A Invejável Coleção de Ronoel Simões

O músico aposentado Ronoel Simões, que acaba de completar 90 anos, guarda em sua residência, no bairro do Bexiga, em São Paulo, o maior acervo da América sobre violão, com centenas de livros e milhares de partituras, gravações em 78 rpm, LPs, fitas, CDs e DVDs.

A coleção é referência para violonistas do mundo todo, que freqüentemente recorrem ao pesquisador em busca de informações sobre compositores e suas obras.









Uma das raridades são os 35 discos de 78 rpm, todos originais, do violonista paraguaio Agustín Barrios.







Confiram uma rápida entrevista concedida por Ronoel Simões ao programa Metrópolis.

 

Grandes nomes do violão brasileiro e internacional compõem sua vasta galeria de amigos, como Villa-Lobos, Andrés Segovia, Isaías Sávio, Dilermando Reis, Garoto...


Confiram, também, sua participação no programa “Violão com Fábio Zanon”.
Vale muitíssimo a pena conferir esse programa, em que o violonista Fábio Zanon intercala sua entrevista com as audições raras da sua coleção.

Exibições: 405

Comentário de JOSÉ ANTÓNIO MOÇAS em 8 setembro 2009 às 11:55
Na verdade não conhecia este homem fantástico. Estive em São Paulo várias vezes, contactei vários coleccionadores, mas ninguém me falou dele. Como é que eu posso obter contacto do Sr. Ronoel Simões. Gostava de trocar informações. Pode acontecer que na minha colecção tenha alguma coisa que lhe possa interessar, uma vez que tenho muitos duplicados.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço