A efêmera trajetória do Trio Carioca

Radamés Gnattali, Luciano Perrone e Luís Americano

 

O Trio Carioca, criado em 1936, foi constituído por Radamés Gnattali, ao piano, Luciano Perrone, na bateria e Luís Americano no clarineta e/ou saxofone.

 

 

A ideia inicial foi de Mr. Evans, diretor da gravadora RCA Victor, que perguntou ao Radamés o que ele achava de montar um Trio nos moldes ao de Benny Goodman, ou seja, piano, bateria e clarineta e/ou sax. 

 

 

 

Os arranjos eram elaborados pelo próprio Radamés e o Trio atuava em diversos programas da Rádio Nacional, além de suprir eventuais faltas na programação, numa época em que os programas não tinham roteiro.

 

 

Em 1937, o Trio registrou em disco os choros "Recordando" e "Cabuloso", ambos de Radamés Gnattali. Essas gravações, com arranjos bastante sofisticados para a época, apresentavam a clarineta como primeiro instrumento solista e, em seguida, solos de bateria e piano.

 

 

 

 

 

 

Recordando” (Radamés Gnattali) # Trio Carioca (Radamés Gnattali [piano], Luciano Perrone [bateria] e Luiz Americano [clarinete/saxofone]). Disco Victor (34.154-A) / Matriz (80322). Gravação (10/03/1937) / Lançamento (março/1937).

 

 

 

 

 

Cabuloso” (Radamés Ganattali) # Trio Carioca (Radamés Gnattali [piano], Luciano Perrone [bateria] e Luiz Americano [clarinete/saxofone]). Disco Victor (34.154-B) / Matriz (80322). Gravação (10/03/1937) / Lançamento (março/1937).

A intensa atividade dos componentes do Trio Carioca e principalmente, do seu líder e idealizador, que na época desempenhava a função de arranjador, compositor e regente da Rádio Nacional, impediram a continuidade do trabalho deste excelente Trio. Felizmente eles deixaram gravados para a posteridade as duas pérolas que ouvimos acima.

 

 

 

************

Fontes:

- Dicionário Cravo Albin da MPB.

- Sites YouTube (Vídeos).

- Blog de Hécules Gomes.

 

************

Exibições: 211

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço