A Corrida dos Políticos para o Abismo - Parte 1

O meme é uma crença mental que pressupõe que se aprende com os outros. Exemplos são uma canção, uma palavra, uma regra ou uma ideologia. Toda a cultura é memética, porque cada indivíduo tenta passar para o próximo seu modelo mental.
Ref.: Dawkins, Richard. O Gene Egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007

Os principais tipos de memes são falsas promessas, inimigos falsos e prioridades erradas.

É uma corrida para o fundo, porque a mentira, quanto mais utilizada, mais adeptos se ganha. Isso faz com que falsas promessas, falsos inimigos, argumentos falaciosos, e assim por diante, cresçam até uma situação insustentável.!

A corrida para o fundo que ocorre quando um político, ou seus apoiadores, usam a mentira para ganhar adeptos. Por exemplo, ele ou ela podem dizer que podem obter uma a economia através de uma inovação, quando na realidade, não podem fazer nada. Ou podem dizer que desejam privilegiar um grupo de interesse especial, que eles querem, mas não podem realmente cumprir a promessa ou não pretendem. Resultado: passam a atacar o seu oponente com inúmeras declarações negativas que são exageros ou falácias inverídicasl. E assim por diante.



Esse é um modelo construído com base na Dinâmica de Sistemas para analisar o comportamento dos políticos e cidadãos nas eleições para presidente de 2010 no Brasil. Com base em estudos científicos de David Parker and Barry Larsen, a simulação conclui pela influência negativa dos boatos replicados por pessoas sem conhecimentos ou discernimento político.

Ref.: The Dueling Loops of the Political Powerplace - http://www.thwink.org

Niro é professor e pesquisador em metodologias de abordagem em Sistemas Complexos, tem Diploma Oficial de Especialización de la Universidad Politécnica de Catalunya em Creacion de Modelos en Ecologia y Gestion de Recursos Naturales, foi presidente da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Sistemas e Brazilian Chapter Representative da System Dynamics Society (2005-2007). É mestre e doutorando em Ciência da Informação.

Exibições: 70

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço