A SAGA DO CARNAVAL (VIII): BAILES



******************************************************




Os bailes há bastante tempo são parte integrante das festas carnavalescas. Em 1840, um anúncio publicado no "O Jornal", dizia: "Hoje, 22 de janeiro, no Hotel Itália, haverá baile mascarado com excelente orquestra".




Segundo Haroldo Costa, em 1900 os bailes estavam integrados definitivamente integrados ao calendário carnavalesco do Rio de Janeiro. Havia bailes, praticamente em toda cidade. Em casas de famílias - Copacabana foi pioneira -, ao ar livre, nas grandes sociedades, nas sedes dos rachos...




Em 1907 o Colomy Clube organizou um baile infantil que virou moda. No ano seguinte a empresa Pascoal Segreto inaugurou o clube High Life, onde o carnaval era regado a champanhe frânces e muita mulher bonita exalando perfume importado. Era uma big festa. Os bailes do Hig Life tornaram-se uma tradição na cidade e duraram até a década de 50.







O primeiro Baile dos Artistas foi realizado no Teatro Fênix no carnaval de 1918, ficando lá até 1921. Artistas de várias áreas marcavam presença, como Luiz Edmundo, Raul Pederneiras, Luiz Peixoto, Cândido Portinari, Di Cavalcanti.




Depois de alguns carnavais no Assyrius, o restaurante do Teatro Municipal, o Baile dos Artistas passou a ser realizado, em 1932, no Hotel Glória. Até o final da década de 50 o "Baile do Glória", era de frequência obrigatória para artista e afins.




Em 1933, objetivando angariar recursos para o Retiro dos Artistas, o teatrólogo João do Rego Barros com o apoio de "A Noite" organizou o 1º Baile das Atrizes, com a eleição da Rainha das Atrizes, registrado no filme "Carnaval de 1933, de Fausto Muniz, um dos primeiros sonoros realizados no país.




Até hoje, em todo o Brasil, os bailes carnavalescos continuam a contagiar foliões de todas as idades.





************

Fonte: 100 Anos de Carnaval no Rio de Janeiro, de Haroldo Costa. - São Paulo: Irmãos Vitale, 2001.


************

Exibições: 120

Comentário de BLOG DAS IGUARIAS - em 6 fevereiro 2010 às 10:20
Por isso , sou sua leitora. Os Bailes, que beleza! BJS!!!!!!!

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço