Portal Luis Nassif

Na próxima sexta feira, dia 31 de julho, teremos uma lua azul. 

Bonito, não é? A gente imagina uma baita "luona" cheia, toda azulada, brilhando na noite. Esta, a azul, é a segunda lua cheia que acontece no mês de julho de 2015. É só por isso que é conhecida como "azul". Qual a importância disso? Bom, nós, os humanos, somos místicos por natureza e, a todo evento, natural, que não entendemos ou que não sabemos porque acontece, associamos outros conhecimentos que nos expliquem o "para que serve" de tal manifestação. Claro, nada acontece sem uma razão, sem um "servir para algo". Isso até pode não ser uma verdade científica mas, é uma verdade cultural, tão verdadeira que existe, pelas eras afora, em toda e qualquer comunidade humana do nosso planeta.

O fenômeno "Lua Azul" acontece, em média, 36 vezes em cada século pois, o mês terrestre tem 30,5 dias, uma a mais do que o mês lunar, que tem 29,5. 

Mas, a cor azul não acontece, necessariamente, nesses eventos, sabia?

A lua, quando acontece azulada, se deve a fatores atmosféricos causados por erupções vulcânicas ou grandes incêndios por conta da imensa quantidade de material particulado suspenso na atmosfera que tem um efeito dispersivo da luz vermelha. Então, se não há vermelho, prevalece o azul e pronto, temos uma linda lua azulada.

Místicas à parte, essa imagem é linda, não? De uma grande lua no céu, e toda nossa, da humanidade. Essa é uma das belezas que temos para contemplar. Isso é bom de se fazer, numa noite de luar.

Exibições: 693

Comentário de Nena Noschese em 29 julho 2015 às 21:31

Você sempre posta coisas interessantes, agradeço poder fugir um pouco desta insanidade que estamos vivendo.

Comentário de Alice Branco Weffort em 29 julho 2015 às 22:26

Gentil seu comentário, Nena Noschese, pelo que agradeço. É muito bom, quando a gente escreve, saber que outros também comungaram da mesma energia. Abraços,

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço