Portal Luis Nassif



Elīna Garanča
(pronuncia-se Garantcha),
nascida em Riga (1976, Letônia), numa família musical, entrou para a Academia de Música da Letônia em 1996 para estudar canto com Sergej Martinov. Continuou seus estudos em Viena com Irina Gavrilović e nos Estados Unidos com Virginia Zeani. Garanča começou sua carreira profissional no “Südthüringisches Staatstheater”(Teatro Estadual do Sul da Turíngia) em Meiningen e mais tarde trabalhou na Ópera de Frankfurt. Em 1999 ganhou a Competição de Canto Mirjam Helim em Helsinki, Finlândia.

Garanča tornou-se internacionalmente conhecida em 2003 no Festival de Salzburg quando cantou o papel de Annio numa produção da ópera La Clemenza di Tito (Mozart), regida por Nikolaus Harnoncourt. Logo foi chamada para fazer a Charlotte no Werther (Massenet), Dorabella em Cosi fan tutte (Mozart) no Viena State Opera (2004) e novamente Dorabella numa produção parisiense dirigida por Patrice Chéreau (2005). Em 2006 Elina canta novamente La Clemenza di Tito, dessa vez no papel de Sesto. Em 12 de janeiro de 2008, estréia no Metropolitan Opera House em Nova Iorque, no papel de Rosina no Il Barbiere di Siviglia (Rossini). Sobre seu début, Bernard Holland escreveu no The New York Times: “A técnica moderna de cantar se adapta com dificuldade ao Rossini do século XIX, com ênfase na velocidade, leveza e articulação atlética, mas Garanča foi a única no palco que pareceu completamente confortável, com domínio total tanto nas passagens líricas como nas de agilidade.”


A partir de sua estreia no Festival de Salzburg, essa grande mezzo-soprano foi aclamada pela crítica internacional, logo formando uma legião de admiradores impressionados com seu imenso talento vocal e habilidade para estar no lugar certo e na hora certa: ela tem aparecido em vários sucessos de gravação com os sopranos Anna Netrebko e Patrizia Ciofi. Obviamente, Garanča foi escolhida devido à beleza de sua voz de mezzo e por suas extraordinárias habilidades dramáticas. Elīna Garanča possui repertório de grandes papéis operísticos, incluindo Mozart, Massenet, Bellini, Bizet, Rossini, Verdi, Richard Strauss e muitos outros. Seu repertório de concerto também tem grande amplitude, incluindo obras de Ravel, Villa-Lobos, Montsalvatge, Ruperto Chapì e outros.


Elīna Garanča é casada com o maestro gibraltarino (nascido no território britânico de Gilbratar) Karel Mark Chichon que, dentre outras atividades, desde 2006, é Maestro titular da Orquestra Sinfônica de Graz e, a partir de 2007, Maestro Emérito da Orquestra Sinfônica Nacional da Letônia.


(Fonte: Wikipedia)


Vejamos agora um show desta bela cantora lírica. Em diversas apresentações, o regente é seu marido.



Elina Garanca Rossini Non piu mesta



Elina Garanca - Echo Klassik Awards - Habanera



Elina Garanca - Mon coeur s'ouvre à ta voix



Elina Garanča - Panis Angelicus - Dresden Adventskonzert '08



Elīna Garanča - Mozart Aria (La Clemenza di Tito)



Elina Garanca "Canción de Paloma" El barberillo de Lavapies



Elina Garanca "De España vengo" El niño judío



Elina Garanca "Nacqui all'affanno" La cenerentola



Elina Garanca - Una Voce Poco Fa



Elina Garanca "Seguidille" Carmen



Elina Garanca "Gypsy Song" Carmen



Elina Garanca "Cuando está tan hondo!" El barquerillo



Aria Cantilena (Bachianas Brasileiras nº 5) Elina Garanca

Exibições: 257

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço