Portal Luis Nassif

Tanto Mar, canção de Chico Buarque de Holanda gravada por ele em 1978, fala da Revolução dos Cravos, movimento em Portugal que derrubara, em abril de 1974, a ditadura salazarista.

A canção foi censurada pela ditadura brasileira. Antes da gravação de 1978, fora registrada apenas com a execução da melodia no disco Chico & Bethânia, de 1975.

A versão gravada por Chico não é a original. Em entrevista à TV Bandeirantes, em programa produzido pela emissora na década de 1980, o compositor lembra que, quando a canção foi liberada pela censura, a revolução portuguesa já havia tomado outros caminhos. Portanto, caberiam novos versos.

Para quem não conhece a primeira versão, vale ouvir a interpretação da cantora Eugênia Melo e Castro, acompanhada por Wagner Tiso. A gravação compõe o disco Chico Buarque, Songbook, Volume 3, da Lumiar Discos. É espetacular.

Exibições: 123

Comentário de Daniel Peter Victoria em 17 setembro 2009 às 21:41
Vale a pena dar uma conferida no youtube, no canal de vídeos do Tauil (que tem apenas 16 anos). Lá tem a primeira versão (editada apenas em Portugal) na voz do próprio Chico. Uma preciosisdade.
http://www.youtube.com/watch?v=-jIIgQBKFSs

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço