A temática sobre a formação e desenvolvimento de nosso povo, desenvolvida por Darcy Ribeiro em seu último livro, foi enfim levada à passarela. Obra de grande profundidade do autor que, para terminá-la, chegou a fugir do hospital em que se encontrava doente para cumprir uma missão que considerava grande.

Esperei com grande ansiedade o desfile da Mangueira na televisão, e a expectativa de uma versão carnavalesca de uma escola de peso sobre o tema não me deixou um segundo com sono. Depois da alegria azul e branco da Portela, eis que surge o tão esperado momento. Ver Darcy Ribeiro, um de meus ídolos que permearam minha formação, ser revivido de forma alegre e talvez espontânea completaria minha noite, ou melhor, madrugada.

Queria saber obviamente sobre o enredo e escutar o samba. Claro! os comentaristas da Globo se encarregariam disso. Mas foi aí que me sobreveio uma frustração: os comentaristas falavam da crise da Mangueira, das dificuldades que a escola passou, que não era nenhuma “marolinha” e coisa e tal. Logo a realidade me acordou: estava na Globo. O sonho de ver uma escola de samba como a Mangueira a fantasiar um Brasil caía em um discurso batido de crítica barata ao governo.

A partir daí a coisa ficou mais encrencada ainda. As imagens pareciam não seguir nenhum enredo, mas fragmentos de cena, em que os comentaristas falavam mais da vida do carnavalesco do que do enredo. Tentei desesperadamente me concentrar na comissão de frente para entender o desfile, mas não era possível, pois as imagens não tinham nenhuma seqüência que pudesse permitir uma visualização mais reflexiva.

Enfim, a escola passou... bonita como sempre; e eu que não agüento assistir a desfiles de escola de samba em TV fui dormir frustrado por não poder ter seguido o enredo e compreendido a seqüência. Mas pensando bem, porque a Globo permitiria que um simples membro do povo pudesse se deliciar com algo que remete à sua identidade como ser humano?

Exibições: 34

Comentário de Cafu em 25 fevereiro 2009 às 11:59
Abaixo o monopólio da transmissão dos desfiles! VIVA O POVO BRASILEIRO! VIVA A MANGUEIRA!

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço