A Olhos Vistos: Uma Iconografia de Machado de Assis


O Instituto Moreira Salles lança o livro A olhos vistos: uma iconografia de Machado de Assis. O lançamento faz parte do ciclo de homenagens promovidas pelo IMS no centenário da morte do maior escritor brasileiro. São mais de 200 imagens, dispostas em ordem cronológica, que traçam um percurso visual de sua vida e obra. Essa é a mais abrangente reunião de imagens relativas ao escritor feita até hoje.

Os organizadores da edição, Hélio de Seixas Guimarães e Vladimir Sacchetta, partiram dos registros de Machado de Assis, o eixo dessa iconografia, e a ele somaram caricaturas, desenhos, alegorias, retratos de sua mulher e amigos, documentos pessoais, manuscritos, autógrafos, cartões-postais enviados e recebidos, cartões de visita, capas e folhas de rosto de suas principais obras. “Começamos a reunir esse material há cerca de 5 anos. É praticamente um trabalho de colecionador, em que é possível perceber todo o processo de construção, composição da figura de Machado de Assis, desde sua origem humilde até a ascensão social”, relata Guimarães.

Somam-se registros fotográficos do escritor, cerca de 24 imagens registradas desde a década de 1850 até as vésperas de sua morte. Há também uma bela coleção de retratos fotográficos da mulher, Carolina, companheira de Machado por 35 anos. Acrescenta Guimarães: “A geração de Machado nasceu junto com a fotografia no país. Dos grandes escritores brasileiros, ele foi o primeiro a ter toda sua trajetória registrada.”

Hélio de Seixas Guimarães é professor de Literatura Brasileira na USP, autor de Os leitores de Machado de Assis – O romance machadiano e o público de literatura no século XIX. Vladimir Sacchetta é jornalista, produtor cultural e foi co-autor do livro Monteiro Lobato: furacão na Botocúndia, que ganhou o Prêmio Jabuti e o Livro do Ano em 1998. Esses dois expoentes da nova geração de estudiosos da obra do autor de Dom Casmurro foram consultores do volume dos Cadernos de Literatura Brasileira dedicado a Machado de Assis, lançado neste ano pelo Instituto Moreira Salles.


TÍTULO: A OLHOS VISTOS: UMA ICONOGRAFIA DE MACHADO DE ASSIS
ISBN: 9788586707285
IDIOMA: Português.
ENCADERNAÇÃO: Brochura | Formato: 21 x 28 | 198 págs.
ANO EDIÇÃO: 2008
ORGANIZADOR: Helio de Seixas Guimaraes | Vladimir Sacchett

O preço do livro é R$ 50,00. No site da Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br), neste mês do lançamento, está por R$ 42,50.

Exibições: 79

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço