A verdadeira luta da esquerda, a responsabilidade histórica e o oportunismo ideológico

 Não tenho medo da direita reacionária, pois ela é facilmente identificada por aqueles que estão focados na luta pelo socialismo, mas o que me deixa preocupado e às vezes enojado, é aquela esquerda, fora de qualquer contexto histórico; que contraia qualquer estratégia racional, para a inserção do socialismo no âmbito popular, agindo como rebeldes sem causa, sem responsabilidade em relação ao futuro, mais propensa a manifestações isoladas e inócuas, em caminho oposto da realidade que se almeja.

      Uma vez ouvi Luiz Carlos Prestes, obviamente um dos mais ilustres revolucionários comunistas de nosso país, e lembro-me bem de quando perguntaram para ele; porque poucos anos depois de ter sido preso por Getúlio Vargas, e sua companheira Olga Benário ter sido mandada para Alemanha, ele deu apoio para Getúlio em sua campanha presidencial? A resposta foi uma lição, que talvez alguns camaradas nossos, nos dias de hoje, ainda não compreenderam. É que independente da satisfação pessoal e da arrogância ideológica, Prestes sabia que a história não favorecia uma revolução naquele momento, bem como não havia outras opções que justificassem arriscar, que o país caísse em mãos de pessoas ligadas aos EUA, sendo que mesmo Getúlio não sendo um representante digno da confiança da esquerda, ainda era sabido de que não se curvaria naquele momento histórico, às pressões externas e internas de grupos ligados ao ideal macartista e aos interesses americanos, o que poderia fechar ainda mais as portas para a luta pelo socialismo no Brasil.

      Sabemos que Getúlio não aguentou a pressão e suicidou-se, mas mesmo assim, a realidade mostrou que Prestes estava certo, de tanto que o intento americano só foi alcançado através do golpe militar de 64. O que quero dizer, é que está na hora de revermos certos tipos de conduta e conduzirmos nosso intento com consciência e responsabilidade, pois às vezes sinto que falta em nossa esquerda, mais sensatez política e estratégica.

Exibições: 88

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço