Portal Luis Nassif

 Quando a URSS se dissolveu,em 1991,mesmo os que a criticavam pela esquerda,como era o caso do Trotisquismo e suas inúmeras IV Internacionais,foi um baque para toda a esquerda.Muitos militantes ficaram aturdidos e muitos militantes deixaram de serem marxista ou ,simplesmente,desbundaram.

 Na verdade a profícua experiência soviética perdurou até 1930,com o advento de Stálin e o stalinismo existiam duas previsões de Trótsky : ou uma revolução social ou a restauração capitalista.A segunda previsão vingou em 1991.

 Por quê do título deste artigo ?

 Tentarei ser sintético e sincero.

 Em 2002 o PT,durante as eleições em que Lula saiu vencedor no segundo turno,lançou a famosa Carta aos Brasileiros.Foi uma explícita declaração da corrente majoritária petista - que em 1992 expurgou as correntes de esquerda do partido - de uma guinada ao social-liberalismo,com pitadas de claro populismo.

 O PT declaradamente deixou de ser um partido socialista e no ano seguinte,em setembro,após a reforma da previdência,dois grupos descontentes foram expulsos do PT,o MÊS e a CST,que tinham parlamentares.

 Mas vou voltar ao presente.Se você ler qualquer BDI ( Boletim informativo) de uma organização dita marxista a introdução é a mesma várias décadas passadas .É,mais ou menos,assim : O Capitalismo está mergulhado em uma crise sem precedentes,que atinge em cheio o proletariado,e urge uma saída eficaz para a crise que é a revolução socialista no país .

 Legal,bacana,porém o capitalismo está novamente em crise - que poderá ser cíclica - e a esquerda marxista não consegue dar resposta ,apenas alguns movimentos sazonais,sem continuidade,sem convencer as massas de que a saída para a crise é a Revolução Socialista.

 As organizações ditas marxistas no Brasil são PSOL,PSTU,PCB ,PC do B e PCO .Certo ? Fora as micro-organizações que não são partidos,apenas singram pelos mares do movimento.

 O PSOL olha para o espelho todos os dias e diz :" Espelho,espelho meu,quando será o dia em que serei o PT de 30 anos atrás e terei uma central como a CUT e mais de 30 parlamentares no congresso nacional ? "

 O PSOL é o partido da ordem,com suas correntes mais à esquerda engessadas pela maioria que controla a máquina partidária e tem minguados parlamentares na câmara dos deputados federais.

 O PSTU,que surgiu em 1995,é uma tergiversação do trotisquismo e faz parte de uma das suas Internacionais,a LIT,e só sobrevive,após seguidos rachas,como dinheiro que vem da Conlutas ( Central sindical ainda hegemonizada pelo partido ) que sustenta seus principais quadros como Zé Maria - que não trabalha em sua profissão há 30 anos - Edu Coimbra,Mancha e outros tantos.

 O PCO é outra aberração do trotisquismo,um grupelho de sectários e oportunistas,pois prosseguem cutistas,mesmo com críticas ferrenhas ao PT.

 O PCB vive do passado do antigo Partidão e seus militantes têm a idade avançada,sem inserção alguma.

 O PC do B,sinceramente,não é marxista,é oportunista.E detém a UNE e a UBES com mãos de ferro para jogar o movimento estudantil no mais puro marasmo.

 Em suma,o tempo urge,terei que sair da Biblioteca em que estou porque ela fechará para o almoço.

 A parte 2 sobre este artigo será publicada brevemente,abordando os sindicatos e centrais sindicais.

Exibições: 19

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço