ATUALIZAÇÃO
vide atualização no final do post

 

 

O Instituto Moreira Salles realizou ontem (11 de setembro/2012), às 20h, o show “Polêmica Noel Rosa x Wilson Batista por Monarco e Nelson Sargento”, no qual os sambistas interpretam as nove músicas do LP de 1956 acompanhados de Paulão 7 Cordas (direção musical, arranjos e violão), Alessandro Cardozo (cavaquinho), Vitor Mota (flauta e sax) e Netinho Albuquerque (pandeiro). O jornalista João Máximo participa da apresentação contando a história do disco.

 

 

 

 

 

A briga musical entre Wilson Batista (1913-1968) e Noel Rosa (1910-1937) começou bem antes, em 1933, quando Wilson escreveu “Lenço no pescoço”, um samba exaltando a malandragem, o orgulho em ganhar a vida sem trabalhar. Noel Rosa, que não costumava provocar ou responder a alguém em suas letras, rebateu com “Rapaz folgado”, em que verso por verso replica a exaltação malandra de seu oponente.

 

 

Wilson soube do ataque de Noel no começo de 1934 e contra-atacou com “Mocinho da Vila”. O caso, pouco notado na ocasião, parecia ter ficado por ali, até que Noel escreveu “Feitiço da Vila”. Foi a chance de Wilson retomar a ofensiva com “Conversa fiada”, o que lhe custou o contragolpe “Palpite infeliz”, uma obra-prima. “Palpite infeliz” e “Feitiço da Vila” foram os dois sambas que chegaram ao grande público na época. Poucos sabiam da briga entre os dois. Wilson ainda acrescentou dois sambas ao fim da história, um comparando Noel a Frankenstein ("Frankestein da Vila") e outro sugerindo que os dois se tornassem, em vez de adversários, parceiros. A briga acabou quando em “Deixa de ser convencida”, Noel escreveu nova letra para a melodia de “Terra de cego”, de autoria do adversário, agora parceiro.

 

 

 

Na espera da liberação do vídeo, pelo IMS, deste histórico show “Polêmica Noel Rosa x Wilson Batista por Monarco e Nelson Sargento, deixo um vídeo que retrata a referida polêmica.

 

 

 

 

 

 

 

 

O produtor, ator, músico e pesquisador Rodrigo Alzuguir publicou, no blog do IMS (Instituto Moreira Salles), o excelente texto “Polêmica!” Ele prepara uma biografia de Wilson Batista, a ser lançada em 2013. Clique, aquipara acessar o excelente texto de Rodrigo Alzuguir.

 

Atualização em 27/9/2012

Vídeo completo do show Polêmica Noel Rosa x Wilson Batista por Monarco e Nelson Sargento, no qual os sambistas interpretam as nove músicas do LP de 1956 acompanhados de Paulão 7 Cordas (direção musical, arranjos e violão), Alessandro Cardozo (cavaquinho), Vitor Mota (flauta e sax) e Netinho Albuquerque (pandeiro). O jornalista João Máximo participa da apresentação contando a história do disco. Imperdível!

************

Fontes:

- Instituto Moreira Salles / Blog do IMS.

 

************

 

 

Exibições: 346

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço