aniversário, pelo amor à nossa riquíssima música, nem sempre valorizada, e por compartilhar com a gente o seu conhecimento.
E comemorar com Aracy, Sílvio Caldas, Ary Barroso e Lamartine Babo é um luxo!
Beijos.
Comentário de Gilberto Cruvinel em 18 julho 2009 às 2:21
Que maravilha Laura!

Uma delícia ouvir No Rancho Fundo com Silvio Caldas. Meus cumprimentos pelo aniversário
do blog. A comemoração é um luxo,como disse a Helô, mas o blog é o nosso maior privilégio.
Um grande abraço

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço